Clique para assistir ao vídeo:
Isso é perigoso ou inofensivo? Essa é a grande pergunta.
Não importa se você é humano, gnu, zebra ou uma galinha. Se você está vivo precisa rapidamente aprender a diferenciar o que é perigoso do que é inofensivo. Isso é vital.
Para nós humanos o ambiente selvagem se expandiu. Existe o ambiente político, ambiente econômico, ambiente financeiro etc. Nesses ambientes existem muitos troncos e crocodilos por toda parte.
As vezes querem convencer você de que algo perigoso é inofensivo e as vezes fazem um enorme esforço para convencer você de que algo inofensivo é perigoso.
Quando somos inexperientes devemos duvidar das aparências, devemos ouvir nossa intuição e considerar a opinião dos mais experientes.
No vídeo, o tronco parece inofensivo para os dois gnus (antílope encontrado no Leste e Sul da África).
Enquanto o gnu menos experiente tem certeza absoluta de que é inofensivo o outro gnu tem dúvida se aquela aparência inofensiva é verdadeira.
Provavelmente o gnu que tem dúvida é o mais experiente. A vantagem de ser velho e experiente é o aprimoramento da intuição. Alguma coisa dentro de você diz “cuidado, tem alguma coisa errada aqui”.
O problema é que muitas vezes ignoramos a nossa intuição. O gnu joga uma pedrinha, cutuca com um a vareta, joga água e diante desses experimentos ele resolve subir no “tronco”, que na verdade era um crocodilo. Deveria ter considerado mais a própria intuição.
O outro gnu, que estava cheio de certezas sobre o tronco, acaba presenciando o amigo sendo engolido pelo crocodilo.
Ele teve a experiência completa e tem absoluta certeza de que está diante de um crocodilo.
Mas logo aparece um terceiro gnu, sem qualquer experiência, afirmando que aquilo é um tronco.
A situação também poderia ser inversa, ou seja, um verdadeiro e inofensivo tronco sendo chamado de crocodilo por todos, apenas para propagar medo.
É isso que podemos ver hoje em todos os ambientes.
Se você não tem experiência, tenha algum cuidado ao observar uma pessoa inexperiente, cheia de certezas absolutas, fazendo afirmações sobre o que é perigoso ou inofensivo, certo ou errado, bom ou ruim. Isso vale para qualquer tema, mas principalmente os relacionados com investimentos, economia e política.
Busque conhecimentos em diversas fontes, leia livros e observe os mais experientes para melhorar a sua capacidade de diferenciar os riscos das oportunidades.
Isso é fundamental para o seu sucesso profissional, financeiro e até para o futuro do país onde você vive e da própria humanidade.
Gostou deste artigo? Continue aprendendo em 2 passos:
- Inscreva-se clicando aqui e receba um e-mail semanal com os conteúdos inéditos e gratuitos que produzimos.
- Junte-se à nossa comunidade! Participe do nosso grupo no Whatsapp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui) e seja o primeiro a saber sobre novos conteúdos.