As criptomoedas passam uma correção em maio de 2021 e o dono de uma das maiores bolsas de criptomoedas do mundo publicou em uma rede social o gráfico acima (22/05/2021) perguntando para os seus 2,5 milhões de seguidores: “Aponte onde você acha que estamos no gráfico” (fonte).

Esse tipo de gráfico é muito utilizado para descrever bolhas financeiras. Veja como está o gráfico de preços do Bitcoin em dólares na tarde do dia 23/05/2021. Clique para ampliar.

Muitas pessoas responderam que este mercado se encontra na fase de:

  • Complacência (complacency) representada pela frase “Ainda podemos subir! estamos apenas ganhando força para o próximo rali”.
  • Ansiedade (anxiety) representada pela frase: “Por que estou recebendo chamadas de margem?”. Nessa fase, quem opera alavancado começa a perder o que tinha aplicado como garantia;
  • Negação (deniel): “Ainda podemos nos recuperar disso quando as pessoas virem o verdadeiro valor”;
  • Pânico (panic): “Droga! todo mundo está vendendo. Eu preciso sair”.

Não existe consenso, pois cada pessoa vivencia a sua própria fase.

O fato é que o Bitcoin já sofreu algumas grandes correções no passado. O gráfico abaixo é semanal (logaritmo), ou seja, cada barra representa uma semana. Os quadros representam as quedas no preço do Bitcoin em dólares. Em todas as vezes essas grandes correções superaram -80%. O tempo entre o maior e o menor preço foi de 50 semanas (um ano tem 52 semanas). O último quadro no gráfico é apenas uma ilustração representando os limites do que seria uma correção de -80,60% em 50 semanas se estiver iniciando agora. Para estudar seus próprios gráficos de Bitcoin e outras criptos visite aqui. Clique para ampliar.

Fica bem evidente neste gráfico de longo prazo que os melhores pontos de compra de criptomedas como o Bitcoin ocorre no final das longas correções, justamente quando poucos estão interessados nas criptomoedas. Já os momentos mais perigosos estão nas fases finais do movimento de alta, quando existe euforia.

É possível investir em uma carteira de criptomoedas através da bolsa brasileira por meio do ETF HASH11, mas existe um problema. O mercado de criptomoedas funciona 24h por dia, 7 dias por semana. Ele não para nem mesmo nos feriados. Quem investe em criptomoedas indiretamente, através do ETF HASH11 fica impedido de tomar qualquer decisão nos dias e horários em que a bolsa de valores brasileira está fechada.

No final de abril de 2021 escrevi um artigo sobre HASH11 (leia aqui), o primeiro ETF negociado na bolsa brasileira que investe em criptomoedas como Bitcoin e outras. No final do artigo alertei: “Para quem está começando, a quantia ideal para investir em criptomoedas ou em qualquer ativo de elevado risco e volatilidade é aquela que você aceita perder integralmente, sem que isso prejudique a sua vida financeira”.

O investimento direto em criptomoedas vem se tornando fácil e rápido. A maior corretora de criptomoedas do mundo (Binance) passou a oferecer serviços voltados para o público brasileiro com site e abertura de conta em português do Brasil (veja aqui). É possível fazer saques e depósitos em reais (R$) utilizando o PIX.

Essa facilidade vem incomodando governos do mundo todo.

Por fim, nunca se esqueça. No exterior se costuma dizer: “Don’t invest what you can’t afford to lose” ou algo como: “Não invista o que você não pode perder” em criptomoedas. 

Se você quiser aprender mais sobre investimentos e educação financeira acompanhe os artigos que escrevo semanalmente aqui no Clube dos Poupadores. Eu aviso todos os leitores inscritos quando existem novidades. Para se tornar um leitor inscrito gratuitamente basta preencher o formulário e depois confirmar sua inscrição através do e-mail que enviarei para você.

Informe o seu e-mail:

Aprenda a investir:

Livros que escrevi para ajudar você a melhorar os seus resultados financeiros:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior