Vamos imaginar uma pessoa leiga que precisa guardar uma quantia por apenas 4 meses. A pessoa escolhe um investimento prefixado para ter um ganho previsível e uma data de vencimento específica dentro de 4 meses (122 dias corridos).

Entre os investimentos prefixados de curto prazo oferecidos pela corretora, a pessoa encontra títulos prefixados como um CDB que rende 14% ao ano e um LCI ou LCA que rende 11% ao ano no mercado secundário.

Somente com essas duas informações a pessoa provavelmente vai escolher o CDB que parece render mais. O problema é que a pessoa está comparando duas coisas diferentes. A taxa de 14% do CDB não é líquida de impostos, ou seja, ainda é necessário descontar o imposto de renda. A taxa de 11% do LCI está livre de impostos já que o rendimento do LCI é isento.

Na prática, o LCI que rende 11% ao ano vai render mais que o CDB que rende 14% ao ano para esse prazo pequeno de 4 meses.

Para o prazo de 4 meses a alíquota do imposto de renda sobre os ganhos do CDB será de 22,5%, ou seja, o governo tomará de você quase um quarto da sua recompensa por poupar e investir o seu próprio dinheiro.

O ganho líquido ao investir neste LCI por 122 dias úteis (4 meses) seria de 3,58% contra um ganho líquido de impostos de 3,50% no CDB.

Veja uma simulação:

 

Estudando os CDBs com mais profundidade você deve perceber que, no longo prazo, os CDBs que pagam taxas elevadas tendem a ganhar de LCIs e LCAs (mesmo com imposto de renda) enquanto que no curto prazo os LCIs e LCAs tendem a ganhar dos CDBs.

O importante é que você aprenda sobre como esses investimentos funcionam de forma detalhada, para não cometer nenhum erro por falta de conhecimento sobre os detalhes.

Se o banco onde você investe não oferece CDB, LCI e LCA com taxas elevadas, você precisa aprender mais sobre como localizar e, principalmente, avaliar boas oportunidades.

Aprenda a investir em CDB, LCI e LCA através deste livro (do básico ao avançado):

O livro acompanha simuladores, planilhas e ferramentas que ensinam você a fazer as suas próprias simulações e comparações (sem depender de ninguém).

Conheça o simulador que compara CDB, LCI e LCA baseado nos ensinamentos livro:

Receba atualizações semanais sobre novos artigos publicados: Inscreva seu e-mail aqui.

Apoie o Clube dos Poupadores investindo na sua educação financeira. Clique sobre os livros para conhecer e adquirir:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior