Uma das principais fraquezas humanas é a familiaridade da pessoa comum com a palavra “impossível”. Se por algum motivo você não enxerga um determinado objetivo na sua vida como possível, sua força de vontade para atingi-lo será igual a zero.

Já vimos nos artigos anteriores (leia aqui e depois leia aqui), não é possível atingir a independência financeira sem força de vontade suficiente para enfrentar os obstáculos que virão.

A idade nos faz acreditar que muita coisa é impossível, mas muitos jovens ainda não se tornaram especialistas sobre “O Impossível”. Por terem vivido pouco, eles tendem a acreditar que tudo é possível e isso pode ser muito vantajoso. A própria Internet está repleta de exemplos de jovens que iniciaram pequenos negócios ou startups fazendo aquilo que outros consideravam impossível. Várias grandes empresas de tecnologia foram um pequeno negócio baseado em ideias de algum jovem que pareciam impossíveis.

Por não saberem que é impossível, muitos se levantam da cama, vão lá e fazem o impossível.

Quando jovem, após terminar o ensino médio, eu tomei a decisão de adiar a minha entrada na faculdade. O comportamento padrão e possível, aos olhos de todos, era a de que os jovens deveriam entrar na faculdade imediatamente.

Minha visão era diferente e parecia impossível para quem olhava pelo lado de fora. Eu queria empreender e só entrar na faculdade quando estivesse com o meu negócio estabelecido.

Eu acreditava que todos os ensinamentos transmitidos por um professor mediano em uma universidade estavam em livros comuns, encontrados em qualquer livraria, que foram escritos pelos maiores especialistas de cada área. Eu sabia ler e aprender através da leitura e não precisava de ninguém para aprender o suficiente para iniciar e manter o meu pequeno negócio.

A única dificuldade que tive diante dessa decisão foi a visão distorcida que as pessoas possuem sobre o tema.

Outra fraqueza presente em quase todas as pessoas é o hábito de medir tudo e a todos, por suas próprias impressões e crenças. Esse hábito limita as pessoas, que automaticamente tendem a julgar os seus planos como impossíveis. Se a pessoa que está ao seu lado acredita que é impossível pensar em obter sucesso e riqueza, porque seus hábitos de raciocínio foram sempre baseados na pobreza, necessidade, miséria, fracasso e derrota, tenha absoluta certeza que tudo que você fizer será julgado por ela como impossível.

Talvez seja mesmo impossível para ela já que:

  • Não tem a visão de mundo que você tem.
  • Não tem acesso ao conhecimento que você acumulou sobre o que pretende fazer.
  • Possui um histórico de fracassos e derrotas prematuras, como a descrita no artigo anterior.

Essas pessoas que acreditam no impossível acabam se tornando especialistas no assunto. Elas sabem todas as regras e padrões de tudo que não deu certo na vida delas. Por medir o seu conhecimento, seu potencial e a realidade do mundo através de uma “régua” pessoal bem pequena, elas tendem a acreditar que quase tudo é impossível. E se você conseguir provar para ela que o impossível é possível sim, talvez ela até se sinta ofendida com o seu sucesso, pois equivale a mostrar que ela sempre esteve errada em sua crença.

É por esse motivo que na história de pessoas bem-sucedidas sempre existem relatos de decisões que pareciam arriscadas e que quebravam regras.

Quando ingressei na faculdade de Administração de Empresas eu já tinha a minha própria empresa. A parte difícil foi acompanhar aulas de pessoas que jamais viveram aquilo que estavam ensinando. Muitos professores tinham uma visão distorcida da realidade.

Existe a história de um jovem chines que foi estudar em uma grande universidade nos EUA. Certo dia, o reitor da universidade o encontrou e começaram a conversar até que o reitor perguntou para o oriental sobre o que é que mais o impressionara como sendo a característica principal do povo americano. “Ora!”, exclamou o estudante chines, “a estranha forma dos olhos. Vocês têm os olhos puxados!”.

O ocidental acredita que tem olhos normais e os orientais possuem olhos puxados (no sentido horizontal). Já os orientais acreditam que possuem os olhos normais e os ocidentais possuem olhos puxados (no sentido vertical).

Sempre que você julgar que o seu objetivo é impossível, reflita se você não está limitado com a ideia do que é normal ou possível.

Muitas vezes a sua visão de mundo ou a visão de mundo de quem desestimula seu objetivo, drenando a sua força de vontade, está desajustada.

O vídeo abaixo mostra uma situação simbólica. Para o homem parece impossível acomodar a mala no bagajeiro do avião. Ele precisa contar com a ajuda de uma outra pessoa que tem uma grande experiência e conhecimento sobre aquela dificuldade que ele enfrenta.

Se outras pessoas conseguem aquilo que você julga ser impossível, provavelmente você só precisa fazer o ajuste correto da sua mentalidade, experiências e conhecimentos para que consiga enxergar as inúmeras possibilidades.

O que difere as pessoas que prosperam em suas profissões e nos seus investimentos é o total descompromisso com as pessoas comuns que se consideram especialistas no que é impossível.

Uma história muito conhecida sobre o impossível se passou com o fundador da Ford, Henry Ford. Ele tomou a decisão de que era necessário inventar um motor de carro com todos os oito cilindros colocados num só bloco. Todos os engenheiros concordaram, unanimemente, em que era impossível criar um motor de oito cilindros numa só peça. Então Ford disse: “Façam-no de qualquer maneira”. Quando os engenheiros replicaram: “Mas é impossível!” ele respondeu: “Continuem”, ordenou Ford, “e permaneçam no serviço até conseguirem, não importa quanto tempo leve.” Depois de quase um ano trabalhando no impossível os engenheiros descobriram que era possível.

Henry Ford fez sucesso e fortuna por não acreditar no impossível. É claro que para isso é importante investir em conhecimento, pois só quem conhece algo de verdade é capaz de enxergar as possibilidades e as oportunidades.

Caso queira conhecer a história completa do Ford (lado bom e o lado ruim), assista ao documentário após terminar a leitura desse artigo. Nota: tenha cuidado com o anacronismo. Todas as pessoas, incluindo aquelas que foram geniais, possuem seus defeitos, tolices, preconceitos e erros. Devemos colher aquilo de bom que elas oferecem e soltar aquilo que não tem valor para nós.  

Entenda que todo o sucesso nessa vida começa dentro da sua cabeça. Se você acredita que é impossível, você sempre estará certo e a sua força de vontade para fazer o impossível será zero e por este motivo nada será feito.

Se você acha que algo é impossível sem ter profundo conhecimento sobre o assunto, provavelmente o problema está na falta de conhecimento.

Se você acha que algo é possível sem ter profundo conhecimento sobre o assunto, provavelmente você terá sérios problemas se estiver errado.

Quando você tem certeza de que é possível, muitas ideias começam a surgir naturalmente. Pessoas que também acreditam nessa possibilidade se sentirão atraídas a colaborar. Você também será capaz de identificar essas pessoas. Boas pessoas na sua vida acabam criando oportunidades envolvendo você em situações que tornam as coisas ainda mais possíveis do que antes. Sempre procure trabalhar com pessoas que possuem histórias de sucesso relacionadas com o ato de fazer aquilo que os outros consideravam impossível.

Clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo baseado no filme Interestelar (2014):

A humanidade sempre se definiu por sua capacidade de superar o impossível. Atingir a independência financeira é um projeto pessoal, muitas vezes solitário, que exige preparo, conhecimento e força de vontade. Conheça todos os livros que já escrevi que ajudam você nessa jornada.

Receba atualizações semanais sobre novos artigos publicados: Inscreva seu e-mail aqui.

Apoie o Clube dos Poupadores investindo na sua educação financeira. Clique sobre os livros para conhecer e adquirir:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior