Investir no GLD, ETF de ouro

Você pode investir em ouro através do maior ETF de ouro físico que existe no mundo. O ETF GLD (SPDR Gold Shares) foi o primeiro ETF a ser comercializada para quem deseja investir diretamente em ouro físico. Se você nunca investiu no exterior e gostaria de aprender de uma forma simples e didática leitura desse livro aqui.

O GLD reduziu as dificuldades de compra, armazenamento e segurança para o investimento em barras físicas de ouro para o investidores do mundo inteiro.

O GLD tem uma relação extremamente próxima com o preço internacional do ouro. Desde a sua criação em 2004 até 2020 registrou uma rentabilidade média anual de pouco mais de 9% ao ano. Nos últimos 5 anos a alta foi de 10,66% ao ano. Para ver a tabela com a performance mais atualizada visite aqui.

O gráfico abaixo mostra o desempenho nos últimos 3 anos do GLD e SPY que é um ETF que reflete o desempenho do principal índice de ações das bolsas americanas que é o S&P500.

Podemos perceber que, antes da crise da pandemia em 2020, o GLD se comportou como um “espelho” do SPY, ou seja, quando o SPY estava em alta o GLD estava em baixa. Durante a pandemia, como ocorre na maioria das crises, o ouro se destaca como investimento de proteção, embora também possa cair nos dias de maior volatilidade quando as crises são desencadeadas. Por esse motivo o GLD costuma ser utilizado como um investimento de proteção por muitos investidores de todo o mundo.

Para investir em ETFs negociados no exterior basta que você inicie os seus estudos para que se torne um pequeno investidor internacional.  Para dar os primeiros passos leia o livro Como Investir no Exterior.

Leitura recomendada: livro Como Investir no Exterior. Conheça todos os nossos livros sobre investimentos visitando aqui.

Inscreva-se para receber nossos artigos por e-mail gratuitamente.