Você já deve ter ouvido uma frase que diz: “O preguiçoso anda tão devagar que a pobreza facilmente o alcança”.
Existe outra que diz: “A preguiça é a mãe de todos os vícios”.
A preguiça é um problema antigo na humanidade. Ela aparece em textos antigos e pode até ser considerada pecado em algumas religiões. A preguiça não afeta só a sua vida financeira. Também afeta sua saúde e sua vida familiar. A preguiça se manifesta em muitas áreas da sua vida e precisa ser combatida diariamente, já que as consequências que ela produz sempre são inevitáveis e danosas.
Preguiça no aprendizado: Esta é uma das mais graves, pois prejudica todas as outras. As pessoas que tem preguiça de aprender não adquirem o conhecimento que precisam para se desenvolverem e se destacarem profissionalmente. Não conseguem acessar os conhecimentos necessários para uma boa educação financeira. Não aprendem como cuidar da própria saúde e nem como lidar com as pessoas (cônjuge, filhos, amigos, funcionários, chefes etc.) Existe conhecimento disponível sobre todas as áreas da sua vida. Eles poderiam te ajudar a resolver seus problemas. A preguiça funciona como uma barreira que te separa do conhecimento e sem conhecimento você só consegue aprender através do sofrimento (erros e experiências negativas).
Preguiça no trabalho: As empresas sabem identificar os profissionais preguiçosos. Quando decidem promover um funcionário para cargos mais elevados, os preguiçosos ficam de fora. Quando decidem aumentar o salário dos melhores funcionários, os preguiçosos são esquecidos. Quando a empresa passa por dificuldades, os primeiros demitidos são os mais preguiçosos. O mesmo acontece com os profissionais liberais e pequenos empresários. Os clientes sabem identificar os prestadores de serviços e os comerciantes preguiçosos. Isto se reflete na qualidade daquilo que estão vendendo. As pessoas fogem dos profissionais preguiçosos e dos seus negócios. Os fracassos profissional e financeiro andam de mãos dadas com a preguiça.
Preguiça na saúde: É muito comum encontrar pessoas profissionalmente e financeiramente bem-sucedidas que são preguiçosas na saúde. São pessoas que trabalham muito, não possuem nenhuma preguiça no trabalho ou nos estudos. Estão sempre aprendendo mais e trabalhando mais. Os resultados financeiros de quem estuda muito e trabalha muito são inevitáveis. Pessoas que enriqueceram na vida costumam ter hábitos como trabalhar muito, estudar e planejar muito. A preguiça parece passar bem longe do trabalho. O problema ocorre quando eles canalizam toda a preguiça que possuem para a área da saúde. São pessoas sedentárias, que não praticam nenhum esporte e sentem preguiça de cuidar da saúde. Nunca sobra tempo para pensar nisso, quando na verdade o que existe é preguiça.
Preguiça na vida familiar: O mesmo exemplo ocorre na área familiar. Existem pessoas que não possuem preguiça no trabalho e nem no aprendizado, mas são muito preguiçosas quando precisam lidar com as pessoas, principalmente com esposa, marido, filhos e amigos. Existem aqueles que sofrem de preguiça social. Muitas pessoas profissionalmente bem-sucedidas, chegam em casa depois de um dia de trabalho e sentem enorme preguiça de dar atenção para a esposa, marido e filhos.
Atividades preguiçosas: O tempo que você gasta nas redes sociais (smartphone, tablets e computador), games, assistindo televisão, podem ser atividades que refletem um comportamento preguiçoso. É claro que as pessoas devem dedicar um tempo para a diversão. Estes momentos de diversão não deveriam atrapalhar outras atividades como o convívio familiar e social (real), não deveriam reduzir sua produtividade no trabalho e não deveria contribuir com seu sedentarismo.
Qual é a preguiça que limita a sua vida?
Gostou deste artigo? Continue aprendendo em 2 passos:
- Inscreva-se clicando aqui e receba um e-mail semanal com os conteúdos inéditos e gratuitos que produzimos.
- Junte-se à nossa comunidade! Participe do nosso grupo no Whatsapp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui) e seja o primeiro a saber sobre novos conteúdos.
Aprenda a fazer seu dinheiro trabalhar para você com nossos livros sobre investimentos: