Vou mostrar neste artigo como é possível saber se os preços dos imóveis que estão sendo anunciados neste momento estão subindo ou estão caindo com relação ao mês anterior ou nos últimos 12 meses.

Existe uma pesquisa mensal feita pela Fipe que calcula essa variação média nos preços dos imóveis anunciados. Eles avaliam centenas de milhares de anúncios de imóveis à venda em diversas cidades do Brasil para criar um índice nacional de preços.

Aqui no Clube dos Poupadores temos gráficos que mostram essa variação mensal e anual. 

Entenda como funciona através do exemplo:

Esse gráfico representa 10 anos de variações nos preços dos imóveis anunciados para venda. Cada ponto representa a variação (%) média dos preços dos imóveis anunciados no Brasil nos últimos 12 meses. O gráfico atualizado está aqui e nele é possível passar o mouse sobre cada ponto para ver o valor em %.

No primeiro mês no quadro vermelho do gráfico acima temos uma taxa de 26% ao ano em 01/2011. Essa foi a variação média dos preços dos imóveis anunciados entre 01 de 2010 e 01 de 2021, especialmente apartamentos em diversas capitais e cidades brasileiras de maior porte. O ponto seguinte considera o intervalo entre os meses de fevereiro e assim por diante.

Veja que variação anual caiu até ficar ligeiramente negativa durante 2016. Cada ponto em queda, quando está acima de zero, nos diz que a alta dos preços nos últimos 12 meses foi menor em relação aos últimos 12 meses a partir do mês anterior. Isso equivale a preços subindo, mas com variações cada vez menores. Temos um gráfico com a variação mensal, veja aqui.

No quadro cinza os preços dos imóveis permaneceram estáveis, mas existiram meses com taxa negativa, ou seja, os preços dos imóveis caíram entre 2017 e 2018.

Em 2020 se iniciou um ciclo de alta na taxa de valorização dos preços dos imóveis e temos essa região destacada no gráfico acima com o quadro verde.

As informações utilizadas para criar esse gráfico são oferecidas por este endereço aqui. Os detalhes sobre a metodologia usada para rastrear as variações dos preços dos imóveis anunciados está aqui.

Indicadores como este são muito utilizados por investidores em imóveis. Para aprender sobre como investir em imóveis leia este livro aqui.

Receba um aviso por e-mail sempre que novos artigos forem publicados aqui Clube dos Poupadores. Inscreva seu e-mail aqui.
Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior