O M4 é o agregador monetário mais amplo medido pelo Banco Central do Brasil. Inclui todos os componentes do M3, além de:
- Títulos públicos federais detidos pelo público (fora do Banco Central): São títulos que representam a dívida federal emitidos pelo Tesouro Nacional e negociados no mercado financeiro.
O M3 é composto por Fundos de investimento + M2. Já o M2 é a soma do M1 (moeda em poder do público e depósitos à vista) com os depósitos de poupança e títulos emitidos por instituições financeiras (letras financeiras, CDB e depósitos a prazo);
Dessa forma o M4 é um indicador da liquidez mais ampla na economia. O M4 representa uma grande variedade de ativos financeiros que tem alto grau de liquidez (facilidade de se transformar em dinheiro). O Banco Central monitora o M4 para entender as tendências mais amplas de liquidez e como isso pode afetar a inflação. Economistas e analistas financeiros utilizam o M4 juntamente com outros indicadores para compreender o comportamento da economia.
Os valores no gráfico são expressos em 1000, ou seja, se a legenda mostra 12 B, temos 12 mil bilhões que equivale a 12 trilhões.