Aprenda a estudar os gráficos de preços e taxas dos diversos títulos públicos vendidos pelo Tesouro Direto. Aqui no Clube dos Poupadores temos diversas ferramentas online para investidores de títulos públicos (veja aqui). Nesta página você encontrará os links para as listas de gráficos de títulos públicos que temos no momento. Você também pode acessar essas listas nos links:

Ao acessar os links acima e escolher o título público que você deseja estudar será possível ver um gráfico como o exemplo abaixo. Leia o artigo a seguir para entender como ele funciona.

Os gráficos são atualizados todos os dias por volta das 21h com os dados que o Tesouro disponibiliza gratuitamente através de planilhas. Na parte inferior de cada gráfico você verá qual foi a planilha utilizada para gerar o gráfico.

Na foto acima temos o gráfico estático do título Tesouro Prefixado que vence em 2026 (veja o gráfico atualizado aqui). Vamos entender o significado de cada linha.

A linha azul representa o preço de venda antecipada do título, ou seja, quanto o Tesouro Direto aceita pagar pelo seu título antes do vencimento (valores do lado esquerdo). Esse preço costuma ser ligeiramente menor que o preço de compra do título.

A linha vermelha é a taxa do título para a venda antecipada (valores percentuais no lado direito).

Você provavelmente já deve entender que quando as taxas de retorno dos títulos sobem isso significa que os preços estão em queda (é possível comprar o título mais barato e por isso ganhar mais) e quando as taxas caem isso significa que os preços estão em alta (os títulos estão mais caros e você ganhará menos).

Existe uma relação inversa entre a taxa e o preço do título. É por este motivo que temos a impressão de que o preço e a taxa apresentam gráficos espelhados (imagem inversa). Nunca devemos esquecer que títulos prefixados sempre valem R$ 1.000,00 no vencimento e o rendimento anual que temos é uma consequência do preço com maior ou menor desconto que pagamos no momento da compra do título.

No caso dos títulos indexados ao IPCA é a mesma coisa. O seu preço no vencimento também é fixo, mas no seu caso específico esse preço é corrigido pelo IPCA (Valor Nominal Atualizado) e o retorno anual se materializa através de um desconto no preço pago na compra. Para os títulos pós-fixados, como o Tesouro Selic, também temos esse mecanismo onde taxas positivas fazem o preço do título cair (um desconto) e taxas negativas fazem o preço de compra do título subir (um ágio). Se você for um iniciante ou conhece somente o básico sobre títulos públicos eu recomendo que aprofunde os seus conhecimentos lendo o livro sobre Como Investir em Títulos Públicos já que esses temas são detalhados, simulados e exemplificados começando do zero.

A linha preta representa uma linha de tendência linear calculada a partir dos preços que temos neste gráfico do título. Uma linha de tendência linear é uma linha reta que melhor representa matematicamente os movimentos dos preços analisados no período. Se a linha preta estiver inclinada para cima, os preços seguem uma tendência de alta na janela de tempo analisada. Se estiver inclinada para baixo os preços seguem uma tendência de baixa no período estudado.

A linha preta também nos permite saber se os preços atuais estão acima ou abaixo da tendência linear. Isso nos permite ter a ideia de que o título está caro quando a linha azul se distancia acima da linha preta ou que o preço do título está ficando barato quando a linha azul se distancia para abaixo da linha preta. Observe que por várias vezes o preço tende a se distanciar da linha preta para depois retornar para a sua proximidade. Muitas vezes nesse retorno o preço cruza a linha preta e se distancia até o extremo oposto.

A lógica para a compra de títulos públicos é a mesma adotada em qualquer investimento. Você terá um melhor retorno quando comprar títulos mais baratos e isso ocorre quando as taxas estão em alta e consequentemente os preços estão em queda. Como é impossível ter alguma certeza sobre até onde os preços podem chegar, compras ou vendas de títulos devem ser feitas de forma gradual.

Receba um aviso por e-mail sempre que novos artigos forem publicados aqui Clube dos Poupadores. Inscreva seu e-mail aqui.

Livros do Clube dos Poupadores

Aprenda a investir o seu próprio dinheiro e nunca mais dependa das recomendações, opiniões e influências de terceiros. Torne-se um investidor (investidora) livre, consciente e independente. Adquira e baixe os livros agora mesmo:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior