O Banco Omni, é um banco que oferece investimentos de renda fixa como CDB, LCI e LCA através de diversas corretoras.

Neste artigo vou apresentar algumas informações sobre o banco, links e livros para que você aprofunde seus estudos sobre renda fixa.

É importante que você conheça os bancos onde você investe o seu dinheiro.

Como o banco ganha dinheiro:

O principal segmento de atuação da Omni é o financiamento de veículos usados para clientes das classes C e D, com ênfase em veículos leves, caminhões e utilitários com mais de dez anos de uso, segmento onde possui menor concorrência.

A instituição também possui operações relevantes em Crédito Direto ao Consumidor (CDC). Suas outras frentes de atuação abrangem cartão de crédito, compra e recuperação de ativos problemáticos e crédito ao microempreendedor.

Nota-se que a Omni Financiamento é a instituição controladora, enquanto a Omni Banco é sua subsidiária.

História do Banco:

A Omni foi fundada em 1994, como uma sociedade de crédito, financiamento e investimento, tendo iniciado suas atividades com o financiamento de veículos usados. Hoje, oferece também crédito pessoal, cartão de crédito e financiamento de móveis e utensílios domésticos em lojas e plataformas digitais.

Em 2007, o conglomerado começou a atuar no segmento de cartões, emitidos em parceria com redes varejistas.

Iniciou suas operações no segmento de Non Performing Loans (NPL) em 2015, adquirindo carteiras de terceiros e recuperando os créditos através da cobrança.

Em 2017, adquiriu o Banco Pecúnia, sendo posteriormente renomeado para Omni Banco S.A.

Garantias

Ao investir em qualquer banco (CDB, LC, LCI e LCA), o investidor está coberto pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para aplicações até o limite de R$ 250 mil por CPF ou CNPJ por conjunto de depósitos e investimentos em cada instituição ou conglomerado financeiro, limitado ao teto de R$ 1 milhão, a cada período de 4 anos, para garantias pagas para cada CPF ou CNPJ. Letras Financeiras (LFs) não são elegíveis à garantia do FGC.

Um conglomerado é composto por diversas instituições, que podem atuar em segmentos distintos. Por exemplo, uma instituição pode ser um banco comercial e outra uma corretora de valores. Cada instituição também possui seus resultados individualizados.

Riscos

Ao investir em um banco é importante acompanhar os seus resultados financeiros. Um dos vários indicadores importantes é a “Carteira de Crédito por Nível de Risco” que você pode acessar aqui.

Existe uma classificação determinada pelo Banco Central na resolução nº 2.682. Os créditos bancários são classificados em nove níveis, sendo eles: AA (menor risco), A, B, C, D, E, F, G e H (maior risco). Sendo assim, a carteira E-H inclui os créditos mais arriscados e aqueles com atraso de pagamento acima de 91 dias. Esses créditos exigem provisão entre 30% e 100% sobre o valor das operações.

As metodologias de determinação do risco levam em consideração fatores do devedor e seus garantidores como: situação econômico-financeira, grau de endividamento, capacidade de geração de resultados, fluxo de caixa, administração e qualidade de controles, pontualidade e atrasos nos pagamentos, contingências, setor de atividade econômica e limite de crédito. Em relação à operação de crédito: natureza e finalidade da transação, características das garantias quanto à suficiência e liquidez e valor. Quanto maior a parte da carteira de crédito do banco com classificação AA ou A melhor será, ou seja, menor o nível de risco.

Para aprender a avaliar diversos indicadores antes de investir em CDB, LCI e LCA leia este livro aqui.

Outros links:

Receba atualizações semanais sobre novos artigos publicados: Inscreva seu e-mail aqui.

Apoie o Clube dos Poupadores investindo na sua educação financeira. Clique sobre os livros para conhecer e adquirir:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior