Não existe relação entre atingir a independência financeira e ser rico, considerando o que representa ser rico no imaginário popular.

A independência financeira está relacionada com ser livre.

Atingir a independência financeira é se libertar total ou parcialmente da necessidade de vender o seu tempo trabalhado em troca da renda que você precisa mensalmente para pagar pelo seu estilo de vida.

Independência financeira é ter o seu tempo de volta para que você possa fazer o que bem entender com ele.

Se o seu estilo de vida for muito sofisticado, atingir essa independência exigirá mais sacrifícios para poupar e mais conhecimentos para investir.

Se o seu estilo de vida for mais simples ou minimalista, atingir essa independência exigirá menos sacrifícios. Você terá que investir em conhecimentos para que os seus investimentos possam gerar a renda que você precisa para bancar o seu estilo de vida.

Muitos que buscam a independência financeira também passam a adotar um estilo de vida mais simples ou aquilo que muitos chamam de minimalista.

A busca da independência financeira também não tem relação com ser pão duro.

Quem busca a independência financeira geralmente compra bens de alta qualidade e grande durabilidade. Essas pessoas evitam comprar objetos da moda e buscam tudo aquilo que é clássico e atemporal. Bens que duram muito não costumam ser os mais baratos, mas seu custo será diluído pelo grande tempo de uso.

Existem pessoas que passam a vida toda trabalhando para pagar prestações de inúmeros eletrônicos caros, veículos e até imóveis. É uma troca frenética por produtos e bens cada vez mais caros e muitas vezes isso é feito sem a menor necessidade. Isso drena todos os recursos que elas precisam para se tornarem independentes.

Quanto menos você desperdiçar dinheiro com modismos, consumismo, exibicionismos, ostentação e outros comportamentos estimulados pelas empresas, que gastam fortunas com anúncios e influenciadores, mais dinheiro você terá para acumular investimentos (ativos) geradores de renda.

O objetivo de quem busca a independência financeira não é ficar rico, é ficar livre. A ideia é reduzir a sua dependência da venda do seu trabalho mensalmente enquanto você aumenta a geração de renda passiva através do patrimônio que você acumulou.

É isso que vai permitir que você tenha o seu tempo de volta, ou seja, sua independência e liberdade sobre o seu tempo.

O que acontece é que as pessoas são motivadas a consumirem cada vez mais. Para isso, elas precisam trabalhar cada vez mais ficando sem o seu precioso tempo, que é a nossa maior riqueza.

Quando você não tem tempo, geralmente não consegue investir em outras riquezas da vida como saúde, conhecimento e relacionamentos. Você também não terá tempo para investir na prática da sua espiritualidade, religiosidade ou algo que favoreça a sua saúde mental e emocional.

Existem muitos tipos de riqueza, mas para construir e manter todos esses tipos de riqueza é necessário ter tempo livre e algum dinheiro.

Ter dinheiro e não ter tempo livre é tão ruim quanto ter muito tempo livre e não ter dinheiro.

O objetivo ao investir para gerar uma renda que traga um maior nível de independência financeira é a busca de um equilíbrio entre ter algum tempo livre e ter dinheiro ao mesmo tempo.

As vezes eu converso com pessoas que acreditam existir uma relação entre buscar a independência financeira e buscar uma riqueza que possa ser ostentada. Talvez você conheça pessoas nessa situação. Recomende este artigo para ela.

Para se aprofundar neste tema eu recomendo a leitura do meu livro sobre Independência Financeira. Ele acompanha conhecimentos e simuladores que ajudam a planejar a sua independência.

Quanto antes você dominar esses conhecimentos, melhor será. Você também pode criar uma tradição familiar de independência ao dominar esses ensinamentos, pois você poderá transmiti-los para os seus parentes, filhos e netos.

Receba atualizações semanais sobre novos artigos publicados: Inscreva seu e-mail aqui.

Apoie o Clube dos Poupadores investindo na sua educação financeira. Clique sobre os livros para conhecer e adquirir:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior