A economia se movimenta em ciclos que passam por fases de crescimento e de recessão. O mercado financeiro também se movimenta em ciclos, mas geralmente antecipa esses ciclos.

Quando dividimos as empresas listadas nas bolsas por setores da economia podemos observar que as ações de alguns setores são mais demandadas que outras pelos investidores, dependendo do ciclo que a economia está passando.

Os investidores costumam direcionar seus investimentos para os setores que serão beneficiados na próxima fase do ciclo econômico e isso cria uma espécie de “rotação de setores”. Vamos entender melhor através do gráfico. Clique para ampliar.

A onda vermelha representa o mercado financeiro (preço das ações). A onda azul representa a economia real (resultado das empresas).

Veja que antes da economia atingir o seu maior nível de recessão o mercado financeiro já atingiu a sua região de fundo, ou seja, antes das empresas apresentarem os seus piores resultados financeiros, os preços das ações já atingiram seus menores preços antecipadamente (fundo de mercado). O mercado sempre tenta antecipar o pior momento da recessão antes deste momento chegar. No final da recessão, quando o mercado espera que o próximo passo seja o início da recuperação, as ações dos setores mais demandados pelos investidores estão nos setores financeiros, tecnologia e consumo cíclico.

Veja que no início do crescimento, o mercado já se encontra em uma tendência de alta (mercado de alta). Essa fase de alta também é chamada de “bull market”. As ações mais demandadas pelos investidores nessa fase estão nos setores de tecnologia, indústria e materiais básicos.

Agora os preços das ações já atingiram seus níveis mais elevados (topo de mercado). A economia ainda está em crescimento, mas ainda não chegou no seu melhor momento. Nessa fase as ações mais demandadas estão nos setores de materiais básicos, energia e consumo não-cíclico. As empresas ainda vão apresentar resultados melhores nos próximos semestres.

Neste momento a economia ainda está em crescimento, as empresas ainda apresentam bons resultados, mas esses resultados já crescem em um ritmo menor e começa a perder força embora sejam positivos. O mercado de baixa se inicia e os preços das ações começam a sofrer correções, mesmo com empresas apresentando bons resultados. Nessa fase as ações mais demandas estão nos setores de consumo não-cíclico e saúde.

Por fim os resultados das empresas entram em declínio ou ficam estagnados (sem crescimento). A economia começa a registrar sinais de fraqueza ou recessão (início da recessão). Os preços das ações ainda estão em queda e se aproximam do fundo do mercado. As ações mais demandas estão nos setores de saúde, utilidades públicas e financeiro.

Veja que o mercado financeiro sempre está tentando antecipar suas compras buscando empresas que serão beneficiadas ou menos penalizadas na próxima fase do ciclo e não exatamente na fase atual do ciclo. Exemplo: as empresas de consumo cíclico conseguem seus melhores resultados quando a economia está em crescimento e os piores quando a economia está em recessão. Os investidores começam a demandar ações de consumo cíclico ainda na fase de recessão. Os setores de energia, saúde e consumo não-cíclico são setores defensivos que não são tão afetados por recessões e os investidores começam a demandar por essas ações justamente quando a economia atingiu elevados níveis de crescimento, ou seja, quando as ações de empresas que se beneficiam do ciclo estão apresentando os seus maiores resultados.

Para aprender mais sobre o investimento em ações através do estudo dos fundamentos das empresas conheça este livro. Para aprender mais sobre a análise dos preços das ações leia este outro livro. Para aprender a investir no exterior leia este livro.

Se você quiser aprender mais sobre investimentos e educação financeira acompanhe os artigos que escrevo semanalmente aqui no Clube dos Poupadores. Eu aviso todos os leitores inscritos quando existem novidades. Para se tornar um leitor inscrito gratuitamente basta preencher o formulário e depois confirmar sua inscrição através do e-mail que enviarei para você.

Informe o seu e-mail:

Aprenda a investir:

Livros que escrevi para ajudar você a melhorar os seus resultados financeiros:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior