Um vídeo atribuído a estatal russa Gazprom, chamado “O inverno será grande – apenas escuridão e neve”, está assustando os europeus neste momento.

O vídeo sinistro mostra o gasoduto russo sendo desligado e a Europa congelando no inverno. Clique na figura assim para ativar o vídeo.

Gazprom é a maior exportadora de gás natural do mundo. Agora no início de setembro de 2022, a empresa russa suspendeu, por tempo indeterminado, o transporte de gás natural para a Europa.

A Rússia continua sua guerra contra a Ucrânia desde 24 de fevereiro de 2022. O corte do gás necessário para manter o funcionamento das indústrias de diversos países da Europa e o aquecimento de casas e prédios durante o inverno, parece uma resposta contra as sanções econômicas adotadas por países europeus contra a Rússia. O gás cortado e o congelamento da população provavelmente serão utilizados como uma potente arma de guerra.

Agora a Europa tem pouco tempo para resolver esse enorme problema, antes do inverno chegar. A imagem abaixo mostra o gasoduto “Nord Stream 1” que deixou de entregar gás para a Alemanha, que é a economia mais importante da União Europeia.

O governo da França já começou a preparar a população para o pior. Tudo começa aos poucos, assim como vimos na crise de 2020 que fechou as economias do mundo. Primeiro os governos pedem para que você faça o que eles precisam de forma voluntária e depois a situação vai piorando aos poucos. Logo aparecem as punições e outras penalidades para quem não fizer o que o governo exige. Existe a possibilidade de cortes no fornecimento de gás e energia elétrica nas grandes capitais europeias.  Usinas nucleares na Europa estão sendo religadas e dinheiro está sendo enviado para as pessoas. Tudo isso agrava ainda mais a inflação nesses países.

O maior risco seria a Europa inteira mergulhada em uma estagflação que seria uma situação simultânea de estagnação econômica, ou até mesmo recessão, e altas taxas de inflação. É um dos piores cenários.

O que temos nessa história é o de sempre. Políticos tomando uma série de decisões erradas (como se fossem seres iluminados que sabem o que estão fazendo) e as pessoas aplaudindo essas decisões sem considerar o impacto das consequências no futuro.

Em muitas regiões da Europa, o aquecimento das casas é fundamental para garantir a sobrevivência das pessoas e não somente o conforto. As indústrias precisam de energia e gás barato para manter sua produção de produtos básicos como alimentos processados, material de higiene e limpeza. O carvão e os combustíveis derivados do petróleo sempre foram uma fonte barata de energia até o início dos movimentos contra o uso da energia barata e a troca por energias mais caras como eólica, solar e o gás natural russo. O gás natural, mesmo sendo um combustível fóssil, possui um menor índice de emissão de poluentes quando comparado às fontes tradicionais baratas que a Europa sempre utilizou para crescer e se manter funcionando.

Em Portugal, a inflação e a crise estão levando a classe média a procurar ajuda em bancos de alimentos, como você pode ver no vídeo logo abaixo. No final da reportagem você verá uma senhora dividindo as pessoas entre “antigos pobres” e “novos pobres” que são pessoas com curso superior, com expectativa de uma boa vida, que tinham uma folga financeira que as permitiam viajar nas férias e frequentar bons restaurantes. A senhora conclui que tudo isso acabou, pois essas pessoas agora estão na fila do Banco de Alimentos do governo.

O político chamado António Costa, citado na reportagem como responsável pelas medidas de ajuda aos novos pobres, é o primeiro-ministro de Portugal e líder do Partido Socialista.
Não posso dizer se é o caso, mas para algumas ideologias é sempre uma grande satisfação receber novos pedintes nos programas sociais, pois eles são necessários para manter uma base de eleitores dependentes do governo. Quanto pior fica a situação financeira da população, melhor parece ser para os políticos se posicionarem como heróis.
É por este motivo que grandes crises são muitas vezes construções do mundo político.

O gráfico mostra o preço global de diversas fontes de energia:

Você também pode acompanhar esse gráfico de commodities de energia visitando aqui.

Por fim, as crises e as guerras que os políticos inventam em seus países são fundamentais para que eles façam as pessoas acreditarem que os políticos são importantes e que devem concentrar mais poder e controle sobre todos.

A única forma que temos para nos defender é nunca aceitar a dependência. A independência financeira se conquista buscando os conhecimentos necessários para ganhar, poupar e investir o seu próprio dinheiro.

Curiosidades sobre o vídeo:

É possível que vídeo não tenha sido criado pela empresa de gás, mas está circulando por toda a internet como se fosse. De qualquer forma, a imagem da Europa congelada faz parte da guerra que está sendo travada.

Fui pesquisar para descobrir quem é o autor da triste música que aparece no vídeo do congelamento da Europa. Descobri que a música é autoria de Yuri Vizbor (Юрий Визбор) e se chama “А зима будет большая” que em português significa “O inverno será grande”, mas foi interpretada por outra pessoa.

Aqui está a tradução que consegui produzir utilizando um software:

E o inverno será grande
Aqui, olhe, do outro lado do rio
O outono está morrendo lentamente
Acenando a mão amarela.

Álamos molhados estão chorando,
Chorando avô Arbat,
Chorando a Rússia azul
Transformou-se em queda de folhas.

E, esmagando os montes de neve,
O sol brilha na primavera
E o inverno será grande –
Apenas escuridão e neve.

Eu também consegui localizar a mulher que canta a música no vídeo:

Um triste hino que vai simbolizar um grande sofrimento por toda a trapalhada que os políticos e os ativistas do mundo estão fazendo contra pessoas comuns e suas famílias.

Receba atualizações semanais sobre novos artigos publicados: Inscreva seu e-mail aqui.

Apoie o Clube dos Poupadores investindo na sua educação financeira. Clique sobre os livros para conhecer e adquirir:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior