Isso é um alerta para você que está procurando saber por qual motivo a bolsa está caindo ou subindo hoje, durante esta semana ou nos últimos meses.

Os sites de notícias sobre investimentos se tornaram especialistas em criar narrativas.

Dependendo do viés de cada site, motivos diferentes vão surgir para justificar o complexo comportamento da grande massa de investidores que compõem o mercado.

Embora eventos econômicos e políticos ocorridos no Brasil possam interferir nos preços das ações na bolsa brasileira, nem sempre esses eventos são tão relevantes quanto a influência que sofremos vindas do exterior. Vamos entender isso com um exemplo.

O gráfico acima mostra índice Bovespa dolarizado (linha clara) que é composto por uma carteira com as principais ações negociadas na bolsa brasileira. A linha amarela representa um índice composto por ações de empresas americanas com a seguinte composição: 1/3 de ações de empresas de petróleo, 1/3 de empresas do setor financeiro e 1/3 de ações de empresas do setor de commodities (fonte).

É fácil observar que existe uma forte correlação entre os movimentos dos dois índices. Embora o mercado americano de petróleo, setor financeiro e de commodities não tenha qualquer relação as consequências de eventos econômicos e políticos do Brasil, existe uma correlação com o que acontece com a bolsa brasileira. As ações dos dois índices estão se movimentando na mesma direção em 2022.

O fato é que os três setores com maior peso na bolsa brasileira são o setor de petróleo, financeiro e commodities que possuem movimentos ditados pelo mercado internacional.

Vamos ver outro exemplo comparando o comportamento da bolsa brasileira com a bolsa de um país bem distante que é a Austrália.

Na linha azul temos a variação do preço do EWZ que é o ETF composto por ações de empresas brasileiras mais negociado no exterior. A linha laranja é o EWA que é o ETF composto por ações de empresas australianas. Os dois ETFs são dolarizados e negociados nas bolsas americanas. Observe que na maior parte do tempo os gráficos se movimentam na mesma direção.

O gráfico de área azul, na base da imagem, é a correlação entre EWZ e EWA. Quanto mais esse gráfico está próximo de 1, maior a correlação entre os dois ativos. Quando dois ativos estão correlacionados, eles se movimentam na mesma direção. Quando esse indicador está próximo de -1 temos uma correlação inversa, ou seja, os ativos se movimentam em direção oposta. Se você observar um gráfico como esse de longo prazo verá que na maior parte do tempo a bolsa brasileira se movimenta na mesma direção da bolsa australiana. Isso significa os eventos políticos e econômicos específicos da Austrália e do Brasil são menos relevantes do que podemos imaginar para ditar os movimentos das duas bolsas nesse horizonte de tempo.

Os setores com maior peso nos dois ETFs são semelhantes. A imagem abaixo mostra que 26,51% do EWZ é composto por ações de empresas brasileiras do setor financeiro, 16,99% são ações de minério e 16,67% de “minerais de energia” como o petróleo.

No EWA também temos um peso elevado para o setor financeiro, mineração e minerais de energia.

A correlação também poderia ser observada se você considerasse apenas as ações do setor financeiro, mineração e petróleo dos EUA, como vimos no primeiro gráfico do artigo, ou com ações desses setores em igual proporção de praticamente qualquer país. Dois fatores que possuem peso importante no movimento da bolsa é a cotação do dólar (preço do dólar em reais) e se estamos em um ciclo de alta ou queda dos juros.

Receba atualizações semanais sobre novos artigos publicados: Inscreva seu e-mail aqui.

Apoie o Clube dos Poupadores investindo na sua educação financeira. Clique sobre os livros para conhecer e adquirir:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior