O maior tesouro que você pode dar para seus filhos é a educação. Na verdade, a maior contribuição que você pode deixar para a humanidade é transformar crianças em grandes homens e mulheres.
A educação financeira é parte importante da educação para a vida. As pessoas precisam desenvolver uma relação ética e saudável com o dinheiro, quando ainda são pequenas. Tudo começa dentro da sua casa. A sociedade que teremos no futuro depende da competência de pais e mães do presente.
Escrevi este artigo com base no material produzido pela Ana Paula Hornos que é autora de livros infantis que ensinam educação financeira para crianças.
Segundo a autora, existem 5 princípios básicos de educação financeira que você deve ensinar para seus filhos desde pequenos.
Principio da Gratidão:
Você não precisa ter tudo para ser feliz, mas você precisa amar tudo que tem para ser feliz. É fundamental que você desenvolva em você e nos seus filhos, o principio da gratidão.
Se você não é agradecido pelo que possui e por tudo que conquistou, você sempre se sentirá insatisfeito, sempre existirá um vazio dentro de você. Mesmo que você consiga comprar tudo que o dinheiro pode comprar neste mundo, continuará infeliz se não for capaz de se sentir grato.
A gratidão não se resume a agradecer por tudo que podemos comprar. Devemos ser gratos pela oportunidade de estarmos vivos. Devemos agradecer pela comida que temos na nossa mesa. Você deve se sentir agradecido até quando faz xixi, pois neste exato momento existem pessoas fazendo hemodiálise por sofrerem de insuficiência renal. Estas pessoas adorariam fazer xixi novamente sem depender de equipamentos.
A gratidão é fundamental para que você possa se sentir feliz e satisfeito com a vida. A falta de gratidão é um verdadeiro veneno que pode nos conduzir para um descontrole emocional e financeiro. Curtir e apreciar o que temos é mais importante do que cultivar desejos e amores por coisas que não temos. Isto não significa que você deva se acomodar. Gratidão e acomodação são duas coisas diferentes.
Você não precisa enriquecer para depois ser grato. A gratidão é que enriquecerá e dará sentido para cada degrau alçado. Você não precisa ter acesso a produtos e serviços sofisticados para ser grato. Todos estes conceitos podem ser passados para seus filhos e a melhor forma de começar é praticando na sua vida. A Ana Hornos recomenda um exercício diário de gratidão. Você deve perguntar para seu filho por três coisas boas que aconteceram durante o dia, antes dele dormir.
Principio do Cuidado:
Você deve ensinar para o seu filho que devemos ter cuidado pela posse e a propriedade dos bens. Isto inclui o respeito que devemos ter pela propriedade alheia e a propriedade pública. Isto está relacionado com ensinamentos de éticas, honestidade e respeito ao próximo. Ela dá como exemplo o cuidado que as crianças devem ter com os brinquedos que possuem. Devemos aprender a zelar pelo que é nosso e respeitar o que é do outro. Quando a criança pega um livro ou um brinquedo emprestado, este bem também deve ser cuidado já que pertence a outra pessoa. As crianças precisam aprender que os objetos possuem valor financeiro e também valor sentimental.
A criança que recebe este tipo de educação respeita o patrimônio público, respeita os bens do próximo e sabe que aquilo que é achado possui dono. Nada pior do que ensinar para seus filhos que o achado não é roubado. Quem acha alguma coisa precisa procurar o seu dono.
Devemos respeitar o que é do próximo para que o próximo possa respeitar o que é nosso.
Certamente o Brasil seria muito melhor se os pais dos políticos corruptos tivessem se preocupado em ensinar o principio do cuidado com a propriedade e bens alheios.
Principio da Paciência:
As crianças e os adultos precisam aprender a ter paciência. As pessoas deveriam ser educadas para que pudessem planejar a compra daquilo que desejam. Ao planejar você trabalham, poupa, investe e realiza seu objetivo de consumo com um custo menor do que aquele que não tem paciência.
Quem não sabe esperar, pede dinheiro emprestado para consumir agora, mesmo que isto comprometa boa parte da sua renda futura com o pagamento de juros. Você não vai querer que o seu filho gaste grande parte da vida trabalhando para pagar juros, para os outros, por não ter paciência.
Tudo tem seu tempo. Tudo precisa ser planejado. O dinheiro no tempo possui um custo. Você pode ganhar dinheiro se souber poupar e investir para depois comprar ou pode perder dinheiro se comprar financiado e ficar bastante tempo pagando juros para os outros.
Principio do Valor do Trabalho:
As crianças precisam aprender o valor do trabalho. Precisam saber que a melhor forma de ganhar dinheiro é através do trabalho útil e de valor que ela for capaz de oferecer para a sociedade. Dinheiro só tem valor se for ganho com honestidade, fruto de um trabalho bem feito.
Cuidado para não fazer com que o seu filho acredite que o trabalho é uma coisa chata e negativa. É muito comum ver pessoas frustradas com o trabalho que possuem e infelizes com suas profissões. Pessoas que trabalham naquilo que não gostam, transmitirem para os filhos a ideia de que trabalhar é quase como um castigo, um mal necessário, algo ruim que precisa ser feito para que se possa ter dinheiro no final do mês. Existem pessoas que comunicam para os filhos que trabalho é aquela coisa chata que precisa ser feita entre um fim de semana e o outro.
O trabalho não é um fardo, ele é uma graça. O trabalho dignifica as pessoas. Servir é a razão existencial de todos nós. Se você é infeliz trabalhando, o problema não está no trabalho, o problema está nas escolhas profissionais erradas que você fez no passado. Provavelmente você não trabalha com aquilo que gosta ou no que tem aptidão. Permita que o seu filho escolha a carreira que ele tem afinidade e não a carreira que é mais bem remunerada. Bons profissionais sempre são bem remunerados ou agraciados com boas oportunidades.
Principio da Doação:
Você também deve ensinar para os seus filhos o principio da doação. Não estou falando em doar dinheiro para uma casa de caridade. Isto também é doação, mas não se resume a isto. O tempo que dedico escrevendo artigos gratuitos para ajudar as pessoas que não sabem a importância de investir na própria educação financeira, é uma forma de doação. Esta doação faz bem para os outros e também para mim já que aprendo ensinando, divulgo o trabalho que desenvolvo e recebo a gratidão de todos quando o trabalho atinge o objetivo.
As pessoas se enganam ao acreditarem que doação se faz apenas com dinheiro. Doa dinheiro quem não tem nada mais valioso para doar ao próximo. Você também pode doar seu tempo e sua atenção que são igualmente valiosos.
A doação, a gratidão, o trabalho, a paciência e o cuidado que devemos temos pelo que é nosso e pelo que é do outro (ética) são a base para uma vida feliz. Estes tópicos estão mais relacionados com a educação financeira do que você é capaz de imaginar. Assista ao vídeo e compartilhe este artigo com seus amigos que possuem filhos.
Livros de Educação Financeira para Crianças (Grátis)
O Governo Federal, com patrocínio de grandes bancos como o Itaú, oferecem três livros de educação financeira para crianças que estão no ensino médio. São livros gratuitos, você pode baixar a versão para alunos e a versão para professores. Se a escola dos seus filhos não possui aulas de educação financeira, você pode dar estas aulas em casa. Baixe os livros acessando aqui.