Clique para assistir ao gráfico animado:
O gráfico animado apresentado no vídeo nos mostra as variações nos preços das 500 ações que fazem parte do índice S&P 500 entre o início 2022 e o início da invasão da Rússia na Ucrânia.
O S&P 500 é o principal índice que mede o desempenho do mercado acionário americano. O desempenho total do índice é exibido na parte superior do gráfico e se refere ao ETF SPY, um dos ETFs mais negociados que investe nas 500 ações do S&P500.
Cada círculo é uma ação. O seu tamanho depende do seu valor de mercado. Seu movimento é a variação do preço em cada dia e a sua posição final é a variação entre o início de 2022 e o dia 25 de fevereiro de 2022.
As ações estão agrupadas por setores da economia. Isso nos permite entender como cada setor se comportou antes da guerra quando o que existia eram os “rumores de guerra”.
A linha pontilhada central equivale a variação zero. Sempre que o círculo está abaixo do zero temos a indicação que aquela ação teve retorno negativo no período medido pela animação.
Podemos observar que durante o mês de janeiro e fevereiro, quando ocorria a escalada das tensões entre a Rússia e a Ucrânia e os rumores de guerra, os preços de boa parte das ações do setor de energia (nos EUA este é o setor onde temos as empresa de petróleo, gás e outros combustíveis) estavam sempre em alta. O setor financeiro também apresentou um bom desempenho no período.
É importante destacar que nesse período também existiram preocupações no mercado com relação a alta dos juros nos EUA e em diversos países, mas isto era uma consequência da inflação elevada por preços de petróleo e outras commodities em constante alta (inflação).
Receba um aviso por e-mail quando novos artigos como esse forem publicados. Inscreva-se gratuitamente: