Responda as três perguntas e teste seus conhecimentos sobre finanças. Veja qual percentual da população brasileira foi capaz de acertar as questões. As respostas estão no final do artigo.

Pergunta A

Suponha que você possui R$ 100,00 em investimentos financeiros que rendem 2% ao ano. Depois de cinco anos, quanto você imagina que terá como saldo de sua aplicação se deixar o dinheiro aplicado neste período?

Agora vamos para a próxima pergunta:

Pergunta B:

Imagine que o rendimento de seu investimento é de 1% ao ano e a inflação foi de 2% ao ano. Depois de um ano, quanto você imagina que poderá comprar com o dinheiro que ficou aplicado neste período?

Responda a última pergunta:

Pergunta C:

Por favor, diga se esta afirmativa é verdadeira ou falsa: “Comprar ações de uma única empresa gera um rendimento mais seguro do que um fundo de ações”.

Clique nas opções abaixo para abrir as respostas corretas e números sobre como os brasileiros responderam essas perguntas através da pesquisa realizada pela Anbima (fonte).

Essas mesmas perguntas foram feitas em uma grande pesquisa entre brasileiros em 2021. Pouco mais da metade dos brasileiros acertou as perguntas que envolvem conhecimento financeiro. A concentração de respostas corretas estava na classe A/B e o pior desempenho na classe D/E.

De modo geral, o estudo aponta que as pessoas têm maior facilidade para compreender como seus investimentos rendem – 74% dos respondentes da classe A/B foram assertivos. O índice cai para 60% da classe C e 45% na classe D/E.

A maior dificuldade está em compreender o impacto da inflação sobre os investimentos: 60% das pessoas da classe A/B; 54% da classe C; e 50% da classe
D/E acertaram a pergunta.

A maioria (57%) acertou a resposta sobre a pergunta relacionada ao risco (pergunta C). Mas o percentual geral dos que não souberam responder chegou a 15%.

A pesquisa mostrou que ainda é grande a carência de noções básicas de investimento, principalmente para a classe D/E – em todas as perguntas, as pessoas desse grupo social ficam abaixo do índice de acerto da população total, refletindo maior carência de educação financeira.

Quando comparamos as respostas de investidores e não investidores fica claro o maior nível de acertos no primeiro grupo. Na pergunta A, referente a rendimentos, 70% dos investidores acertaram a resposta, frente a 54% dos não investidores.

O assunto de menor domínio, tanto para investidores (60%) quanto para não investidores (52%) é a inflação. Isso mostra que a perda do poder de compra da moeda ainda é um tema que precisa ser mais bem explorado em educação financeira.

Receba atualizações semanais sobre novos artigos publicados: Inscreva seu e-mail aqui.

Apoie o Clube dos Poupadores investindo na sua educação financeira. Clique sobre os livros para conhecer e adquirir:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior