Todos os anos as pessoas definem objetivos e se esquecem da estratégia. Não adianta ter objetivos para o ano se você não dedicar tempo e energia para traçar a estratégia que utilizará para atingir seus objetivos. É por isto que os anos passam e você não consegue atingir todos os objetivos que traçou.

A palavra “estratégia” vem do grego e está relacionada com a guerra. Viver não deixa de ser uma longa batalha, onde seu principal inimigo é você mesmo. Veremos, mais na frente, que grande parte dos inimigos que te impedem de atingir seus objetivos estão dentro de você. A luta é entre você e você mesmo. Colocar a culpa no outro não vai resolver e fará você perder tempo.

Uma definição de estratégia que gosto:

Estratégia é a arte de aplicar com eficácia os recursos de que se dispõe ou de explorar as condições favoráveis de que porventura se desfrute, visando ao alcance de determinados objetivos.

Você possui uma estratégia (um plano) para aproveitar as oportunidades e os recursos que você já possui (seu dinheiro, seu conhecimento, sua força de trabalho, seu tempo etc) para atingir os objetivos que você escolheu na sua vida?

Se você ainda não definiu objetivos para sua vida, comece logo. Defina seus objetivos. Se você já tem objetivos comece a pensar nas estratégias. Se você já tem estratégias, avalie os resultados e se for o caso mude suas táticas.

Normalmente as pessoas se preocupam mais em aprender táticas sem terem uma estratégia definida.

A pessoa que pretende aprender como obter uma rentabilidade maior nos investimentos está preocupada com as táticas e nem sempre possui uma estratégia para a vida. Muitos leitores aqui do Clube dos Poupadores se preocupam muito com táticas e esquecem-se do plano, ou seja, esquecem-se de elaborar uma estratégia.

Tática é a habilidade de fazer, enquanto a estratégia é planejar o que deve ser feito para se atingir seus objetivos.

O que você poderia fazer agora?

1) Definia objetivos de curto, médio e longo prazo. Curto (1 ano), Médio (5 anos), Longo (10 anos). Estes prazos são apenas sugestões. Nosso cérebro só funciona com objetivos claros. Se você não tem um objetivo, você não sabe para onde ir, não sabe que caminhos seguir, não consegue enxergar as oportunidades que aparecem a todo o momento.

2) Reflita sobre o que você precisa fazer agora para atingir estes objetivos no futuro. Você precisa elaborar um plano de ação e isto vai exigir tempo. Não se prepara um plano em alguns minutos e nem do dia para a noite. Um plano é uma coisa que você precisa elaborar com paciência e muita reflexão. Materialize este plano o tirando da sua cabeça e colocando no papel ou no seu computador. Seu cérebro precisa de números, datas, prazos e dados concretos. Descreva claramente onde você se encontra, para onde pretende ir e o que falta (novos conhecimentos, decisões, atitudes, recursos etc.) para atingir seus objetivos.

3) Aprenda mais. Esteja aberto para aprender mais. Invista mais tempo estudando. Estudar não é chato quando você sabe por qual motivo está estudando. Se duas pessoas estiverem diante de uma oportunidade, só aquela que teve mais acesso a educação terá capacidade de enxergar e aproveitar esta oportunidade, mesmo que esteja diante dos olhos. Aprenda mais sobre aquilo que você sabe pouco. Você já sabe quais são suas dificuldades e limitações. Você sabe o que deveria aprender para melhorar diversos aspectos da sua vida profissional, financeira e até emocional. As livrarias estão repletas de livros que custam valores insignificantes. Muitos autores gastam uma vida inteira estudando um assunto para disponibilizar tudo que aprenderam de forma didática a troco de algumas dezenas de reais. Normalmente as pessoas gastam mais dinheiro com bebidas alcoólicas durante a vida do que com livros e cursos. Normalmente as pessoas reclamam mais dos preços dos livros do que do preço das bebidas alcoólicas. Não existe nada que justifique viver na ignorância nos dias de hoje.

4) Duvide das suas certezas. Você tem uma opinião formada sobre tudo? Você pode ter um problema. Duvide um pouco de você mesmo e esteja mais aberto para aprender mais e mudar de opiniões. Muitas vezes acumulamos crenças limitadoras sobre diversos assuntos, principalmente na área financeira e profissional.

5) Acompanhe mais o noticiário econômico. Acompanhar notícias sobre esporte, novela, filmes, celebridades é um entretenimento como qualquer um, só que muitas vezes consome todo tempo que você poderia utilizar para saber mais sobre a realidade econômica que pode atingir sua vida.

6) Para ter resultados diferentes no futuro você precisa fazer alguma coisa diferente agora. Fazer o mesmo, como sempre foi feito, não mudará seus resultados. Se você deve, quite suas dívidas. Se você não poupa, comece a poupar. Se você poupa, comece a investir. Se você investe, comece a diversificar. Não importa em que degrau você se encontra, sempre existem mais degraus para subir até atingir sua autorrealização.

 

Receba um aviso por e-mail quando novos artigos como esse forem publicados. Inscreva-se gratuitamente:

Apoie o Clube dos Poupadores investindo na sua educação financeira. Clique sobre os livros para conhecer e adquirir:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o Livro Como Proteger seu Patrimônio
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Conheça o Virtudes, Vícios e Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior
Livro Negro dos Im´óveis