Aprenda como consultar a lista de todos os BDRs (não patrocinados) negociados na bolsa de valores brasileira para que você possa fazer os seus estudos. Tenha acesso ao gráficos de preços (do BDR e da ação), saiba em qual ação o BDR investe, qual o setor da economia e a bolsa de valores no exterior. Use o sistema de busca e de ordenação dos BDRs e seus setores. Para consultar os BDRs de ETFs visite o guia de ETFs.

Como acessar os BDRs Listados

Para acessar o Guia de BDRs Listados visite aqui ou use o endereço https://clubedospoupadores.com/guia/bdrs. Leia as orientações abaixo para entender como ele funciona.

Clicando sobre o título de cada coluna é possível reordenar a lista por ordem alfabética crescente ou decrescente. Exemplo: ao clicar sobre a palavra “Setor” você terá os BDRs agrupados por setor da economia.

Clicando sobre o código do BDR você terá o gráfico de preços do BDR negociado na bolsa brasileira em reais. Clicando sobre o código da ação você terá acesso ao gráfico da ação negociada na bolsa de valores no exterior em dólares.

O gráfico de preços conta com médias móveis e volume. No gráfico de preço da ação onde o BDR investe, na lateral direita do gráfico, existem algumas informações sobre os fundamentos financeiros da empresa.

É importante destacar que ao investir em BDRs você estará exposto(a) ao movimento do preço da ação e ao movimento do preço do dólar. Podemos dizer que existe uma dupla exposição. Se os preços da ação e do dólar subirem você terá uma alta potencializada no preço do BDR. Já se o preço da ação cair e o preço do dólar subir, um movimento tende a amenizar ou até a anular o outro. O pior cenário seria a queda do preço da ação e do dólar ao mesmo tempo.

Para aprender a investir diretamente em ações no exterior (em dólares) de uma forma fácil, rápida e prática leia o livro Como Investir no Exterior.

Para aprender a montar carteiras de investimentos utilizando renda fixa e renda variável (ações, ETFs, BDRs, fundos imobiliários etc.) leia o livro sobre como montar carteiras de investimentos. O livro ajuda você a montar e simular o desempenho das suas carteiras com base em dados históricos.

O que é um BDR?

A siga BDR significa “Brazilian Depositary Receipt”. Um BDR é um certificado de depósito de ações estrangeiras negociado na bolsa brasileira. É uma forma rápida e indireta de investir reais em ativos dolarizados negociados lá fora. O procedimento de compra e venda de BDRs na bolsa de valores brasileira é igual ao das ações, fundos imobiliários e outros ativos negociados nas corretoras nacionais.

Para cada BDR negociada no Brasil existem ações depositadas no exterior que representam esses BDRs, ou seja, os BDRs são recibos lastreados em ações guardadas no exterior em uma instituição financeira depositária. Dessa forma, para emitir BDRs na bolsa a instituição depositária compra ações no exterior, criando o lastro para o recibo negociado.

É vantajoso?

A principal vantagem do BDR está na praticidade de investir indiretamente em ações negociadas no exterior através de corretoras nacionais e da bolsa brasileira. Por outro lado existem algumas desvantagens.

A primeira desvantagem que você logo perceberá é a baixa liquidez. Existem muitos BDRs que são pouco negociados, ou seja, existem poucos compradores e vendedores negociando esses ativos na bolsa diariamente e isso pode produzir grandes variações ou saltos (gaps) nos preços dos BDRs durante o dia. A falta de liquidez também cria uma uma grande diferença entre o melhor preço de compra e o melhor preço de venda dos BDRs.

Outra desvantagem está nos impostos. Quando você investe diretamente em ações através de uma corretora no exterior há uma isenção de imposto de renda sobre ganho de capital para vendas mensais de até 35 mil reais. Quando você investe através dos BDRs não há qualquer tipo de isenção. Qualquer valor apurado com a venda de BDRs terá o lucro tributado em 15%. Já se você tem conta em uma corretora no exterior, como ensino no livro, você não pagará imposto sobre os ganhos ao vender BDRs, bastando que as vendas não ultrapassem o limite de R$ 35 mil no mês.

Por fim, outra desvantagem de investir em BDRs são os custos mais elevados. Quanto as ações representadas pelo BDR pagam dividendos a instituição financeira por trás do BDR pode ficar com uma parte desses dividendos. Isso não acontece quando você investe diretamente em ações no exterior.

Aprenda a investir no Exterior

Esta é a sua porta de entrada para o mercado financeiro global. Tudo em um único livro: aprenda a investir em açõesfundos imobiliários (REITs) e ETFs de renda fixa, variável, de moedas e commodities. Aprenda a abrir uma conta no exterior, enviar recursos para investir e recolher impostos sobre os ganhos. Receba dividendos e ganhos em moeda forte (dólares) enquanto mantem parte do seu patrimônio protegido dos problemas políticos e econômicos do Brasil.

Receba atualizações semanais sobre novos artigos publicados: Inscreva seu e-mail aqui.

Apoie o Clube dos Poupadores investindo na sua educação financeira. Clique sobre os livros para conhecer e adquirir:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior