Na maioria das vezes as pessoas vivem uma situação financeira ruim por culpa delas mesmas, pois passam a vida inteira cometendo erros que resultam em consequências negativas para a vida financeira.

Agora que estou cada vez mais próximo dos meus 50 anos, já posso refletir mais sobre alguns desses erros por observação da realidade de muitas pessoas. Você certamente conhece pessoas que vivenciam esses problemas:

Especialista em bobagens:

Existem conhecimentos e habilidades que podemos adquirir que possuem grande valor e outros que não valem nada. Você certamente conhece alguém que é um grande especialista em alguma bobagem.

Geralmente são bobagens que fazem essa pessoa gastar mais tempo e mais dinheiro do que deveria. Uma vida financeira próspera depende do valor que conseguimos entregar com base nos conhecimentos, habilidades e experiências que acumulamos.

Não podemos negligenciar o nosso próprio desenvolvimento, pois isso limita as oportunidades e o crescimento financeiro.

Decisões emocionadas:

A função de quem vende qualquer coisa é fazer você comprar sem pensar, movido por emoções, paixões e impulsos de ganância ou medo. Não se deve entrar nesse jogo.

Não é correto tomar decisões com base naquilo que você está sentindo. É fácil manipular os seus sentimentos sobre as coisas. É para isso que existem as propagandas, narrativas e os influenciadores.

Decisões envolvendo dinheiro devem ser tomadas de forma racional e não de forma emocional. Parece que as pessoas nunca estiverem tão emocionadas como hoje.

Quem toma decisões por estímulos e impulsos são os animais e frequentemente as pessoas se comportam como se fossem animais.

O que sentimos geralmente nos faz tomar decisões que nos prejudicam no longo prazo, gerando dívidas e dificuldades financeiras no futuro.

Subestimar o ato de Poupar e o Investimento Precoce:

As pessoas simplesmente ignoram o poder no tempo na construção da riqueza. Esse poder pode ser comprovado através dos juros compostos por meio de vários simuladores que temos aqui no Clube dos Poupadores. Pequenos valores mensais podem garantir um futuro tranquilo e com maior liberdade de decisão, como apresento no meu livro sobre independência financeira.

Desconsiderar o Impacto das Dívidas:

É incrível como as pessoas ingenuamente acumulam dívidas durante a vida sem estudar o impacto negativo que elas produzem.

O mundo se divide entre os impacientes que pagam juros e os pacientes que recebem parte desses juros.

Acumular dívidas envolvendo compra de carros e casas (mais caros do que você deveria ter comprado), dívidas no cartão de crédito (para comprar coisas mais caras do que você deveria ter comprado) ou outras formas de crédito, sem um plano claro, vai comprometer a estabilidade financeira futura.

Focar Apenas no Curto Prazo:

Você, no presente, é a única pessoa que pode fazer alguma coisa para melhorar a vida que você terá no futuro.

Existem pessoas que gastam tudo que ganham e ainda sabotam o próprio futuro acumulando dívidas. Essas dívidas comprometem a renda futura e criam um futuro restrito.

Isso é mais grave quando fazemos dívidas para desfrutas de coisas passageiras, que só trazem benefícios de curto prazo.

Priorizar gratificações imediatas em detrimento de objetivos financeiros de longo prazo vai comprometer a capacidade de alcançar segurança e estabilidade financeira no futuro.

O seu presente precisa salvar o seu futuro heroicamente, por meio de sacrifício, desconforto e esforço. Seu futuro ficará agradecido e irá se orgulhar do seu passado.

Colecionar vícios e ignorar as virtudes

É necessário reconhecer cada um dos seus vícios e identificar quais virtudes você ainda precisa desenvolver.

É bem evidente que o preguiçoso verá seus sonhos apodrecem na inércia. O guloso sofrerá consequências no próprio corpo. O luxurioso vai se perder no vazio de um mar de desejos efêmeros, relacionamentos destruídos e falta de paz interior. O irascível queima oportunidades, fere pessoas e transforma a vida em um campo de batalhas. O invejoso vê o mundo em lentes sujas, onde a felicidade do outro é um frustração e tristeza. O avaro logo se torna o maior de todos os miseráveis. O vaidoso se perde no palco de mentiras e vira refém da opinião alheia. O orgulhoso enlouquece enquanto se distancia do mundo real e se torna prisioneiro do poder e do reconhecimento.

Se você tiver o azar de prosperar financeiramente antes de desenvolver virtudes e se livrar dos vícios, você terá muitos problemas. Isso ocorre porque o dinheiro potencializa tudo que somos de pior e tudo que somos de melhor. Recomendo a leitura do meu último livro sobre virtudes.

Escolher mal as Amizades e Relacionamentos

Existem amizades e relacionamentos que podem motivar você a crescer, assim como existem amizades e relacionamentos que puxam você para o fundo do poço.

Devemos buscar o relacionamento com pessoas virtuosas. Evite relacionamentos com pessoas que dão sinais de: irresponsabilidade, impulsividade, desonestidade (isso inclui a desonestidade intelectual), falta de respeito com o tempo e os bens do próximo, dependência excessiva, pessimismo crônico, falta de princípios morais e éticos, gosto por tirar proveito dos outros e das situações, comportamento autodestrutivo (não se importam em tomar decisões que claramente as prejudicam e cria problemas a terceiros).

Não Avaliar os Riscos:

Toda decisão envolve risco, assim como envolvem custos. Para toda decisão você deva avaliar a relação de custo-benefício, sendo o risco uma parte do custo que você deve assumir.

Conclusão:

Cada um desses erros é um tipo de fraqueza e sempre existem aqueles que exploram as suas fraquezas.

O mundo precisa de almas fortes e audazes (corajosas), que não pactuem com a mediocridade e que ocupem, com passo firme, todos os ambientes.

Receba um aviso por e-mail quando novos artigos como esse forem publicados. Inscreva-se gratuitamente:

Apoie o Clube dos Poupadores investindo na sua educação financeira. Clique sobre os livros para conhecer e adquirir:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Livro Negro dos Im´óveis
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Conheça o Virtudes, Vícios e Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior