Índice Bovespa (IBOV)
O Índice Bovespa é considerado o índice mais importante da bolsa brasileira por ser o indicador de desempenho médio das cotações das ações mais negociadas. São mais de 70 ações que, em conjunto, representam 80% do volume transacionado nos doze meses anteriores. Existem diversos ETFs que investem na mesma carteira do Índice Bovespa.
- Gráfico do Índice Bovespa
- Gráfico do Índice Bovespa Dolarizado (EWZ)
- Histórico Gráfico do Índice Bovespa de Longo Prazo Dolarizado
- Carteira de Ações do Índice Bovespa (cotações e gráficos)
- Peso das ações, setores e segmentos que fazem parte da carteira do Índice Bovespa.
Índice Small Cap (SMLL):
Índice composto por ações de empresas com menor capitalização na Bolsa. Normalmente são empresas com grande potencial de crescimento e, por consequência, de valorização de suas ações. Existem ETFs que replicam a carteira de Small Caps.
- Gráfico do Índice Small Cap
- Carteira de ações que fazem parte do Índice Small Cap (cotações e gráficos)
- Peso das ações, setores e segmentos na carteira do Índice Small Cap
Índice MidLarge Cap (MLCX):
- Gráfico do Índice MidLarge Cap
- Carteira de ações que fazem parte do Índice MidLarge Cap (cotações e gráficos)
Índices Setoriais
IEEX: Índice de Energia Elétrica : foi o primeiro índice setorial criado pela Bolsa (1996). Composto por empresas do setor de energia elétrica.
INDX: Índice do Setor Industrial: índice composto por ações que mais representam o setor industrial.
ICON: Índice de Consumo: índice composto por ações dos setores de consumo cíclico e não-cíclico.
IMOB: Índice Imobiliário: índice que representa o desempenho das ações das empresas dos setores da atividade imobiliária: construção civil, intermediação imobiliária e exploração de imóveis.
IFNC: Índice Financeiro: índice composto por ações dos setores de: intermediários financeiros, serviços financeiros diversos e previdência e seguros. Existe um ETF que replica a carteira de ações deste índice.
IMAT: Índice de Materiais Básicos: índice composto por ações de empresas do setor de Materiais Básicos. Existe um ETF que replica a carteira de ações desse índice.
UTIL: Índice de Utilidade Pública: índice composto por ações de empresas do setor de utilidade pública: energia elétrica, água e saneamento e gás.
Outros Índices:
IDIV: Índice Dividendos: é um índice que representa o desempenho médio de uma carteira teórica composta pelas ações mais negociadas de empresas que se destacam em termos de remuneração dos investidores, sob a forma de dividendos e juros sobre o capital próprio. Existem ETFs onde qualquer pessoa pode investir que é composto por ações que fazem parte deste índice.
IVBX2: Índice Valor BM&FBOVESPA: é um índice desenvolvido em conjunto pela B3 e pelo jornal Valor Econômico para mensurar o retorno de uma carteira hipotética constituída exclusivamente por ações emitidas por empresas bem conceituadas pelos investidores.
IBXX: Índice Brasil: índice composto pelas 100 ações mais líquidos da Bovespa. Assim como outros índices da Bovespa, o IBrX busca refletir o desempenho das principais ações negociadas nos doze meses anteriores. As ações devem ter sido negociadas em pelo menos 70% dos pregões dos últimos 12 meses. Existe um ETF que investe nas 100 ações que fazem parte do IBrX.
IBXL: Índice Brasil 50: índice composto pelas 50 ações mais negociadas da bolsa. As ações são selecionadas pelo critério de liquidez e ponderadas pelo valor de mercado do free-float (market cap weighted index). O índice foi criado para servir como referência de desempenho para administradores de fundos e facilitar a reprodução da carteira na prática. Foi o primeiro índice brasileiro a servir de benchmark para um ETFs.
IBRA: Índice Brasil Amplo: índice composto por quase todas as ações de empresas negociadas na bolsa brasileira.
Índices Sustentabilidade
ICO2 : Índice Carbono Eficiente: índice com ações de empresas que estão no índice IBrX-50 e que aceitaram adotar práticas transparentes com relação a suas emissões de gases efeito estufa. Para ponderação, considera: grau de eficiência de emissões. além do total de ações em circulação. Existe ETF composto por ações que fazem parte deste índice.
ISEE – ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial: índice composto por ações de empresas comprometidas com aspecto de sustentabilidade corporativa: eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Existe um ETF que replica a carteira deste índice.
Índices Governança
IGCX – IGC – Índice de Ações com Governança Corporativa: índice composto por ações de empresas que apresentam bons níveis de governança corporativa. As empresas consideradas devem ser negociadas no Novo Mercado ou estar classificadas nos Níveis 1 ou 2 da B3.
IGCT – Índice de Governança Corporativa Trade: índice composto por ações de empresas que atendam à alguns critérios de alta liquidez de suas ações. Existe um ETF que segue a carteira desse índice.
IGNM – IGC-NM – Índice de Governança Corporativa Novo Mercado: índice composto por ações que apresentam bons níveis de governança corporativa e que estejam listadas no Novo Mercado. Considera todas as ações emitidas por empresas listadas no Novo Mercado.
ITAG – Índice de Ações com Tag Along Diferenciado: índice composto por ações de empresas que ofereçam melhores condições aos acionistas minoritários, no caso de alienação do controle. Considera todas as ações em que a empresa concede tag along superior a 80% em relação ao preço obtido pelo controlador, no caso de alienação de controle.
Outros
IFIX – Índice de Fundos de Investimento Imobiliário: índice composto por cotas de fundos imobiliários listados na Bolsa. As cotas consideradas são selecionadas por sua liquidez.
BDRX – Índice de BDRs Não Patrocinados – índice que reflete o comportamento dos BDRs (empresas estrangeiras) Não Patrocinados, autorizados a negociação na Bolsa. Exemplo: Apple, Google, Colgate, Coca-Cola, etc.
O que são os índices?
Índices são criados para medir as variações de um conjunto de ativos como ações negociadas na bolsa. Esse conjunto de ativos é chamado de carteira teórica, ou seja, uma carteira de ações que só existe na teoria e que são reunidas seguindo determinados critérios. É mais fácil de entender através de exemplos. O IFNC é chamado de Índice Financeiro. Ele mede o desempenho de uma carteira teórica de ações de empresas listadas na bolsa brasileira que pertencem aos setores de bancos, serviços financeiros, previdência, seguros etc. Dessa forma, se o preço das ações de um dos bancos que fazem parte dessa carteira teórica subir, isso vai influenciar na alta do índice.
Os índices de ações funcionam como termômetros para o mercado. Os índices possuem as ações mais negociadas do mercado, as de maior ou menor capitalização, de um setor específico ou aquelas que se diferenciam em algum aspecto, como por exemplo os índices de dividendos, governança corporativa ou sustentabilidade Empresarial etc.
Os índices também são úteis como referencial de rentabilidade para fundos de investimentos e carteiras de ações. Existem fundos que tentam replicar o mesmo desempenho de um determinado índice e por isso possuem uma gestão indexada ou gestão passiva. Existem fundos que tentam superar os índices e por isso são chamados de fundos com gestão ativa.
Os fundos de índice, conhecidos como ETFs, são exemplos de fundos com gestão passiva que replicam o desempenho e a carteira de ações de um índice. Para aprender a investir em ETFs visite aqui.
Aprenda a investir em ETF
ETF é a forma mais fácil e rentável de montar uma carteira diversificada de ações de empresas negociadas na bolsa brasileira e americana. Aprenda a montar a sua carteira de ETFs, domine as estratégias e ferramentas guardadas em segredo pelos investidores. Comece do zero e invista na modalidade de investimentos que mais cresce no Brasil e no mundo. Livro ilustrado, rico em gráficos, planilhas, vídeos e exemplos práticos.