É possível investir e trigo com muita facilidade através da bolsa de valores. Veja o gráfico de preços do trigo atualizado, médias móveis e volume negociado (atraso de 15 minutos).


Qualquer investidor brasileiro pode investir em trigo. É possível investir em trigo através do ETF de código WEAT. Seu preço acompanha as variações do índice de contratos futuros de trigo negociados na bolsa de Chicago. Você só precisa ter uma conta em alguma corretora nos EUA para investir a partir de pequenos valores. Para aprender a investir no exterior sendo um investidor brasileiro eu recomendo a leitura do livro leitura do livro Como Investir no Exterior.

O trigo é uma commodity, ou seja, um produto negociado mundialmente que possui características padronizadas e que pode ser negociado na bolsa de valores.

O trigo é uma das mais importantes commodities agrícolas, utilizada em toda a economia global como alimentos, ração animal, combustível, amido, papel, partícula e plástico.

A demanda por trigo está aumentando exponencialmente devido ao crescimento populacional mundial e à expansão da classe média global.

Os preços do trigo têm uma correlação historicamente baixa com as ações dos EUA, tornando a WEAT (Teucrium Wheat Fund) uma opção potencialmente atraente para a diversificação de portfólio.

Seu preço depende da oferta e da demanda por trigo nos diversos países do mundo. A oferta pode ser impactada por questões climáticas, ambientais, decisões políticas e até mesmo conflitos armados como guerras, crises ou qualquer evento que possa prejudicar a produção ou a exportação de trigo. Estoques de trigo, decisões relacionadas aos impostos, cotação das moedas também influenciam o trigo e todas as commodities.

O investimento em commodities geralmente utiliza uma estratégia de curto prazo (alguns meses ou alguns poucos anos) já que os preços das commodities são cíclicos. As commodities também são muito usadas como proteção contra a inflação e crises que possam fazer disparar seus preços.

Dessa forma as commodities geralmente se comportam de forma diferente de outras classes de ativos e podem ajudar a melhorar a diversificação do portfólio.

O retorno de mercadorias individuais pode ser impulsionado por múltiplos fatores diferentes.

Você pode segmentar sua exposição a commodities (como faz com outras classes de ativos) entre várias categorias como: Energia, Metais Preciosos, Metais Industriais, Alimentos etc.

Um ETF de trigo como o WEAT pode ser considerado um componente central de sua exposição global à agricultura.

O ETF de trigo é um investimento de renda variável que apresenta riscos de perdas, principalmente quando você ainda não investiu na sua educação para investir.

Aprenda a investir no Exterior

Esta é a sua porta de entrada para o mercado financeiro global. Tudo em um único livro: aprenda a investir em açõesfundos imobiliários (REITs) e ETFs de renda fixa, variável, de moedas e commodities. Aprenda a abrir uma conta no exterior, enviar recursos para investir e recolher impostos sobre os ganhos. Receba dividendos e ganhos em moeda forte (dólares) enquanto mantem parte do seu patrimônio protegido dos problemas políticos e econômicos do Brasil.

Receba atualizações semanais sobre novos artigos publicados: Inscreva seu e-mail aqui.

Apoie o Clube dos Poupadores investindo na sua educação financeira. Clique sobre os livros para conhecer e adquirir:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior