Crianças aprendem através dos exemplos, principalmente quando são pequenas.

Tudo que elas observam criam impressões profundas que vão interferir na formação de vícios e virtudes relacionadas com o sucesso profissional, financeiro e pessoal.

O vídeo abaixo mostra que a criança está sempre atenta aprendendo através da observação do comportamento dos pais.

No vídeo, a criança aprende a colaborar com o trabalho no lar. Enquanto cresce, a criança aprenderá sobre como os pais lidam com o trabalho, dinheiro e o hábito todos os hábitos que incluem aqueles que são benéficos ou prejudiciais para a vida financeira. Nota: o vídeo não tem som.

Não existe livro, curso ou qualquer material de educação financeira para as crianças que supere os bons exemplos transmitidos pelos pais nas rotinas do dia.

Os pais devem se tornar aquilo que gostariam que seus filhos fossem.

É claro que a tolice pode atingir o seu filho, mesmo que você se esforce. Infelizmente, ele pode se recusar a seguir os bons exemplos que você deu. Só que seu filho jamais vai se livrar daquela voz interior dizendo: “Bem que o meu pai e minha mãe tentaram me alertar sobre isso…”

Talvez a grande missão de todo pai seja a de construir essa “voz interior” que acompanhará seu filho para sempre.

Ter filhos motiva qualquer pessoa de bom-senso a se tornar uma pessoa melhor. Lá no fundo sabemos que as crianças entendem seus pais como bons exemplos ou maus exemplos. O que somos acaba deixando um legado para nossos filhos, netos e bisnetos.

Tecnicamente, se uma pessoa decide não ter filhos, ela está encerrando sua linha direta de descendência na própria árvore genealógica. Parece que famílias sem filhos é algo que vem sendo estimulado. As preocupações, exigências e o estilo de vida das pessoas que não possuem filhos atendem perfeitamente aos interesses de muitas empresas e até mesmo dos políticos. Talvez eu possa falar mais sobre isso em outro momento.

Vou listar aqui 10 virtudes que você deve desenvolver e transmitir aos seus filhos. Assim, você poderá ajudá-los a conquistar a independência financeira e a realizar seus sonhos.

– Você não é nada e não sabe nada (Humildade): mostre para o seu filho a importância da humildade para: reconhecer as suas limitações; buscar conhecimentos e ajuda quando necessário e refletir sobre as críticas e reflexões dos mais experientes. Sempre existem coisas para aprender, habilidades para desenvolver, vícios para controlar e virtudes para construir, mas você precisa ter humildade para aceitar que precisa dessas coisas. Mostre para o seu filho que é mais barato e mais fácil aprender observando os exemplos, conhecimentos e a história dos outros. Coitado do jovem que, com um punhado de anos de vida, acha que sabe tudo. Inúmeras pessoas já passaram por esse mundo cometendo todos os acertos e erros possíveis nos últimos séculos. Basta ter humildade para buscar os conhecimentos.

– Você precisa planejar o futuro (Visão): seu filho precisa ter uma visão clara dos próprios objetivos e dos meios para alcançá-los. Se ele não fizer isso até a fase adulta, alguém vai “vender” uma ideia pronta de felicidade, uma “agenda padrão” de objetivos que satisfazem os interesses de quem lucra com isso. Se o seu filho não tiver um plano, ele logo se tornará parte do plano dos outros e passará a vida trabalhando para manter vícios, futilidades e bobagens irrelevantes para o futuro. Observe como a cultura atual estimula o consumismo, ostentação e a depravação enquanto desestimula as virtudes, valores e a ideia de construção de uma família. O hedonismo torna a vida sem sentido e a busca por sentido custa caro e movimenta muitos negócios.

– Você precisa ser disciplinado (Disciplina): não é possível fazer muita coisa nessa vida, seguindo a própria vontade, sem disciplina. Nas questões financeiras, a disciplina permite que você tenha um orçamento (para gastar só o que ganha), disciplina permite o hábito de poupar parte do que se ganha, disciplina permite obter conhecimentos, desenvolver bons hábitos como o de investir pensando no futuro. De alguma forma você precisa mostrar para o seu filho sobre como a disciplina é uma coisa poderosa e vantajosa. A disciplina trabalha junto com a paciência.

– Você precisa esperar (Paciência): A vida está repleta de oportunidades para todos, assim como o Sol que todos os dias nasce sobre a cabeça de todas as pessoas. O problema é os frutos saborosos degustados embaixo de uma sombra só estarão disponíveis para aqueles que tiverem a disciplina para plantar e a paciência para esperar a árvore crescer e frutificar. A infância, adolescência e a primeira década na vida adulta são importantes para aprender a plantar e para começar a semear aquilo que será a sua sombra e a colheita farta no restante da vida. Mostre para o seu filho a situação de milhões de jovens que estão jogando fora essa fase importante da vida e que não terão sombra e nem frutos no futuro. São esses mesmos jovens que depois vão passar a vida inteira reclamando por não terem resultados iguais aos poucos que tiveram um plano, disciplina e paciência.

– Você precisa escolher o caminho certo (Integridade): mostre para o seu filho que os meios para se obter resultados na vida precisam ser bons, justos e belos. A saúde mental depende disso. Pessoas que conquistam sucesso profissional e financeiro praticando maldades e injustiças acabam construindo uma história horrível para ser contada para filhos e netos. O mundo está cheio de pessoas ricas com sérios problemas mentais e espirituais, pois, no fundo, sabem que possuem uma história de sucesso muito feia e vergonhosa. Passam a vida com esse sentimento de culpa buscando algum “anestésico” ou fuga.

– Você precisa ter coragem para fazer o que é certo (Coragem): seu filho precisa ter coragem para assumir riscos calculados, sair da zona de conforto, empreender, inovar e buscar novas fontes de renda sem perder a integridade e a paz no travesseiro antes de dormir. As pessoas não devem ter medo de errar e para isso elas devem ser responsáveis.

– Voce deve responder pelo que faz (Responsabilidade): ter responsabilidade no seu trabalho, pelo seu dinheiro, pelos seus investimentos, pelos seus negócios e pelos seus filhos é a base do sucesso. Não caia na tentação de culpar os outros, culpar o destino, culpar Deus, culpar qualquer coisa pelo seu fracasso, pois seu filho te observará atentamente. A culpa sempre foi sua por falta de conhecimento, falta de habilidades, falta de humildade sobre o fato de que não temos controle sobre todos os fatores. As pessoas que não assumem responsabilidades fracassam rápido.

– Você nunca sabe tudo (Conhecimento): Frequentemente as pessoas não sabem o que estão fazendo. Sem conhecimento você fica cego. Não consegue enxergar os riscos que está correndo. Não consegue perceber as oportunidades que estão surgindo.

– Você deve agradecer (Gratidão): ter gratidão pelo que você já conquistou, pelas pessoas que te apoiaram e pelas oportunidades que te surgiram faz bem para você. Você não vai querer ter um filho ingrato que está o tempo todo reclamando sem motivos para isso. Comece você mesmo demonstrando gratidão por tudo que você conquistou.

As crianças aprendem muito mais pelo que veem do que pelo que ouvem. Por isso, é importante que você pratique essas virtudes no seu dia a dia e mostre aos seus filhos como elas podem beneficiá-los.

Além disso, você pode conversar com eles sobre dinheiro de forma aberta. Fale sobre a importância de poupar, investir, doar e gastar com consciência enquanto mostra exemplos reais na sua vida. Você pode também incentivá-los a terem suas próprias fontes de renda, como uma mesada por tarefas ou um pequeno negócio, produzindo algo para vender entre parentes e amigos da escola.

Se você não for o exemplo, seu filho vai buscar esses exemplos nas redes sociais onde temos um evidente processo de controle e “idiotização” das pessoas.

 

Receba um aviso por e-mail quando novos artigos como esse forem publicados. Inscreva-se gratuitamente:

Apoie o Clube dos Poupadores investindo na sua educação financeira. Clique sobre os livros para conhecer e adquirir:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior