Mapa com o regime político de cada país. Passe o mouse sobre cada país para ver o seu histórico. Clique no botão de play na base do gráfico para observar as mudanças históricas dos regimes. Veja outros mapas como este: Mapa da Liberdade Econômica e Mapa da Fome no Mundo.

Se você pretende investir em ações de empresas de outro país ou mesmo em ETF de países é importante conhecer o regime político desse país. Veja um livro recomendado para aprender a investir no exterior.

Você verá no gráfico que a democracia é mais rara do que imaginamos e em muitos dos países onde existe algum nível democracia essa condição é recente. Por ser recente é frágil. Passe o mouse sobre cada país para verificar a linha do tempo e os regimes adotados.

  • Democracia Liberal – Os cidadãos têm mais direitos individuais e são iguais perante a lei. As ações do executivo são submetidas e avaliadas Legislativo e pelos tribunais – 32 países/territórios em 2020.
  • Democracia Eleitoral – Os cidadãos têm o direito de participar de eleições livres e multipartidárias – 61 países/territórios em 2020
  • Autocracia Eleitoral – Os cidadãos têm o direito de escolher o chefe do Executivo e o legislativo através de eleições multipartidárias; mas eles não têm algumas liberdades, como as liberdades de associação, opinião ou expressão totalmente garantidas, que tornam as eleições significativas, livres e justas – 64 países/territórios em 2020
  • Autocracia Fechada – Os cidadãos não têm o direito de escolher o chefe do Executivo ou o legislativo através de eleições multipartidárias. Geralmente não existe liberdade de associação, opinião e expressão – 42 países/territórios em 2020

Países democráticos e liberais tendem a oferecer um melhor ambiente para o crescimento das empresas e das pessoas. Geralmente são os regimes adotados há mais tempo por países de economia desenvolvida. A liberdade esta diretamente relacionada com a prosperidade dos países enquanto a falta de liberdade está relacionada com conflitos militares, golpes, instabilidade política e inevitável empobrecimento das empresas e das pessoas no longo prazo.

O próximo gráfico nos mostra que a menor parte da população mundial vive em regimes democráticos e com maior nível de liberdade individual. Reduzir a pobreza no mundo é algo diretamente relacionado com aumentar a democracia e a liberdade individual no mundo.

Receba atualizações semanais sobre novos artigos publicados: Inscreva seu e-mail aqui.

Apoie o Clube dos Poupadores investindo na sua educação financeira. Clique sobre os livros para conhecer e adquirir:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior