Gráfico comparativo atualizado entre o Índice Bovespa e os indicadores de confiança do consumidor e do empresário.

Costuma existir uma correlação entre o desempenho da bolsa de valores e as variações nos índices de confiança. A linha azul representa o desempenho do Índice Bovespa que é uma carteira teórica composta pelas ações mais negociadas da bolsa brasileira.

A linha verde representa o Índice de Confiança do Consumidor calculado mensalmente pela FGV/IBRE que tem o objetivo de medir o sentimento do consumidor em relação a situação geral da economia e de suas finanças pessoais. Quando as famílias estão mais confiantes elas tendem a consumir mais e isso resulta em resultados positivos para as empresas.

A linha vermelha representa o Índice de Confiança Empresarial da FGV. Este indicador é importante já que a confiança dos empresários sofre a influência dos resultados de suas empresas e as informações que eles podem acessar diariamente sobre o mercado onde atuam.

A linha violeta representa o Índice de Confiança do Empreendedor Industrial (ICEI) para pequenas empresas. Ele mede a situação atual das empresas de construção, mineração e manufatura e sinaliza mudanças nas tendências da produção industrial para empresas com 10 a 49 funcionários. O questionário é feito por telefone e tem como foco: tendências de produção nos últimos meses, carteiras de pedidos, carteiras de pedidos de exportação, estoques e expectativas de produção.

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior