A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) da economia é composta por investimentos em máquinas e equipamentos e em construção civil.
É um indicador importante por indicar se a capacidade de produção do país está crescendo e também se os empresários estão confiantes no futuro.
Como os investimentos em máquinas e equipamentos equivalem ao Consumo Aparente (CA) de bens de capital, foi construído um indicador mensal da FBCF por meio da média ponderada deste indicador de CA com um indicador de construção civil. Base é o valor, num determinado momento ( efetivo ou resultante da média tomada dentro de um intervalo de tempo) que serve de termo de comparação, quando se quer calcular uma sucessão de números-índices. Aqui a base foi fixada como a média das observações no ano de 1995.
O ajuste sazonal ou dessazonalização é o processo de remoção do fator ou componente sazonal de uma série temporal econômica, já que várias são baseadas em dados mensais ou trimestrais que possuem um movimento oscilatório regular (padrão sazonal)
O gráfico da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) disponibilizado pelo IPEA é uma ferramenta valiosa para investidores que desejam tomar decisões mais informadas e estratégicas. Através da análise detalhada de suas tendências e nuances, é possível obter insights cruciais sobre o panorama econômico e identificar oportunidades de investimento promissoras.
Esse indicador é produzido pelo IPEA, código: GAC12_INDFBCFDESSAZ12