Aprenda a ler o mapa mundial do Índice de Liberdade Econômica através do artigo logo abaixo do gráfico:
Dica: o mapa pode demorar para carregar. O mapa funciona melhor em telas maiores (notebooks e computadores). Você também pode tentar o acesso visitando aqui.
O mapa mostra mais de 180 países que estão sinalizados por cores que representam pontuações de liberdade de 0 a 100. Os países verdes possuem maior índice de liberdade econômica calculado com base em 12 critérios listados abaixo. Os países amarelados possuem índice mediano de liberdade. Os países laranja e os vermelhos possuem baixo índice de liberdade econômica. Os 12 critérios avaliados são:
- Direitos de propriedade (Estado de Direito)
- Eficácia judicial (Estado de Direito)
- Integridade do governo (Estado de Direito)
- Carga tributária (Tamanho do governo)
- Gastos públicos (Tamanho do governo)
- Saúde fiscal (Tamanho do governo)
- Liberdade de negócios (Eficiência regulatória)
- Liberdade de trabalho (Eficiência regulatória)
- Liberdade monetária (Eficiência regulatória)
- Liberdade comercial (Mercados abertos)
- Liberdade de investimento (Mercados abertos)
- Liberdade financeira (Mercados abertos)
O mapa inicial tem como base a pontuação geral. Clicando nos círculos na parte inferior do gráfico é possível gerar novos gráficos tendo como base o índice dos países para cada categoria de liberdade. Clicando no botão de “play” na parte superior do gráfico é possível ver uma animação com a evolução das notas (cores) de cada país. Cada uma das doze liberdades econômicas dentro dessas categorias é graduada em uma escala de 0 a 100. A pontuação geral de um país é obtida pela média dessas doze liberdades econômicas, com peso igual sendo dado a cada uma.
Liberdade econômica e a sua vida:
Durante a maior parte da história da humanidade, a maioria dos indivíduos não teve liberdade econômica o que gerou grande pobreza e uma série de privações. O conforto e a comodidade que você desfruta hoje, graças a inúmeros produtos e serviços que incontáveis empresas oferecem, ocorre graças a um maior nível de liberdade econômica. Todos os dias, através da livre iniciativa das pessoas, novos produtos são criados para resolver problemas e facilitar a vida de todos.
Embora os jornais tentem mostrar o contrário todos os dias, vivemos na época mais próspera da história da humanidade.
A pobreza, as doenças e a ignorância estão diminuindo em todo o mundo, em grande parte devido ao avanço da liberdade econômica.
O Índice de Liberdade Econômica é mantido por The Heritage Foundation, permitindo o estudo do avanço (ou retrocesso) da liberdade econômica no mundo.
O que é liberdade econômica?
A liberdade econômica é o direito fundamental de todo ser humano controlar o seu próprio trabalho e a sua propriedade. Em uma sociedade economicamente livre, os indivíduos são livres para trabalhar, produzir, consumir e investir da maneira que quiserem. Em sociedades economicamente livres, os governos permitem que o trabalho, o capital e os bens circulem livremente e evitam a coerção ou restrição da liberdade além da extensão necessária para proteger e manter a própria liberdade.
Quais são os benefícios da liberdade econômica?
A liberdade econômica traz maior prosperidade. O Índice de Liberdade Econômica documenta a relação positiva entre liberdade econômica e uma variedade de objetivos sociais e econômicos positivos. Os ideais de liberdade econômica estão fortemente associados a sociedades mais saudáveis, ambientes mais limpos, maior riqueza per capita, desenvolvimento humano, democracia e eliminação da pobreza.
Como tornar meu país economicamente livre?
Apoiando ideias, iniciativas, leis e pessoas comprometidas com mais liberdades. Questionando todas as ideias, iniciativas, leis e pessoas comprometidas com a deterioração da liberdade econômica.
Gostou deste artigo? Continue aprendendo em 2 passos:
- Inscreva-se clicando aqui e receba um e-mail semanal com os conteúdos inéditos e gratuitos que produzimos.
- Junte-se à nossa comunidade! Participe do nosso grupo no Whatsapp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui) e seja o primeiro a saber sobre novos conteúdos.