O gráfico mostra o saldo em milhões de dólares de todos os passivos e investimentos estrangeiros no Brasil. Faz parte do gráfico:
- Investimento direto no país (relação entre empresas ligadas): os investimentos diretos no país, participação no capital, são compilados pelo Banco Central do Brasil através do censo de capitais estrangeiros, de periodicidade quinquenal. Adicionalmente, há regra separada para que empresas selecionadas também declararem anualmente. Para as demais posições é realizada estimativa com base nos fluxos mensais de investimentos diretos no país do balanço de pagamentos. O estoque dos empréstimos intercompanhias é oriundo das estatísticas trimestrais do sistema RDE-ROF de registro de dívida externa.
- Investimento estrangeiro em carteira.
- Ações e cotas de fundos de investimento:
- No país: Inclui a carteira de investidores não residentes em ações e quotas de fundos, dados obtidos junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
- No exterior: Inclui os investimentos de não residentes regidos pelo Anexo V da Resolução nº 1.289, do CMN, de 20 de março de 1987, relativos a valor de mercado do programa “Depositary Receipts” (ações de companhias brasileiras negociadas no exterior). Dados oriundos da CVM.
- Títulos de dívida:
- No país: Inclui a carteira de investidores não residentes em títulos de dívida no Brasil, dados obtidos junto ao Departamento de Operações de Mercado Aberto (Demab) e junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
- No exterior: Inclui dados do sistema RDE-ROF relativos à dívida externa (bônus, notas e commercial papers);
- Ações e cotas de fundos de investimento:
- Derivativos financeiros: Inclui a carteira de investidores não residentes em derivativos financeiros, oriundos da CVM;
- Outros investimentos:
- Crédito comercial e empréstimos: dados relativos à dívida externa oriundos do sistema RDE-ROF, incluindo créditos de fornecedores e empréstimos, além de dados de dívida externa não registrada obtidos através do Plano Contábil das Instituições Financeiras Nacionais (Cosif);
- Moeda e depósitos: dados obtidos na contabilidade do Banco Central e no Cosif;
- Outras obrigações: saldo negativo do Convênio de Crédito Recíproco (CCR), obtido junto ao Derin.
O crescimento dos recursos de estrangeiros no Brasil pressionam o preço do dólar em reais para baixo.