O Brasil está iniciando um processo de integração com a Venezuela. Nessa terça-feira, 30/05/2023, Maduro e Lula se reunirão com outros nove presidentes sul-americanos para o encontro da Unasul, criada em 2008. Lula diz querer propor aos líderes a criação de um “novo mecanismo de integração” (fonte).
Como nossa economia será integrado com esse tipo de regime econômico e político, eu acho importante que você, pequeno investidor, conheça como funciona a economia na Venezuela através desse trecho de um documentário recente. O documentário mostra como a Venezuela foi tomada de assalto “democraticamente”, com apoio da população. Você verá depoimentos de pessoas que já foram pequenos empresários, profissionais liberais e trabalhadores. Todos eles vivem como refugiados no Brasil.
É sempre bom lembrar que não existe educação financeira nesse tipo de país. Não existe empreendedorismo, investimentos e qualquer possibilidade de se atingir algum nível de independência financeira.
Em países que seguem esse tipo de ideologia, apoiada pelo atual governo brasileiro, a população é lentamente enfraquecida. Todos se tornam cada vez mais dependentes do governo. A dominação ocorre através da propagação da miséria e da dependência econômica.
Nesse modelo que funciona na Venezuela, somente os políticos e as pessoas que trabalham para o governo são beneficiados (servidores públicos, militares e empresas amigas dos políticos).
Os empresários e investidores são os primeiros a fugirem do país, levando com eles grande parte dos empregos.
Depois ocorre a fuga de parte da classe média e muitos se tornam refugiados. A maior parte da população fica aprisionada no país. Organização dos Estados Americanos, somente 18% da população conseguiu fugir do país. Segundo a ENCOVI 2021, a pobreza atinge 94,5% da população e desses, 76,6% vivem na extrema pobreza (miséria total).
A moça no final do vídeo mostra o final dessa triste história. As famílias são destruídas e a sociedade é lentamente degradada e prostituída (em todos os sentidos).
Caso tenha interesse, aqui estão outros documentários sobre a vida na Venezuela:
- Venezuela: Por dentro do shopping de luxo que virou centro de tortura de presos políticos
- Documento Verdade mostra a situação dramática da Venezuela
- Dossiê Venezuela: Câmera Record acompanha de perto o drama da fome no país vizinho
Receba um aviso por e-mail quando novos artigos como esse forem publicados. Inscreva-se gratuitamente:
Muito triste mesmo Leandro,
Parabéns pelo artigo e por trazer a verdade que muitos não querem expor. Me pergunto se Lula realmente acredita que haja democracia na Venezuela ou se é apenas cinismo mesmo, pq é incrível a cara de pau com que ele fala sobre isso. E pensar que durante a campanha de 2022 o TSE proibiu os candidatos de mostrarem a estreita relação dele com Maduro. Torcer pra que o Brasil seja mais forte que essa ideologia nefasta.
Oi Júlio. Um erro que todos nós cometemos é o de não entender como funciona o pensamento das pessoas que seguem ideologias de esquerda, principalmente os políticos e seus pensadores. Esses valores morais e éticos que você tem e que eu tenho, não são compartilhados por eles. Para eles, moral e ética são fraquezas a serem exploradas. É por esse motivo que sempre temos a impressão de que são todos “caras de pau”, cínicos, mentirosos e imorais. Para eles, não é nada disso, pois a cabeça deles funciona de uma forma diferente. Para eles a verdade é relativa e pode ser manipulada e inventada, desde que consigam atingir os objetivos deles. Para eles, os fins justificam os meios. Para eles, a mentira é apenas um instrumento muito útil para atingir os objetivos deles. Como eles acreditam que os objetivos deles são muito bons, tudo vale a pena e qualquer ideia moral e ética apenas atrapalha. As pessoas precisam acordar para essa realidade, pois muita gente boa acaba acreditando nessas pessoas.
Boa noite.
Quer entender como esse pessoal funciona? Dá uma lida nesse livro aqui: A Mente Esquerdista. As Causas Psicológicas da Loucura Política.
Oi Bruno, vou deixar o link do livro que você recomendou aqui, realmente parece muito bom. Sobre o livro: “o autor usa sua experiência como psiquiatra para sugerir que o esquerdismo é impulsionado por sentimentos de inveja, gratificação imediata, controle sobre os outros, vitimização, e uma rejeição da realidade objetiva, todos os quais ele vê como aspectos de um estado mental disfuncional.”
Até chorei vendo o vídeo. Infelizmente as coisas estão ficando assustadoras no Brasil.. Já estão censurando a internet. (ainda nem aprovaram PEC da censura), aprovaram a PEC dos gastos (mais impostos).. A mídia comprada fica calada.. Multas e sanções bizarras, Google, Facebook, Telegram, e várias grandes empresas sendo censuradas.. Isso é muito triste, e como sempre, os mais pobres serão os mais afetados… Se preparem para o pior meu amigos. Se preparem.
Há 2 semanas peguei um ônibus com uma veneuelana, fiquei conversando com ela, ela disse que FUGIU da Venezuela, inclusive, muitos estão fazendo isso agora. Ela só disse coisas assustadoras e bizarras daquele país, das coisas terríveis que aquele DITADOR fez com a população.. E agora, o governo brasileiro recebe esse nojento com honras e ainda se une a ele, um novo projeto de integração Brasil x Venezuela..
Inclusive, a cabeça desse ditador vale R$ 26 milhões.. Enquanto isso, vemos o nosso país se integrando a ele..
Estejam preparados meus amigos.. Só vai piorar.. 🙁
Olá Novaes. Eu acho que vivemos um momento muito grave e as pessoas não estão percebendo.
Obrigada por compartilhar conosco o artigo, vídeo e link para outros documentários. É tao bom ver que ainda há pessoas como o professor que trabalham para mostrar a realidade de tudo o que está acontecendo de forma mais rápida e desenfreada do que eu inicialmente imaginava.
Obrigado, Bruna.
Leandro,
Infelizmente, acho que os brasileiros ainda vão levar muito na cabeça até conseguirem entender o que realmente significa a esquerda, o socialismo, etc.
Já viajei por muitos países e continentes. Aqui na América Latina, fica claro como as pessoas de países mais “sofridos” aprenderam na prática que o socialismo não funciona. Especialmente no Peru e no Equador, conversei com pessoas de diferentes esferas (taxistas, donos de pousada, trabalhadores do comércio e do turismo). Apesar de eu evitar iniciar uma conversa sobre política, o assunto frequentemente aparecia na conversa. Diferentemente dos artistas globais, dos influencers e dos europeus que vivem em uma bolha, as pessoas reais com quem falei realmente têm PAVOR da esquerda. Conversei com venezuelanos que fugiram do seu país para conseguirem se alimentar. Alguns já tinham conseguido levar a família, outros tinham emigrado sozinhos para iniciar a vida em outro país e depois trazer os parentes. Fui diversas vezes questionado se eu apoiava o molusco. Todos me perguntavam como era possível a população brasileira ter elegido ele novamente. Eu não tinha o que responder, e apenas falava que eu também não entendia, com uma mistura de tristeza e de vergonha pela situação do meu país.
Mas uma coisa ficou claríssima. Pessoas que já viveram em regimes socialistas possuem uma opinião unânime a respeito desta ideologia.
Olá Ricardo, obrigado por compartilhar sua experiência.
Fui aos prantos com os relatos, em particular o último. Partiu-me o coração de um modo tão avassalador que plangi comovidamente a desdita da moça. Eu daria um tiro na minha cabeça se minha mãe, minha esposa ou minha enteada fossem pungidas pelo desespero até uma situação como a retratada no conspecto da última refugiada; por isso não consigo sequer imaginar o grau de sofrimento que lhe oprime. Que Deus dê força às vítimas do comunismo até que possam ser resgatadas. Desventuradamente, a mentalidade revolucionária, mormente em sua expressão comunista, infiltra-se insidiosamente na consciência do homem comum e nas instituições de Estado até solapar a democracia, as liberdades individuais e, sobretudo e de forma agudamente violenta, a dignidade das pessoas; o corpo social começa a ser degradado até ser dissolvido; as famílias são destruídas; sem trabalho e liberdade, o destino de um povo é terrivelmente infausto; é neste contexto que a exceção – a prostituição, a fome, a prisão política, a eliminação de opositores etc. – convola-se numa regra.
Olá Marcelo. Essa mentalidade “revolucionária” é muito antiga e já destruiu muitos países e civilizações, desde o início.
Parabéns e que triste realidade, sou se fã
Obrigado Arthur