Veja o gráfico que mostra o histórico de retorno real do CDI nas últimas décadas, desde 1994 com o início do Plano Real até os dias de hoje. A taxa de retorno real é calculada descontando a inflação (medida pelo IPCA) dos juros CDI ou taxa DI.

A taxa DI ou CDI é utilizada como base por muitos bancos para definir a rentabilidade de títulos privados como CDB, LCI, LCA. Juros cada vez menores exigem do investidor conservador mais conhecimento para identificar os investimentos de renda fixa que oferecem juros acima da média. O gráfico mostra os juros reais, já com a inflação descontada.

Milhares de pessoas já aprenderam a investir em títulos privados com as melhores taxas de juros através da leitura deste livro aqui (clique para mais detalhes). Recomendo que você faça o mesmo.

A inflação medida através do IPCA é uma média oficial da inflação do nosso país. Ela traduz a alta generalizada dos preços dos produtos e serviços vendidos na nossa economia. A inflação retira o poder de compra do dinheiro, pois quanto maior for a alta de preços, menos você consegue comprar com a mesma quantidade de dinheiro.

Por esse motivo é importante avaliar se o investimento que você está fazendo consegue oferecer juros maiores que a inflação, pois muitas vezes, grande parte dos juros recebidos quando investimos na renda fixa só serve para nos devolver o poder de compra que foi perdido no decorrer do tempo graças aos efeitos negativos da inflação.

Aprender a investir é um desafio que deve ser encarado por todos os investidores. Conheça livros que podem ajudar você a investir melhor.

Clique no livro que você gostaria de conhecer: