As criptomoedas passam uma correção em maio de 2021 e o dono de uma das maiores bolsas de criptomoedas do mundo publicou em uma rede social o gráfico acima (22/05/2021) perguntando para os seus 2,5 milhões de seguidores: “Aponte onde você acha que estamos no gráfico” (fonte).
Esse tipo de gráfico é muito utilizado para descrever bolhas financeiras. Veja como está o gráfico de preços do Bitcoin em dólares na tarde do dia 23/05/2021. Clique para ampliar.
Muitas pessoas responderam que este mercado se encontra na fase de:
- Complacência (complacency) representada pela frase “Ainda podemos subir! estamos apenas ganhando força para o próximo rali”.
- Ansiedade (anxiety) representada pela frase: “Por que estou recebendo chamadas de margem?”. Nessa fase, quem opera alavancado começa a perder o que tinha aplicado como garantia;
- Negação (deniel): “Ainda podemos nos recuperar disso quando as pessoas virem o verdadeiro valor”;
- Pânico (panic): “Droga! todo mundo está vendendo. Eu preciso sair”.
Não existe consenso, pois cada pessoa vivencia a sua própria fase.
O fato é que o Bitcoin já sofreu algumas grandes correções no passado. O gráfico abaixo é semanal (logaritmo), ou seja, cada barra representa uma semana. Os quadros representam as quedas no preço do Bitcoin em dólares. Em todas as vezes essas grandes correções superaram -80%. O tempo entre o maior e o menor preço foi de 50 semanas (um ano tem 52 semanas). O último quadro no gráfico é apenas uma ilustração representando os limites do que seria uma correção de -80,60% em 50 semanas se estiver iniciando agora. Para estudar seus próprios gráficos de Bitcoin e outras criptos visite aqui. Clique para ampliar.
Fica bem evidente neste gráfico de longo prazo que os melhores pontos de compra de criptomedas como o Bitcoin ocorre no final das longas correções, justamente quando poucos estão interessados nas criptomoedas. Já os momentos mais perigosos estão nas fases finais do movimento de alta, quando existe euforia.
É possível investir em uma carteira de criptomoedas através da bolsa brasileira por meio do ETF HASH11, mas existe um problema. O mercado de criptomoedas funciona 24h por dia, 7 dias por semana. Ele não para nem mesmo nos feriados. Quem investe em criptomoedas indiretamente, através do ETF HASH11 fica impedido de tomar qualquer decisão nos dias e horários em que a bolsa de valores brasileira está fechada.
No final de abril de 2021 escrevi um artigo sobre HASH11 (leia aqui), o primeiro ETF negociado na bolsa brasileira que investe em criptomoedas como Bitcoin e outras. No final do artigo alertei: “Para quem está começando, a quantia ideal para investir em criptomoedas ou em qualquer ativo de elevado risco e volatilidade é aquela que você aceita perder integralmente, sem que isso prejudique a sua vida financeira”.
O investimento direto em criptomoedas vem se tornando fácil e rápido. A maior corretora de criptomoedas do mundo (Binance) passou a oferecer serviços voltados para o público brasileiro com site e abertura de conta em português do Brasil (veja aqui). É possível fazer saques e depósitos em reais (R$) utilizando o PIX.
Essa facilidade vem incomodando governos do mundo todo.
Por fim, nunca se esqueça. No exterior se costuma dizer: “Don’t invest what you can’t afford to lose” ou algo como: “Não invista o que você não pode perder” em criptomoedas.
Receba um aviso por e-mail quando novos artigos como esse forem publicados. Inscreva-se gratuitamente: