Quanto maior o número do índice de felicidade, mais feliz é a população do país:

Mapa da Felicidade Mundial

O mapa que mostra quais são os países com a população mais ou menos feliz com base em dados de 2022. Quanto mais laranja, mais feliz. Quanto mais roxo, mais triste.

Mapa da Felicidade da América do Sul

O país mais feliz da América do Sul é o Uruguai. O Brasil está em segundo lugar. Na Venezuela estão as pessoas menos felizes.

Mapa da Felicidade na América

Os países mais felizes são EUA empatado com o Canadá. O menos feliz é a República Dominicana. Nos países cinzas não foi possível perguntar para as pessoas se elas eram felizes.

Mapa da Felicidade na Europa

O país menos feliz da Europa é a Ucrânia que sofre as consequências de uma guerra. O país mais feliz é a Finlândia. Curiosamente o Brasil é mais feliz que Portugal e vários países do leste da Europa.

Mapa da Felicidade no Oriente Médio:

O país mais feliz é Israel e o menos feliz é o Afeganistão junto com Líbano.

Felicidade na África:

O Zimbábue é o país menos feliz da África. No país Maurício (ilhas) estão as pessoas mais felizes. É um país muito pequeno onde cresce o turismo, instituições financeiras e outros negócios devido ao sistema fiscal do país e a sua taxa de imposto muito baixa.

Felicidade na Ásia e Oceania:

O país menos feliz é a Índia e o mais feliz é a Nova Zelândia. Curiosamente os brasileiros estão mais felizes que os japoneses. A infelicidade indiana se aproxima dos países menos felizes da África.

Os níveis de felicidade dependem de vários fatores incluindo segurança financeira e sentimentos de liberdade pessoal. Países que vivenciam crises econômicas e sofrem com políticos e suas ideologias que limitam a liberdade pessoal resultam em pessoas infelizes.

Os números apresentados representam os dados da pesquisa de milhares de entrevistados para cada país, que são solicitados a avaliar seu bem-estar subjetivo (metodologia).

O relatório também faz uma análise de regressão para avaliar como os pontos de felicidade poderiam ser explicados, olhando para fatores tangíveis e intangíveis que poderiam fatorar: apoio social, esperança de vida, liberdade para fazer escolhas de vida, generosidade, PIB per capita, percepções de corrupção, sentimentos positivos e negativos.

A felicidade mundial tem uma pontuação média de 5,6, o que representa uma leve melhora desde no ano passado. Países com pontuação acima de 5,6 estão mais felizes que a média e abaixo de 5,6 estão mais infelizes que a média.

Veja outros mapas que temos no Clube dos Poupadores. Compara este mapa com os resultados dos demais.

Você é responsável por boa parte do seu nível de segurança financeira quando poupa e investe o seu próprio dinheiro com paciência e sabedoria. Para ampliar os seus conhecimentos sobre como investir leia os livros abaixo.

Receba atualizações semanais sobre novos artigos publicados: Inscreva seu e-mail aqui.

Apoie o Clube dos Poupadores investindo na sua educação financeira. Clique sobre os livros para conhecer e adquirir:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior