Veja o gráfico atualizado das Transações Correntes que podem interferir na nossa economia e por consequência nos seus investimentos. Leia o artigo logo depois do gráfico para entender esse indicador econômico.
O saldo positivo (superávit) das Transações Correntes indica maior exportação de capital, aumentando as reservas (dólares) do País. O saldo negativo (déficit) indica mais importação de capital no País, diminuindo as reservas de moeda estrangeira que temos.
Quando há equilíbrio nas transações correntes significa que a quantidade de divisas que saíram é praticamente igual as que entraram, mantendo a estabilidade do nível de reservas.
O Banco Central do Brasil (BCB) monitora e fiscaliza o sistema financeiro e executa as políticas monetária, cambial e de crédito. Mensalmente é divulgado um relatório com as Estatísticas do Setor Externo com o Balanço de Pagamento, refletindo as transações correntes.
Este indicador favorece a moeda brasileira, o Real, na medida em que apresentado é maior do que a previsão do mercado. Valores positivos ajudam a manter a nossa moeda valorizada e resultados negativos ajudam a aumentar o preço do dólar em reais.