Neste artigo vamos aprender como investir em ações de empresas europeias através do ETF de código EURP11 (Trend ETF MSCI Europa) negociado na bolsa brasileira desde o dia 19/01/2021.

Primeiro é importante entender que investir no EURP11 significa investir indiretamente em ações europeias. O ETF EURP11, gerido pela XP Asset Management, braço do grupo XP, é um ETF negociado na bolsa brasileira que investe em outro ETF negociado nas bolsas dos EUA através do código IEUR (site oficial). É por este motivo que ao acessar a página que mostra a composição da carteira do EURP11, encontramos apenas o IEUR US, ou seja, ETF IEUR negociado em dólares americanos, veja aqui.

Sendo assim, ao comprar cada EURP11 você estará comprando uma parte do IEUR  (iShares Core MSCI Europe ETF) que é gerido pela Ishares da BlackRock, uma das maiores gestoras de ETF do mundo. A página oficial do IEUR é essa aqui.

Investimento em 13 países

A tabela abaixo mostra a diversificação geográfica do ETF IEUR onde o EURP11 investe. Você pode ler a tabela abaixo da seguinte forma: ao comprar o EURP11 você terá 23,64% do valor investido concentrado em ações de empresas do Reino Unido, 16,15% em ações de empresas francesas, 14,19% em ações de empresas alemãs e 13,74% em ações de empresas suíças e assim por diante. Esses são os quatro países mais importantes. Você pode acessar esse gráfico atualizado no decorrer da página do ETF IEUR visitando aqui.

Diversificação em 11 setores da economia

O gráfico abaixo mostra que 16,31% do ETF está investido em ações de empresas do setor industrial, 15,32% no setor financeiro e depois temos outros setores importantes como de saúde, consumo cíclico, consumo não-cíclico (bens essenciais como os alimentos) e assim por diante. Observe que existe uma maior concentração nesses quatro primeiros setores da lista abaixo.

Mais de 1000 ações diferentes

Investir no EURP11, que por sua vez investe no IEUR, equivale a comprar ações de mais de 1000 ações de empresas diferentes. As 10 maiores participações do ETF estão nas empresas que aparecem na tabela:

Veja que a maior participação é de apenas 2,75% na ação da empresa Nestle, que é uma das empresas mais importantes da Suíça. Veja que o investimento é pouco concentrado. Como são muitas empresas e uma participação pequena em cada uma temos um menor risco de um grande movimento no preço da uma ação específica impactar o preço do ETF. Para ver a lista de todas as ações visite aqui e procure a tabela chamada “Holdings” que está no meio da página.

Essa lista e o peso pode mudar com o tempo. O IEUR segue a carteira teórica de um índice chamado “MSCI Europe Index” mantido pela MSCI. Veja mais aqui.

Taxas para investir no ETF

A taxa de administração do EURP11 é de 0,30% ao ano. Indiretamente existe ainda a taxa do IEUR que é de 0,09% ao ano. No total o seu custo será de 0,39% ao ano. Esses valores são descontados do preço do ETF no decorrer do ano.

Existem corretoras brasileiras que não cobram taxas de corretagem e custódia para compra de ETFs, ações e outros ativos.

A bolsa de valores (B3) cobrará uma taxa de 0,03% sobre o valor investido no momento da compra e da venda do ETF. Você encontra a tarifa atualizada da B3 visitando aqui. Esse valor é descontado pela corretora na compra e venda e está na nota de corretagem.

O imposto sobre o ganho de capital de deve ser pago sempre que você vender qualquer quantidade de ETFs com lucro. A alíquota é de 15% sobre o lucro obtido na venda. O cálculo e pagamento do DARF deste imposto é responsabilidade do investidor e deve ser feito no final do mês seguinte. Recomendo que você utilize algum tipo de software para organizar seus ganhos, calcular e gerar o DARF para pagamento de impostos. Já falei sobre o software que uso neste artigo aqui.

Vantagem de investir no IEUR diretamente

Existem diversos ETFs negociados na bolsa brasileira que investem em ETFs negociados nas bolsas dos EUA. É uma comodidade e toda comodidade tem seu custo.

Ao abrir uma conta em alguma corretora no exterior, como ensino no livro “Como Investir no Exterior“, é possível comprar o IEUR diretamente. Também existem corretoras nos EUA onde você não paga taxa de corretagem.

Ao comprar o IEUR diretamente a taxa administrativa será de 0,09% e não de 0,39% do EURP11.

Outra vantagem importante é com relação ao imposto. Você não deve imposto sobre o lucro ao vender o IEUR no exterior caso suas vendas movimentem menos de R$ 35 mil no mês. Essa regra vale para qualquer ETF, ação, REITs (fundo imobiliário) e outros ativos negociados em corretoras no exterior. Para o pequeno investidor que compra ações e ETFs pensando no longo prazo isso se torna muito vantajoso.

No caso do EURP11, qualquer quantidade vendida com lucro exige o pagamento do imposto de 15% sobre esse ganho.

Quando você investe em ETFs no exterior você recebe os dividendos que as empresas pagam. Quando você investe no EURP11 os dividendos não são distribuídos entre os investidores. Na página sobre o IEUR existe a tabela abaixo onde podemos ver o Yield (rendimento) que foi de 2,02% em 12 meses. Significa que se você tivesse este ETF na data que aparece na tabela e tivesse recebido os dividendos nos últimos 12 meses, esse valor recebido seria equivalente a 2,02% do valor atual do ETF. Geralmente os dividendos pagos por empresas no exterior são bem pequenos.

Influência do real, dólar e euro

Ao investir no EURP11 no Brasil é importante entender que você está adquirindo um ETF que investe em outro ETF que tem seu preço cotado em dólares nas bolsas americanas. Isso significa que se o preço do IEUR não sofrer qualquer variação significativa durante o dia, mas o real se desvalorizar ou valorizar frente ao dólar, o EURP11 irá refletir variações no seu preço devido a essa questão cambial. Como muitas ações que fazem parte do IEUR são negociadas em euros, se dólar se valorizar ou desvalorizar em relação ao euro isso irá se refletir no preço do IEUR. Dessa forma você estará exposto ao preço do real/dólar, dólar/euro e ao movimento de preços das ações das empresas.

A situação mais vantajosa para quem já tem o EURP11 comprado seria o euro ficando mais caro frente ao dólar e o dólar ficando mais caro frente ao real com ações das empresas europeias em alta. Já uma oportunidade de queda nos preços para uma boa compra seria o real se fortalecendo com dólar e euro em queda.

Investir no IEUR através do BDR BIEU39

Outra forma de investir indiretamente no ETF IEUR é através do BDR negociado na bolsa brasileira de código BIEU39 em reais. Vou deixar links logo abaixo para que você possa estudar todos os gráficos .

 Estudos gráficos

Temos um livro que ensina mais sobre o uso da análise técnica, especialmente para investimentos de longo prazo.

Veja todos os ETFs negociados na bolsa brasileira

Temos um livro que ensina tudo sobre investimentos em ETFs no Brasil e um livro específico para investimentos no exterior em ações, ETFs, Reits e outros ativos.

Conclusão

O EURP11 é mais uma comodidade para o investidor brasileiro que deseja diversificar seus investimentos no exterior. Com cada vez mais brasileiros abrindo contas em corretoras no exterior (por ter se tornado fácil e barato), a bolsa e as instituições financeiras brasileiras estão “motivadas” pela concorrência e estão oferecendo cada vez mais alternativas de investimentos indiretos em ativos no exterior.

Por fim é importante destacar que ao escrever este artigo educativo não estou recomendando a compra deste ETF. O que sempre recomendo é que você estude o funcionamento dos investimentos antes de qualquer decisão.

Se você quiser aprender mais sobre investimentos e educação financeira acompanhe os artigos que escrevo semanalmente aqui no Clube dos Poupadores. Eu aviso todos os leitores inscritos quando existem novidades. Para se tornar um leitor inscrito gratuitamente basta preencher o formulário e depois confirmar sua inscrição através do e-mail que enviarei para você.

Informe o seu e-mail:

Aprenda a investir:

Livros que escrevi para ajudar você a melhorar os seus resultados financeiros:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior