Veja a lista com o CNPJ dos Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs) listados na bolsa o envio e dos seus administradores.

Para declarar um fundo imobiliário é necessário que você tenha o informe de rendimentos fornecido pela corretora ou banco por onde você fez o seu investimento. Você deve declarar os rendimentos na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, com o código “26 – Outros”. Nesse campo, você deve indicar nome e CNPJ do administrador do fundo.

Para declarar a compra e venda de fundos imobiliários você deve abrir a ficha de “Renda Variável” e selecionar a opção “Operações de Fundos de Investimento Imobiliário”. Nesse campo, informe o ganho de capital recebido ou o prejuízo obtido na venda.

Não esqueça que a isenção de IR só vale para o rendimento dos FIIs pagos mensalmente. Caso tenha ganhos com valorização das cotas que foram vendidas no ano anterior você já deveria ter pago o imposto de 20% sobre esse ganho através de um DARF, que deverá ser informado no campo “Imposto Pago”.

Esse imposto sobre o ganho de capital (lucro com a venda da cota) deve ser pago no último dia útil do mês seguinte. Se você não pagou ainda poderá pagar mas o imposto deverá ser recolhido com acréscimo de multa e juros de mora, previstos pela legislação do imposto de renda.

Recomendo a leitura deste artigo sobre como gerar e pagar o imposto sobre investimentos de renda variável.

Após declarar os rendimentos e os ganhos com a venda das cotas dos fundos você deve declarar se era dono de alguma cota no último dia do ano passado.

Para isso, abra a ficha de “Bens e Direitos”, clique em novo e selecione o código “73 – Fundo de Investimento Imobiliário”. Informe o nome do fundo, o CNPJ da administradora do fundo, a corretora custodiante e o valor da cota. Aqui você deve ter atenção. O CNPJ pedido pode ser do fundo, da administradora do fundo ou da corretora ou instituição custodiante. Na dúvida, siga o que está no informe entregue pela corretora por onde você investiu.

Preencha os valores nos campos “Situação em 31/12/(ano retrasado)” e “31/12/(ano passado)”, informando o custo de aquisição das cotas. Informe o valor de aquisição do fundo independentemente do dia do ano que o adquiriu, conforme virá descrito no informe de rendimentos.

[table “37” not found /]
Receba um aviso por e-mail quando novos artigos como esse forem publicados. Inscreva-se gratuitamente:

Apoie o Clube dos Poupadores investindo na sua educação financeira. Clique sobre os livros para conhecer e adquirir:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior