Um vídeo atribuído a estatal russa Gazprom, chamado “O inverno será grande – apenas escuridão e neve”, está assustando os europeus neste momento.
O vídeo sinistro mostra o gasoduto russo sendo desligado e a Europa congelando no inverno. Clique na figura assim para ativar o vídeo.
Gazprom é a maior exportadora de gás natural do mundo. Agora no início de setembro de 2022, a empresa russa suspendeu, por tempo indeterminado, o transporte de gás natural para a Europa.
A Rússia continua sua guerra contra a Ucrânia desde 24 de fevereiro de 2022. O corte do gás necessário para manter o funcionamento das indústrias de diversos países da Europa e o aquecimento de casas e prédios durante o inverno, parece uma resposta contra as sanções econômicas adotadas por países europeus contra a Rússia. O gás cortado e o congelamento da população provavelmente serão utilizados como uma potente arma de guerra.
Agora a Europa tem pouco tempo para resolver esse enorme problema, antes do inverno chegar. A imagem abaixo mostra o gasoduto “Nord Stream 1” que deixou de entregar gás para a Alemanha, que é a economia mais importante da União Europeia.
O governo da França já começou a preparar a população para o pior. Tudo começa aos poucos, assim como vimos na crise de 2020 que fechou as economias do mundo. Primeiro os governos pedem para que você faça o que eles precisam de forma voluntária e depois a situação vai piorando aos poucos. Logo aparecem as punições e outras penalidades para quem não fizer o que o governo exige. Existe a possibilidade de cortes no fornecimento de gás e energia elétrica nas grandes capitais europeias. Usinas nucleares na Europa estão sendo religadas e dinheiro está sendo enviado para as pessoas. Tudo isso agrava ainda mais a inflação nesses países.
O maior risco seria a Europa inteira mergulhada em uma estagflação que seria uma situação simultânea de estagnação econômica, ou até mesmo recessão, e altas taxas de inflação. É um dos piores cenários.
O que temos nessa história é o de sempre. Políticos tomando uma série de decisões erradas (como se fossem seres iluminados que sabem o que estão fazendo) e as pessoas aplaudindo essas decisões sem considerar o impacto das consequências no futuro.
Em muitas regiões da Europa, o aquecimento das casas é fundamental para garantir a sobrevivência das pessoas e não somente o conforto. As indústrias precisam de energia e gás barato para manter sua produção de produtos básicos como alimentos processados, material de higiene e limpeza. O carvão e os combustíveis derivados do petróleo sempre foram uma fonte barata de energia até o início dos movimentos contra o uso da energia barata e a troca por energias mais caras como eólica, solar e o gás natural russo. O gás natural, mesmo sendo um combustível fóssil, possui um menor índice de emissão de poluentes quando comparado às fontes tradicionais baratas que a Europa sempre utilizou para crescer e se manter funcionando.
Em Portugal, a inflação e a crise estão levando a classe média a procurar ajuda em bancos de alimentos, como você pode ver no vídeo logo abaixo. No final da reportagem você verá uma senhora dividindo as pessoas entre “antigos pobres” e “novos pobres” que são pessoas com curso superior, com expectativa de uma boa vida, que tinham uma folga financeira que as permitiam viajar nas férias e frequentar bons restaurantes. A senhora conclui que tudo isso acabou, pois essas pessoas agora estão na fila do Banco de Alimentos do governo.
O gráfico mostra o preço global de diversas fontes de energia:
Você também pode acompanhar esse gráfico de commodities de energia visitando aqui.
Por fim, as crises e as guerras que os políticos inventam em seus países são fundamentais para que eles façam as pessoas acreditarem que os políticos são importantes e que devem concentrar mais poder e controle sobre todos.
A única forma que temos para nos defender é nunca aceitar a dependência. A independência financeira se conquista buscando os conhecimentos necessários para ganhar, poupar e investir o seu próprio dinheiro.
Curiosidades sobre o vídeo:
É possível que vídeo não tenha sido criado pela empresa de gás, mas está circulando por toda a internet como se fosse. De qualquer forma, a imagem da Europa congelada faz parte da guerra que está sendo travada.
Fui pesquisar para descobrir quem é o autor da triste música que aparece no vídeo do congelamento da Europa. Descobri que a música é autoria de Yuri Vizbor (Юрий Визбор) e se chama “А зима будет большая” que em português significa “O inverno será grande”, mas foi interpretada por outra pessoa.
Aqui está a tradução que consegui produzir utilizando um software:
E o inverno será grande
Aqui, olhe, do outro lado do rio
O outono está morrendo lentamente
Acenando a mão amarela.
Álamos molhados estão chorando,
Chorando avô Arbat,
Chorando a Rússia azul
Transformou-se em queda de folhas.
E, esmagando os montes de neve,
O sol brilha na primavera
E o inverno será grande –
Apenas escuridão e neve.
Eu também consegui localizar a mulher que canta a música no vídeo:
Um triste hino que vai simbolizar um grande sofrimento por toda a trapalhada que os políticos e os ativistas do mundo estão fazendo contra pessoas comuns e suas famílias.
Gostou deste artigo? Continue aprendendo em 2 passos:
- Inscreva-se clicando aqui e receba um e-mail semanal com os conteúdos inéditos e gratuitos que produzimos.
- Junte-se à nossa comunidade! Participe do nosso grupo no Whatsapp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui) e seja o primeiro a saber sobre novos conteúdos.
Aprenda a fazer seu dinheiro trabalhar para você com nossos livros sobre investimentos: