Não importa o que você faça. Você sempre será alvo de críticas quando decidir prosperar financeiramente ou evoluir como pessoa.
Parece ser ofensivo e muito perigoso para o ego das outras pessoas perceber que você está fazendo aquilo que elas não são capazes de fazer.
O seu sucesso pode jogar na cara das pessoas que elas também poderiam conquistar o mesmo se reclamassem menos e se esforçassem mais.
Te criticar pode ser uma forma das pessoas se sentirem melhores com elas mesmas.
A animação acima ilustra a realidade. Não importa como você está caminhando pela vida. Sempre teremos pessoas paradas no meio do caminho criticando aquele que está se movimentando.
Existem dois tipos de críticas:
Crítica ofensiva: é uma crítica gratuita, não solicitada e que não apresenta uma solução de melhoria. Ninguém perde tempo com você de graça. Se a pessoa não está ganhando nada criticando você, provavelmente ela faz a crítica para satisfação própria. Pode ser uma forma que ela encontrou para se sentir melhor por não ter feito nada para melhorar a própria vida. É por esse motivo que as críticas ofensivas são largamente distribuídas por pessoas estranhas que perdem tempo criticando você.
Crítica construtiva: pode ser uma crítica paga (consultoria), uma crítica que você solicitou a alguém que você considera importante ou uma crítica gratuita oferecida por alguém que realmente se importa com você. A crítica construtiva costuma ser oferecida junto com uma solução para o problema. Se a crítica não acompanha uma solução provavelmente o objetivo do crítico foi o de te ofender.
Também existem críticas baseadas em um estado de ignorância. Se a pessoa que está te criticando ignora que você tem oportunidades, conhecimentos e experiências que ela não possui, ela tenderá a criticar com base na própria realidade.
Críticas construtivas de pessoas que entendem a sua realidade devem ser avaliadas com atenção.
Muitas oportunidades são perdidas por pessoas que não aceitam as críticas, já que a única maneira de não receber qualquer crítica é não fazer nada e não falar nada.
Muito dinheiro é gasto ou perdido tentando agradar todas as pessoas para que nunca exista qualquer motivo para receber críticas.
Existem muitas pessoas que não cuidam da própria vida e utilizam todo o tempo e a energia que possuem para criticar o mundo. É como se essas críticas contra o outro pudessem tornar o mundo melhor sem que elas façam a parte delas, que é trabalhar para melhorar a própria vida sem transferir a responsabilidade dos seus fracassos para os outros.
Veja o que diz o psicólogo clínico Jordan Bernt Peterson, autor de excelentes livros.
Jordan Peterson fala sobre a relação entre ideologia política e um perfil de pessoa que no lugar de arrumar a bagunça da própria vida exige que os outros arrumem sua própria bagunça e a bagunça do mundo.
Gostou deste artigo? Continue aprendendo em 2 passos:
- Inscreva-se clicando aqui e receba um e-mail semanal com os conteúdos inéditos e gratuitos que produzimos.
- Junte-se à nossa comunidade! Participe do nosso grupo no Whatsapp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui) e seja o primeiro a saber sobre novos conteúdos.