A taxa de endividamento, que podemos ver no gráfico abaixo, é medido pela relação entre as dívidas das famílias com o sistema financeiro e a renda dessas famílias acumulada no período de um ano. Um aumento neste índice pode indicar que as famílias estão comprometendo uma parte maior de sua renda com o serviço da dívida, o que pode reduzir sua capacidade de consumo de outros bens e serviços.
Gráfico sem dívida habitacional
Temos o gráfico que mostra o endividamento das famílias sem considerar a dívida que com financiamento de imóveis, visite aqui,.
Impacto nos Investimentos
Se você é um pequeno investidor que está trabalhando, poupando e investindo para conquistar a sua independência financeira, é importante entender como esse indicador interfere nos seus investimentos.
- Consumo e Crescimento Econômico: Um alto nível de endividamento pode limitar o consumo das famílias, afetando as receitas das empresas e, por consequência, o desempenho das ações no mercado.
- Risco de Crédito: Para investimentos em renda fixa, o risco de crédito das instituições financeiras pode aumentar se as famílias começarem a ter dificuldades em pagar suas dívidas. Isso pode afetar diretamente o valor e a segurança de títulos de dívida e outros instrumentos de crédito.
Por exemplo, em um cenário de aumento do endividamento pode-se optar por investir em setores menos sensíveis às flutuações econômicas, como utilidades públicas e bens de primeira necessidade. Outro exemplo seria preferir títulos de bancos com classificações de risco mais altas ou garantidos pelo governo pode ser uma estratégia mais segura.
Infelizmente, muitos políticos acreditam que é possível fazer a economia crescer estimulando o endividamento das famílias. A história mostra que a festa das compras baseadas em dívidas dura pouco tempo e tende a mergulhar o país em uma crise econômica, como aconteceu em 2014 e 2015 no Brasil.
A educação financeira e o monitoramento contínuo dos indicadores econômicos são indispensáveis para quem busca não só preservar, mas também multiplicar seu patrimônio de forma inteligente e sustentável.
Gostou deste artigo? Continue aprendendo em 2 passos:
- Inscreva-se clicando aqui e receba um e-mail semanal com os conteúdos inéditos e gratuitos que produzimos.
- Junte-se à nossa comunidade! Participe do nosso grupo no Whatsapp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui) e seja o primeiro a saber sobre novos conteúdos.
Aprenda a fazer seu dinheiro trabalhar para você com nossos livros sobre investimentos: