O gráfico mostra a posição internacional de investimentos (PII) da economia brasileira. Podemos entender o PII como aquilo que sobra quando deduzimos todos ativos e investimentos estrangeiros no Brasil (que equivalem a passivos que a economia tem em moeda estrangeira) de todos os ativos e investimentos de brasileiros (pessoas, empresas e governos) no exterior. Este valor é apresentado em relação ao PIB brasileiro.

Como entender o gráfico: o valor do PII costuma ser negativo já os brasileiros possuem menos ativos e investimentos no exterior do que os investimentos, ativos e derivativos que os estrangeiros possuem no Brasil. Quando existe um fluxo de entrada de capitais no Brasil o PII tende a ficar ainda menor, caso os recursos dos brasileiros no exterior não se alterem, ou seja, o PII em queda pode sinalizar que ocorreu um fluxo de entrada de dólares no país e isso influenciar na queda do preço do dólar em reais.

Alterações no PII podem ser geradas por fluxos de capitais responsáveis, em muitos países, pelo crescimento das economias e pelos ciclos econômicos.