Para comparar o poder de compra de várias moedas de diversos países se utiliza uma teoria econômica chamada “Paridade do Poder de Compra” (PPC) ou em inglês “Purchasing Power Parity”. A ideia é criar uma taxa que nos permita saber quanto precisamos para comprar a mesma quantidade de bens em qualquer país.

Geralmente os governos dos países utilizam o PPC para comparar a produção de países que utilizam diferentes taxas de câmbio. Normalmente os cálculos utilizam o dólar americano, dessa forma, o cálculo de paridade de poder de compra nos diz quanto as coisas custariam se todos os países do mundo utilizassem o dólar, ou seja, o PPC nos mostra o que qualquer coisa comprada em qualquer país custaria se fosse vendida nos Estados Unidos.

A teoria econômica por trás do PPC afirma que os preços dos bens e serviços devem se igualar entre os países ao longo do tempo, principalmente devido ao comércio internacional onde as pessoas buscam bens e serviços pelos melhores preços.

O Índice Big Mac

Como você deve saber o Big Mac é um sanduiche tradicional vendido pelo Mcdonalds no mundo inteiro.

Como você já deve saber, dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles em um pão com gergelim é Big Mac. Todos esses produtos são comprados nos países em que o Big Mac é produzido. Também existem custos locais como mão-de-obra, aluguel, energia, gás e outros. É fácil imaginar que os países possuem custos muito diferentes para cada ingrediente. E muitos desses custos envolvendo alimentos, mão-de-obra, aluguel, energia que fazem parte do custo de vida das pessoas.

Pensando nisso uma famosa revista de economia resolveu criar o Big Mac Index, que você pode ver visitando aqui. Com esse indicador informal é possível descobrir quais são os países temos os Big Macs mais caros ou mais baratos do mundo. É uma forma curiosa de avaliar a “Paridade do Poder de Compra” e o custo de vida das pessoas. Mais de 50 países são pesquisados e o índice é calculado desde 1986. Veja o Big Mac Index de todos os países visitando aqui.

O vídeo mostra o comportamento dos preços do índice Big Mac nos últimos 20 anos:


PPC do Banco Mundial

No site do Banco Mundial é possível observar PIB de todos os países considerando a Paridade do Poder de Compra. Existe uma tabela com todos os países (veja aqui) e com ela podemos gerar um gráfico. Os países que mais produzem riquezas (PIB) são os que estão em azul escuro.



Um economista usará a Paridade do Poder de Compra para comparar a econômica de diferentes nações. Investidores também usam a Paridade do Poder de Compra quando avaliam os preços das ações, títulos, negócios e outros investimentos oferecidos nos países. Pelos cálculos do Banco Mundial, utilizando a PPC, a China é a maior economia do mundo desde 2018.

A Paridade do Poder de Compra começou a ser utilizada depois da Primeira Guerra Mundial, pois antes a maioria dos países dependia do padrão-ouro. A taxa de câmbio de um país era referente a quanto o ouro valia na moeda desse país. A maioria dos países abandonou o padrão-ouro para pagar as enormes dívidas produzidas pela guerra. Muito dinheiro foi impresso, gerando muita inflação. Foi o economista sueco Gustav Cassel que sugeriu multiplicar o valor pré-guerra de cada moeda por sua taxa de inflação para obter a nova paridade. Isso formou a base para o PPC que temos hoje.

Paridade com o dólar

No site da ” Organisation for Economic Co-operation and Development” temos uma tabela da Purchasing power parities (PPP) de todos os principais países. A tabela mostra a paridades de poder de compra na forma de taxas de conversão cambial, tentando eliminar as diferenças nos níveis de preços entre os países. A cesta de bens e serviços precificados é uma amostra de todos aqueles que fazem parte dos gastos finais: consumo final de famílias e governo, formação de capital fixo e exportações líquidas. Este indicador é medido em termos de moeda nacional por dólar americano. A atualização é feita uma vez por ano.

Preços nos Brasil x Preços nos EUA

Existe um site muito interessante que serve para comparar os preços entre os países. Se visitar aqui verá os preços praticados no Brasil em dólares em comparação aos preços praticados nos EUA. Exemplo: quando esse artigo foi escrito uma coca-cola de 330 ml custava 0,89 centavos de dólar no Brasil e 1,89 centavos de dólar nos EUA.

Comparação de preços:

Todos os preços estão em dólares.

Comparação de salários:

Os dados estão em dólares e representam a média salarial da população do país. É claro que muitas pessoas vão ganhar acima ou abaixo desses valores médios.

Receba um aviso por e-mail sempre que novos artigos forem publicados aqui Clube dos Poupadores. Inscreva seu e-mail aqui.

Livros do Clube dos Poupadores

Aprenda a investir o seu próprio dinheiro e nunca mais dependa das recomendações, opiniões e influências de terceiros. Torne-se um investidor (investidora) livre, consciente e independente. Adquira e baixe os livros agora mesmo:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior