Gráfico atualizado em tempo real do FXB, maior ETF que investe em libra esterlina que é a moeda do Reino Unido.


Como investir na libra esterlina

A libra esterlina está entre as moedas mais negociadas do mundo, ficando atrás apenas do dólar, euro e iene japonês em volume diário. A libra esterlina representa cerca de 13% do volume de negociação nos mercados de câmbio por dia. Os pares de moedas mais comuns envolvendo a libra britânica são o euro (EUR/GBP) e o dólar americano (GBP/USD).

Antes da Primeira Guerra Mundial, o Reino Unido usou o padrão-ouro para definir o valor da libra britânica. No início da Primeira Guerra Mundial, o país abandonou o padrão-ouro, depois restabeleceu-o no pós-guerra de 1925, apenas para abandoná-lo novamente durante a Grande Depressão.

Em 2002, quando o euro se tornou a moeda comum da maioria dos países membros da União Europeia, o Reino Unido optou por não a adotar e manteve o GBP como sua moeda oficial.

A forma mais fácil para investir em moedas é através de ETFs. Um ETF é um fundo negociado em bolsa que pode ser adquirido por qualquer investidor brasileiro através de uma corretora nos EUA.

O ETF que utiliza o código FXB (Invesco CurrencyShares British Pound Sterling Trust) investe em libras esterlinas físicas, ou seja, o gestor do ETF mantém libras em uma conta de depósito no JPMorgan, maior banco dos EUA e um dos maiores do mundo. Este ETF oferece ao investidor uma exposição a variações no valor da libra em relação ao dólar americano.

O investidor pode decidir investir na libra com o objetivo de obter ganhos em prazos mais curtos por acreditar que o dólar americano irá se enfraquecer diante da libra. É possível acompanhar o preço da libra em dólares visitando aqui.

Este é um artigo educativo e não representa uma recomendação de investimento. Para aprender a investir em ETFs de moedas como o FXB e ações no exterior leia o livro Como Investir no Exterior.

Se você quiser aprender mais sobre investimentos e educação financeira acompanhe os artigos que escrevo semanalmente aqui no Clube dos Poupadores. Eu aviso todos os leitores inscritos quando existem novidades. Para se tornar um leitor inscrito gratuitamente basta preencher o formulário e depois confirmar sua inscrição através do e-mail que enviarei para você.

Informe o seu e-mail:

Aprenda a investir:

Livros que escrevi para ajudar você a melhorar os seus resultados financeiros:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior