A forma mais fácil de investir e lucrar com a alta das ações de empresas das argentinas é através do ETF: ARGT. Este ETF investe em um conjunto de ações de empresas argentinas. O ARGT pode ser encontrado em qualquer corretora ou banco brasileiro que oferece conta de investimento no exterior.

O gráfico acima mostra o preço do ETF ARGT, em dólares, como é negociado em qualquer conta em corretora que podemos abrir no exterior através de bancos e corretoras brasileiras. As linhas representam médias móveis de 20, 50, 100 e 200 períodos. Temos um artigo que faz a comparação entre o desempenho da bolsa da Argentina e da Bolsa Brasileira.

A alta da bolsa da Argentina, refletida no desempenho do ETF ARGT (Global X MSCI Argentina ETF) a partir de 2023, pode ser atribuída a vários fatores:

1. Vitória Eleitoral de Javier Milei:
A eleição de Javier Milei, político que defende o liberalismo econômico, trouxe uma onda de otimismo entre os investidores devido às suas promessas de reformas econômicas significativas, incluindo a privatização de empresas estatais e a desregulamentação da economia. Este movimento foi visto como um potencial catalisador para a recuperação econômica e a atração de investimentos internacionais. (fonte)

2. Expectativas de Reformas Econômicas:
Milei anunciou mais de 300 medidas para desregulamentar a economia, o que gerou expectativas de uma melhoria no ambiente de negócios, redução da burocracia, e possível aumento da eficiência econômica. Essas reformas incluíram planos para combater a inflação, que era um problema crônico na Argentina.

3. Desempenho do Mercado Local:
O índice Merval (equivalente ao Índice Bovespa), que mede o desempenho das ações argentinas mais líquidas, registrou ganhos significativos, com uma alta de mais de 40% no mês das eleições de Milei, indicando uma forte confiança do mercado na nova direção política e econômica do país.

4. Aumento do Interesse de Investidores Internacionais:
O interesse dos investidores internacionais em ativos argentinos aumentaram após a eleição, refletindo-se em um aumento expressivo no valor dos ativos do ETF ARGT. Isso é evidenciado pelo aumento dos fluxos de investimento para o fundo, atingindo níveis recordes depois das eleição.

6. Redução do Risco País:
A percepção de risco associada à Argentina diminuiu com as políticas de Milei, o que geralmente leva a uma valorização dos ativos financeiros do país, incluindo ações e ETFs como o ARGT.

Estes fatores combinados criaram um ambiente favorável para a valorização da bolsa argentina, refletindo-se no desempenho positivo do ETF ARGT desde 2023.

É claro que o desempenho passado não oferece qualquer garantia sobre o desempenho da bolsa da Argentina no futuro.

Gostou deste artigo? Continue aprendendo em 2 passos:

  1. Inscreva-se clicando aqui e receba um e-mail semanal com os conteúdos inéditos e gratuitos que produzimos.
  2. Junte-se à nossa comunidade! Participe do nosso grupo no Whatsapp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui) e seja o primeiro a saber sobre novos conteúdos.

Aprenda a fazer seu dinheiro trabalhar para você com nossos livros sobre investimentos: