O Brasil está iniciando um processo de integração com a Venezuela. Nessa terça-feira, 30/05/2023, Maduro e Lula se reunirão com outros nove presidentes sul-americanos para o encontro da Unasul, criada em 2008. Lula diz querer propor aos líderes a criação de um “novo mecanismo de integração” (fonte).

Como nossa economia será integrado com esse tipo de regime econômico e político, eu acho importante que você, pequeno investidor, conheça como funciona a economia na Venezuela através desse trecho de um documentário recente. O documentário mostra como a Venezuela foi tomada de assalto “democraticamente”, com apoio da população. Você verá depoimentos de pessoas que já foram pequenos empresários, profissionais liberais e trabalhadores. Todos eles vivem como refugiados no Brasil.

É sempre bom lembrar que não existe educação financeira nesse tipo de país. Não existe empreendedorismo, investimentos e qualquer possibilidade de se atingir algum nível de independência financeira.

Em países que seguem esse tipo de ideologia, apoiada pelo atual governo brasileiro, a população é lentamente enfraquecida. Todos se tornam cada vez mais dependentes do governo. A dominação ocorre através da propagação da miséria e da dependência econômica.

Nesse modelo que funciona na Venezuela, somente os políticos e as pessoas que trabalham para o governo são beneficiados (servidores públicos, militares e empresas amigas dos políticos).

Os empresários e investidores são os primeiros a fugirem do país, levando com eles grande parte dos empregos.

Depois ocorre a fuga de parte da classe média e muitos se tornam refugiados. A maior parte da população fica aprisionada no país. Organização dos Estados Americanos, somente 18% da população conseguiu fugir do país. Segundo a ENCOVI 2021, a pobreza atinge 94,5% da população e desses, 76,6% vivem na extrema pobreza (miséria total).

A moça no final do vídeo mostra o final dessa triste história. As famílias são destruídas e a sociedade é lentamente degradada e prostituída (em todos os sentidos).

Caso tenha interesse, aqui estão outros documentários sobre a vida na Venezuela:

 

Gostou deste artigo? Continue aprendendo em 2 passos:

  1. Inscreva-se clicando aqui e receba um e-mail semanal com os conteúdos inéditos e gratuitos que produzimos.
  2. Junte-se à nossa comunidade! Participe do nosso grupo no Whatsapp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui) e seja o primeiro a saber sobre novos conteúdos.

Aprenda a fazer seu dinheiro trabalhar para você com nossos livros sobre investimentos: