Aprenda a ler o mapa mundial do Índice de Liberdade Econômica através do artigo logo abaixo do gráfico:

Dica: o mapa pode demorar para carregar. O mapa funciona melhor em telas maiores (notebooks e computadores). Você também pode tentar o acesso visitando aqui.

O mapa mostra mais de 180 países que estão sinalizados por cores que representam pontuações de liberdade de 0 a 100. Os países verdes possuem maior índice de liberdade econômica calculado com base em 12 critérios listados abaixo. Os países amarelados possuem índice mediano de liberdade. Os países laranja e os vermelhos possuem baixo índice de liberdade econômica. Os 12 critérios avaliados são:

  1. Direitos de propriedade (Estado de Direito)
  2. Eficácia judicial (Estado de Direito)
  3. Integridade do governo (Estado de Direito)
  4. Carga tributária (Tamanho do governo)
  5. Gastos públicos (Tamanho do governo)
  6. Saúde fiscal (Tamanho do governo)
  7. Liberdade de negócios (Eficiência regulatória)
  8. Liberdade de trabalho (Eficiência regulatória)
  9. Liberdade monetária (Eficiência regulatória)
  10. Liberdade comercial (Mercados abertos)
  11. Liberdade de investimento (Mercados abertos)
  12. Liberdade financeira (Mercados abertos)

O mapa inicial tem como base a pontuação geral. Clicando nos círculos na parte inferior do gráfico é possível gerar novos gráficos tendo como base o índice dos países para cada categoria de liberdade. Clicando no botão de “play” na parte superior do gráfico é possível ver uma animação com a evolução das notas (cores) de cada país. Cada uma das doze liberdades econômicas dentro dessas categorias é graduada em uma escala de 0 a 100. A pontuação geral de um país é obtida pela média dessas doze liberdades econômicas, com peso igual sendo dado a cada uma.

Liberdade econômica e a sua vida:

Durante a maior parte da história da humanidade, a maioria dos indivíduos não teve liberdade econômica o que gerou grande pobreza e uma série de privações. O conforto e a comodidade que você desfruta hoje, graças a inúmeros produtos e serviços que incontáveis empresas oferecem, ocorre graças a um maior nível de liberdade econômica. Todos os dias, através da livre iniciativa das pessoas, novos produtos são criados para resolver problemas e facilitar a vida de todos.

Embora os jornais tentem mostrar o contrário todos os dias, vivemos na época mais próspera da história da humanidade.

A pobreza, as doenças e a ignorância estão diminuindo em todo o mundo, em grande parte devido ao avanço da liberdade econômica.

O Índice de Liberdade Econômica é mantido por The Heritage Foundation, permitindo o estudo do avanço (ou retrocesso) da liberdade econômica no mundo.

O que é liberdade econômica?

A liberdade econômica é o direito fundamental de todo ser humano controlar o seu próprio trabalho e a sua propriedade. Em uma sociedade economicamente livre, os indivíduos são livres para trabalhar, produzir, consumir e investir da maneira que quiserem. Em sociedades economicamente livres, os governos permitem que o trabalho, o capital e os bens circulem livremente e evitam a coerção ou restrição da liberdade além da extensão necessária para proteger e manter a própria liberdade.

Quais são os benefícios da liberdade econômica?

A liberdade econômica traz maior prosperidade. O Índice de Liberdade Econômica documenta a relação positiva entre liberdade econômica e uma variedade de objetivos sociais e econômicos positivos. Os ideais de liberdade econômica estão fortemente associados a sociedades mais saudáveis, ambientes mais limpos, maior riqueza per capita, desenvolvimento humano, democracia e eliminação da pobreza.

Como tornar meu país economicamente livre?

Apoiando ideias, iniciativas, leis e pessoas comprometidas com mais liberdades. Questionando todas as ideias, iniciativas, leis e pessoas comprometidas com a deterioração da liberdade econômica.

Receba um aviso por e-mail sempre que novos artigos forem publicados aqui Clube dos Poupadores. Inscreva seu e-mail aqui.
Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior