O Brasil está iniciando um processo de integração com a Venezuela. Nessa terça-feira, 30/05/2023, Maduro e Lula se reunirão com outros nove presidentes sul-americanos para o encontro da Unasul, criada em 2008. Lula diz querer propor aos líderes a criação de um “novo mecanismo de integração” (fonte).

Como nossa economia será integrado com esse tipo de regime econômico e político, eu acho importante que você, pequeno investidor, conheça como funciona a economia na Venezuela através desse trecho de um documentário recente. O documentário mostra como a Venezuela foi tomada de assalto “democraticamente”, com apoio da população. Você verá depoimentos de pessoas que já foram pequenos empresários, profissionais liberais e trabalhadores. Todos eles vivem como refugiados no Brasil.

É sempre bom lembrar que não existe educação financeira nesse tipo de país. Não existe empreendedorismo, investimentos e qualquer possibilidade de se atingir algum nível de independência financeira.

Em países que seguem esse tipo de ideologia, apoiada pelo atual governo brasileiro, a população é lentamente enfraquecida. Todos se tornam cada vez mais dependentes do governo. A dominação ocorre através da propagação da miséria e da dependência econômica.

Nesse modelo que funciona na Venezuela, somente os políticos e as pessoas que trabalham para o governo são beneficiados (servidores públicos, militares e empresas amigas dos políticos).

Os empresários e investidores são os primeiros a fugirem do país, levando com eles grande parte dos empregos.

Depois ocorre a fuga de parte da classe média e muitos se tornam refugiados. A maior parte da população fica aprisionada no país. Organização dos Estados Americanos, somente 18% da população conseguiu fugir do país. Segundo a ENCOVI 2021, a pobreza atinge 94,5% da população e desses, 76,6% vivem na extrema pobreza (miséria total).

A moça no final do vídeo mostra o final dessa triste história. As famílias são destruídas e a sociedade é lentamente degradada e prostituída (em todos os sentidos).

Caso tenha interesse, aqui estão outros documentários sobre a vida na Venezuela:

 

Receba um aviso por e-mail quando novos artigos como esse forem publicados. Inscreva-se gratuitamente:

Apoie o Clube dos Poupadores investindo na sua educação financeira. Clique sobre os livros para conhecer e adquirir:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o Livro Como Proteger seu Patrimônio
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Conheça o Virtudes, Vícios e Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior
Livro Negro dos Im´óveis