Veja nesse artigo a relação que existe entre o desempenho da Bolsa e a confiança dos empresários medida pelo Índice de Confiança Empresarial da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE).

Para exemplificar, logo abaixo temos o gráfico do Índice de Confiança Empresarial (ICE) entre dezembro de 2007 e dezembro de 2020 (fonte).

 

Podemos observar que nos períodos de otimismo a média móvel trimestral (linha pontilhada do gráfico acima) fica abaixo do ICE. Já na fase de pessimismo (menos confiança) temos a média móvel acima do ICE.

Veja que ocorreu um grande movimento queda na confiança entre 2010 e 2016 e um grande movimento de otimismo entre 2016 e 2020 que foi interrompido pela crise de 2020. Veja que o nível de confiança foi o menor já registrado, ficando abaixo do registrado na crise de 2008 e menor que o da crise política que resultou no impeachment em 2016.

A forte recuperação de otimismo na crise de 2020 foi movida pelos programas de auxílio do governo e a esperança de que a vacina será a solução rápida, quase mágica, de todos os problemas econômicos.

No documento publicado pela FGV no final de 2020 (fonte) eles chamam a atenção para o fato do ICE ter se movimentado para baixo da média móvel trimestral e isso, segundo eles, representa uma inversão da tendência de alta iniciada em julho. Só o tempo nos mostrará se esse recuo será curto ou representará o início de uma queda persistente da confiança.

No gráfico abaixo podemos ver que o pessimismo e o otimismo (menor ou maior confiança) dos empresários se alinham com os movimentos de queda e alta do índice Bovespa. Podemos ver que até os pequenos recuos entre 2016 e 2020 foram acompanhados de alterações na confiança dos empresários.

 

Logo abaixo adicionei linhas verticais para destacar o início de cada ano. Podemos verificar que frequentemente o nível de confiança tende a cair pelo menos uma vez por ano.

 

É interessante observar o comportamento do Índice de Confiança Empresarial por um motivo simples. O que aumenta ou diminui a confiança dos empresários são os resultados de suas empresas e as informações que eles podem acessar diariamente sobre o mercado onde atuam.

Eles estão em contato direto com clientes, fornecedores, concorrentes, consultorias e os resultados de suas empresas como as vendas, lucros e prejuízos.

Nós que somos pequenos investidores só conhecemos os resultados das empresas quando estão consolidados e são apresentados nos balanços divulgados trimestralmente. Mesmo assim, nem todos os pequenos investidores possuem conhecimentos e ferramentas como as que descrevo detalhadamente no livro sobre análise fundamentalista para acompanhar os resultados das empresas de forma consolidada e organizada.

Outro número que podemos acompanhar é o índice de confiança do consumidor. Os consumidores são impactados pela inflação, renda, juros, desemprego, câmbio e todas as variáveis da economia. Uma maior confiança leva o consumidor a gastar mais e elevar vendas e lucros das empresas que por sua vez influencia o nível de confiança dos empresários.

Aqui no Clube temos uma página onde você pode acompanhar a confiança dos consumidores, veja aqui. No gráfico abaixo temos os dados desde 2013 até 2020 (fonte).

Fiz o desenho de um canal de alta entre o final de crise de 2016, que resultou no impeachment, e o início da crise de 2020 quando esse canal de confiança e otimismo foi interrompido. Podemos ver no gráfico acima que nos últimos meses de 2020 o ICC cruzou a média móvel trimestral para baixo (linha laranja pontilhada). No passado esse movimento representou alguns meses de queda na confiança dos consumidores.

Em todos os meus livros eu sempre falo sobre esses e outros indicadores que podemos acompanhar como pequenos investidores. Conheça todos os meus livros sobre investimentos.

Receba um aviso por e-mail sempre que novos artigos forem publicados aqui Clube dos Poupadores. Inscreva seu e-mail aqui.
Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior