Veja a mensagem de uma jovem que está circulando nas redes sociais sobre “desinventar” as consequências desastrosas da impressão de dinheiro que muitos estão pregando como solução para governos que querem gastar mais do que arrecadam. Existem muitos políticos e influenciadores induzindo a população ao erro sobre esse assunto. Veja a publicação que fiz em uma rede social (fonte) e leia a minha resposta para a moça.

A falta de educação financeira da população coloca todos nós em risco.

Vou tentar explicar o problema para que qualquer criança possas entender.

Esprema três laranjas em um recipiente bem grande e prove o sabor do suco. O valor está no suco puro das três laranjas espremidas.

Agora adicione 1 litro de água nessa vasilha e prove. Logo depois adicione 10 litros de água na mesma vasilha e prove.

Por fim, adicione 100 litros de água na vasilha com o suco das mesmas três laranjas e prove.

Quanto mais água, menos valor terá esse suco feito com 3 laranjas. Com o dinheiro é a mesma coisa.

Os produtos que as empresas e as pessoas produzem trabalhando são como as laranjas. A água é como o dinheiro que funciona apenas como meio de troca.

Adicionar água faz o suco perder valor. Adicionar laranja faz o suco se valorizar.

Países ricos produzem muita laranja e seu dinheiro não perde valor. Países pobres produzem pouca laranja e muito dinheiro sem lastro.

Quando o governo imprime dinheiro sem que empresas e as pessoas tenham produzido algo para ser vendido, esse dinheiro perderá o seu valor imediatamente.

Será necessário cada vez mais dinheiro para comprar as mesmas coisas. Existirá mais dinheiro disponível (mais meios de troca) do que produtos para serem comprados com ele.

Não é possível “desinventar” isso. Não é possível olhar para 100 litros de água com o suco de três laranjas e “decidir que não”.

O governo não é uma divindade capaz de transformar água em vinho. Para ter vinho é necessário que alguém plante a videira, regue, adube e cuide até colher uvas que serão processadas com muito trabalho para que se faça o vinho. Não existe mágica.

O pensamento mágico é infantil, perigoso e países vizinhos estão sendo destruídos nesse momento graças a falta de educação financeira da população.

Eduque financeiramente os seus filhos, seus amigos e vizinhos e evite uma desgraça ainda maior no futuro.

Dois exemplos de país com economias destruídas pela impressão descontrolada de dinheiro por parte de um governo que gasta mais do que arrecada são a Venezuela e a Argentina. No caso da Venezuela chega a faltar papel no país para imprimir tanto dinheiro sem valor.

É impossível viver em um país com inflação de 1.000.000% ao ano provocada pela impressão e dinheiro. Veja o depoimento de uma mulher que fugiu da Venezuela. Ela diz que os jovens venezuelanos de hoje foram vítimas dos próprios pais, pois um dia eles elegeram e comemoraram a eleição de um presidente de esquerda alinhado com o socialismo. Ela descreve o que talvez seja o futuro do Brasil se a população não for educada financeiramente e continuar apoiando políticos que seguem ideologias que desrespeitam as leis básicas do dinheiro.

Eu recomendo que você invista na sua educação financeira. Aprenda como funciona todos os investimentos (conheça todos os meus livros) para que você possa tomar decisões livremente, sem seguir as opiniões de influenciadores e funcionários de bancos e corretoras. Você precisa se tornar interdependente nas suas decisões no ambiente que temos hoje.

Até as crianças sabem que imprimir dinheiro provoca hiperinflação ou a perda generalizada do valor do dinheiro. Isso já foi tema de desenho infantil na década de 90. Assista ao vídeo e mostre para os seus filhos:

Receba um aviso por e-mail quando novos artigos como esse forem publicados. Inscreva-se gratuitamente:

Apoie o Clube dos Poupadores investindo na sua educação financeira. Clique sobre os livros para conhecer e adquirir:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior