Veja o gráfico atualizado da Balança Comercial brasileira que é o indicador que nos apresenta a diferença de valor entre tudo que é exportado e importado (bens e serviços) no Brasil em determinado intervalo de tempo. Veja como o indicador funciona no artigo abaixo do gráfico.
Cada barra representa um mês do ano. Barras verdes representam superávit e barras vermelhas o déficit. A linha equivale a uma média exponencial dos últimos 20 meses. Os valores estão em bilhões de dólares. Exemplo: o número 7.400 bilhões equivale a US$ 7,4 trilhões.
Superávit
Quando o saldo da balança comercial é positivo, existe um Superávit, ou seja, o total de exportações supera o total das importações. Esse dinheiro vindo do exterior (moeda estrangeira) na forma de lucros para as empresas é algo positivo para a economia do país.
Quando o mercado financeiro é surpreendido com um superávit maior do que as expectativas isso impacta positivamente a bolsa de valores e reduz a taxa de câmbio (o dólar fica mais barato em reais).
Um superávit em tendência de alta é positivo para a nossa economia. A tendência pode ser melhor visualizada através da média móvel (linha no gráfico).
Déficit
Quando o saldo da balança comercial é negativo, existe um Déficit, ou seja, o total de importações supera o total das exportações.
O déficit da balança comercial é uma condição depreciativa da economia brasileira, ou seja, estão ocorrendo mais entradas de bens e serviços do exterior do que saindo com as exportações.
O prejuízo causado por uma balança comercial negativa afeta diretamente a reservas financeiras do País (dólares), visto que serão demandadas. Isso faz o dólar se valorizar em moeda local (dólar mais caro em reais).