O VIX ou “índice de volatilidade” é conhecido o “índice do medo“. Entenda como funciona nas orientações no decorrer dessa página. Logo abaixo temos o gráfico diário dos últimos 12 meses (sempre atualizado).


O gráfico acima mostra o VIXY que é um ETF negociado nas bolsas americanas que tem como base o índice VIX que mede a volatilidade futura (opções) do índice S&P 500.

O S&P 500 que é o índice que nos mostra o desempenho das 500 principais ações de empresas negociadas na bolsa de Nova Iorque (NYSE) e NASDAQ. Muitas dessas empresas atuam em praticamente todos os países do mundo como Coca-cola, Apple, Ford, Kraft, Google, Microsoft, Mastercard e muitas outras.

O VIX foi criado pelo CBOE (Chicago Board Options Exchange) e já possui algumas décadas de história medindo a volatilidade do mercado.

O que é volatilidade?

A volatilidade mede a frequência e a magnitude dos movimentos de preços, tanto para cima quanto para baixo, de algum ativo financeiro em um período de tempo. Quanto mais dramáticas as oscilações de preço, maior o nível de volatilidade. A volatilidade pode ser medida usando mudanças históricas reais nos preços (volatilidade realizada) ou pode ser uma medida da volatilidade futura esperada que está implícita nos preços das opções. O índice VIX é uma medida da volatilidade futura esperada.

Leitura do VIX:

Quando o VIX se eleva isso significa que os investidores (principalmente os grandes) estão tentando proteger suas carteiras de ações de uma volatilidade (variações nos preços) que está prevista ou é esperada para os próximos 30 dias.

É importante considerar que são os grandes investidores que impulsionam os preços do mercado (para cima ou para baixo) e eles se movimentam como grandes transatlânticos. Isso significa que eles precisam de muito tempo para mudar de direção quando acreditam que isso será necessário para garantir a rentabilidade de suas carteiras.

Se esses grandes investidores (fundos de ações, fundos multimercado, bancos e outras instituições) acharem que os preços entrarão em queda, eles simplesmente não poderão vender suas ações rapidamente, pois isso impulsionaria e anteciparia essa queda. Por esse motivo, eles preferem compram contratos de opção de venda e/ou vendem contratos de opção de compra para compensar parte das perdas previstas por seus especialistas.

O VIX ajuda a monitorar esses grandes investidores institucionais, mas também acaba ajudando a espalhar o medo entre todos os outros investidores pelo mundo. Podemos suspeitar que isso produz o problema da “profecia autorrealizável”, que ocorre quando as pessoas esperam ou acreditam que algo acontecerá, agem como se a profecia ou previsão já fosse real e assim a previsão acaba por se realizar efetivamente.

Normalmente os preços das ações caem nos EUA e em diversos países do mundo enquanto o VIX está em alta. Frequentemente os preços do petróleo e outras commodities também caem à medida que os investidores se preocupam com o crescimento global. Nesses momentos muitos investidores buscam refúgio em ativos e moedas como ouro e dólar e isso eleva seus preços.

Existem investidores que fazem a leitura do VIX de outra forma por acreditarem em crenças como: “Quando o VIX está alto, é hora de comprar mais (pois significa que os preços das ações estão em queda ou entrarão em queda). Quando o VIX está baixo, é melhor olhar para baixo e ver o tamanho do tombo! (pois normalmente o VIX está baixo quando as ações estão em alta e isso pode sinalizar um bom momento para venda)“.

Investir em Ações na Bolsa de Valores

Aumente a rentabilidade dos seus investimentos através da renda variável. Aprenda a investir em ações na Bolsa de Valores identificando as oportunidades e tendências através das suas próprias análises. Este livro possui centenas de imagens, gráficos, ilustrações e vídeos que ensinam através de exemplos reais e práticos. Estude investindo através de simuladores e com uma poderosa ferramenta de análise técnica de gráficos.

Investir nas melhores empresas da Bolsa

Aprenda a selecionar as melhores empresas da Bolsa para investir em ações. Domine os conhecimentos e as ferramentas que permitem estudar os resultados financeiros e fundamentalistas das empresas. Comece do zero e invista nas ações das empresas que mais crescem e distribuem lucros (dividendos). Livro ilustrado, rico em gráficos, vídeos e exemplos reais do mercado brasileiro. Perfeito para quem está iniciando.