Esses foram os melhores e os piores setores da Bolsa de Valores brasileira e das bolsas dos EUA em 2020. No artigo você também terá os melhores e piores subsetores com as variações dos preços e indicadores como P/L, P/VPA, R/PL e DY. Veja no artigo o que representa cada indicador. Eu também vou mostrar o desempenho através dos índices setoriais.

A coluna “ano” nos mostra a variação dos preços das ações de todas as empresas que fazem parte de cada grande setor em 2020. Os melhores setores foram os de comunicações e materiais básicos, mas devemos considerar as empresas responsáveis por essa alta. Para ver a lista de empresas que fazem parte de cada setor visite aqui:

O campo “Vol 21d” mostra o volume médio negociado nos últimos 21 dias (dezembro de 2020).

O P/L mostra o resultado da divisão do Preço da ação pelo Lucro por ação gerado pelas empresas durante um ano. Exemplo: O P/L de 4,5 que podemos ver no setor financeiro nos diz que os preços das ações desse setor são equivalentes a 4,5 vezes o lucro anual gerado pelas empresas. Já o setor de Consumo Cíclico está com P/L de 27,6 e isso significa que os preços das ações são equivalentes a 27,6 vezes o que as empresas geram de lucro por ação no ano.

O P/VPA representa o Preço da ação dividido pelo Valor Patrimonial (patrimônio líquido por ação). Exemplo: As ações que estão no setor de bens industriais estão em média com P/VPA de 8,2. Isso significa que os preços das ações equivalem a 8,2 vezes o patrimônio líquido das empresas por ação. O patrimônio líquido equivale a tudo de valor que a empresa tem (dinheiro e coisas que valem dinheiro e que fazem a empresa funcionar) menos tudo que a empresa deve. Quando compramos ações de uma empresa estamos pagando pelo patrimônio que a empresa possui e pelo lucro que ela é capaz de gerar fazendo uso desse patrimônio para produzir e vender seus produtos e serviços.

O R/PL nos mostra Retorno Sobre o Patrimônio Líquido, ou seja, qual percentual de lucro a empresa consegue gerar com o patrimônio que possui. Quanto maior melhor.

O DY mostra o dividend yield que representam o percentual do preço da ação que foi pago na forma de dividendos para os acionistas.

O Vl Merc representa o valor de mercado das ações das empresas de cada setor. O valor de mercado equivale ao preço das ações multiplicado pelo número de ações.

Aqui temos os setores divididos por subsetores:

Se os dados estiverem pequenos no seu monitor você pode tentar acessar a tabela diretamente aqui e depois aplicar um zoom com os dedos se estiver usando um celular/tablet ou com CTRL + movimento do scroll do mouse (roda na parte superior do mouse).

Desempenho por índices setoriais (BRASIL)

A B3 possui diversos índices que são como carteiras teóricas com diversas ações que selecionadas seguindo determinados critérios. Entre esses índices existem os índices setoriais. Não fazem parte dos índices as ações de empresas que estão em recuperação judicial ou que estão entre as menos negociadas. O IBOV é um índice amplo e o SMLL, IDIV e BDRX são índices de segmento, mas que também os adicionei na tabela para comparação. Veja o desempenho dos principais índices em 2020 e nos últimos anos:

O resultado vermelho representa um setor que teve suas principais ações (de maior peso) perdendo valor durante o ano, ou seja, o setor está entre os mais fracos do ano. Os resultados verdes se destacam por serem os melhores setores de cada ano.

O setor de materiais básicos foi o que apresentou melhor desempenho através do índice IMAT. Existe um ETF composto pela carteira do IMAT como você pode ver aqui.

O BDRX é um índice de segmento e representa os principais BDRs negociados na bolsa que são recibos de ações de empresas estrangeiras, principalmente empresas americanas negociadas nas bolsas dos EUA. No exterior temos as ações das maiores empresas que se beneficiaram com a crise em 2020. Exemplos: empresas de tecnologia que tiveram seus serviços demandados pelo comércio eletrônico e home office. Empresas do setor de saúde como as que produzem medicamentos e vacinas. Os BDRs e investimentos feitos no exterior são beneficiados quando temos alta do dólar. Para aprender a investir no exterior leia teste livro.

Podemos ver que os setores mais fracos durante a crise de 2020 foram os setores de imóveis, financeiro e de consumo. Todos esses setores dependem de uma economia em crescimento, com taxa de desemprego baixa, consumidores otimistas e juros baixos. Provavelmente serão estes os setores beneficiados quando a economia realmente voltar a se recuperar de forma consistente no futuro.

Já setores de materiais básicos se beneficiam com a alta do dólar, que geralmente ocorre nas crises.

Veja as ações que fazem parte desses índices setoriais, gráficos e outras informações clicando no código dos índices:

Para aprender a investir em ETFs que seguem muitos desses índices eu recomendo a leitura deste livro sobre ETFs. Para investir em ações específicas através da análise de fundamentos conheça este livro.

Desempenho dos setores das bolsas americanas

O gráfico acima mostra o desempenho dos setores com ações que fazem parte do S&P 500, índice com as 500 principais ações das bolsas americanas.

A coluna azul mostra a queda máxima das ações que fazem parte do setor em 2020 tendo como base o preço do início do ano. Exemplo: as ações do setor de energia (petróleo e combustíveis) registraram queda de -62.2%.

A coluna verde-clara mostra qual foi o retorno do setor no ano. Exemplo: o setor de tecnologia da informação registrou alta de 41,2% acima do preço de abertura do ano. Os setores que não possuem barra verde claro terminaram o ano com variação negativa em relação ao preço do início do ano, ou seja, o setor não conseguiu se recuperar da queda registrada no ano.

A coluna verde-escura mostra a variação entre o menor preço atingido na queda e o preço registrado no final de 2020, ou seja, temos o que seria o retorno de alguém que comprou ações do setor no pior momento da crise de 2020.

Para aprender a investir no exterior leia este livro.

Receba um aviso por e-mail quando novos artigos como esse forem publicados. Inscreva-se gratuitamente:

Apoie o Clube dos Poupadores investindo na sua educação financeira. Clique sobre os livros para conhecer e adquirir:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o Livro Como Proteger seu Patrimônio
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Conheça o Virtudes, Vícios e Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior
Livro Negro dos Im´óveis