O que é o ARS (Peso Argentino Novo)?

Conhecido apenas como peso argentino (ARS) é a moeda nacional da Argentina em uso desde 1992, logo após o país mergulhar em uma depressão econômica, quando substituiu o austral argentino (ARA) que circulou de 1985 a 1991. O austral substituiu o peso argentino original (ARP) que foi usado de 1983 a 1985.

No início dos anos 2000, o governo argentino adotou medidas para fixar a taxa de câmbio em torno de 3 pesos para 1 dólar americano. Desde então a Argentina continua enfrentando incertezas econômicas e inflação elevada.

As compras do Banco Central de dólares americanos no mercado aberto fizeram com que o país acumulasse reservas substanciais, que o governo da presidente Cristina Fernández de Kirchner acabou esgotando na tentativa de sustentar o valor do peso. Após outra crise financeira acentuada em 2001, o Banco Central abandonou o dólar americano em 2002. O peso novo posteriormente viu uma desvalorização de até 75%, desencadeando um boom nas exportações, e, por sua vez, trouxe um fluxo de novos dólares americanos.

A eleição do presidente Mauricio Macri em 2015 levou a um afrouxamento dos controles monetários colocados em prática pelo governo anterior.

Em 2016, o Banco Central acabou a maioria das restrições sobre a quantidade de poupança que pessoas físicas e jurídicas poderiam converter em dólares americanos. Esses movimentos levaram a uma desvalorização de 30% do peso, alimentando os temores de inflação.

Em 2019 país enfrentava uma taxa de inflação anual de 53,55% com um Produto Interno Bruto (PIB) negativo de 2,19%. A situação econômica do país piorou ainda com a crise provocada pela pandemia em 2020.

Para aprender a investir em moedas fortes de países desenvolvidos leia o livro Como Investir no Exterior.