Neste artigo vou mostrar como é fácil investir na China, mais especificamente na bolsa de valores chinesa através de um ETF chamado MCHI que reflete o desempenho das ações das principais empresas chinesas.


O gráfico é atualizado com atraso de apenas alguns minutos. Seu preço está cotado em dólares. Temos um artigo onde ensino o básico sobre estudar gráficos como este, visite aqui. Você pode acessar um gráfico ETF MCHI avançado de análise técnica clicando aqui.

O que é o ETF MCHI?

O MCHI (iShares MSCI China ETF) é um ETF negociado na bolsa de valores (NASDAQ) que investe em mais de 600 ações de empresas chinesas negociadas nas bolsas da China e dos EUA.

Este ETF pode ser comprado por qualquer investidor brasileiro que tenha conta em alguma corretora nos EUA. É uma forma rápida, prática e barata de montar uma carteira de ações exposta ao crescimento econômico chinês. Para aprender a investir no exterior leia este livro.

O MCHI investe ações de empresas de todos os tamanhos e por isso é considerado um ETF de exposição ampla. Este ETF costuma pagar dividendos duas vezes ao ano (fonte). Grande parte dos recursos do ETF está investido em ações dos setores de consumo, comunicações e financeiro (fonte). O MCHI é o ETF com maior liquidez e maior valor de mercado que investe em ações de empresa chinesas. Também está entre os ETFs com a menor taxa administrativa deste segmento. Site oficial do ETF. Existem outros ETFs mais específicos como o FXI, que investe em pouco mais de 50 empresas de grande valor de mercado (large cap) e o CQQQ que só investe em ações de empresas chinesas de tecnologia.

No gráfico acima podemos ver uma grande concentração do ETF em ações de consumo, comunicações e financeiras. Visitando aqui você tem um estudo completo sobre a atual carteira de ações do ETF.

China x Brasil

Aqui temos uma comparação entre o MCHI (linha vermelha) e o EWZ (linha verde) que é o ETF brasileiro, dolarizado, que os investidores estrangeiros utilizam para investir nas ações que fazem parte do Índice Bovespa. Você pode clicar no botão de play para atualizar.



Aprenda a investir no Exterior

Esta é a sua porta de entrada para o mercado financeiro global. Tudo em um único livro: aprenda a investir em açõesfundos imobiliários (REITs) e ETFs de renda fixa, variável, de moedas e commodities. Aprenda a abrir uma conta no exterior, enviar recursos para investir e recolher impostos sobre os ganhos. Receba dividendos e ganhos em moeda forte (dólares) enquanto mantem parte do seu patrimônio protegido dos problemas políticos e econômicos do Brasil.

Se você quiser aprender mais sobre investimentos e educação financeira acompanhe os artigos que escrevo semanalmente aqui no Clube dos Poupadores. Eu aviso todos os leitores inscritos quando existem novidades. Para se tornar um leitor inscrito gratuitamente basta preencher o formulário e depois confirmar sua inscrição através do e-mail que enviarei para você.

Informe o seu e-mail:

Aprenda a investir:

Livros que escrevi para ajudar você a melhorar os seus resultados financeiros:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior