Autoconfiança é um poder que poucos desenvolvem durante a vida, mas que você precisa desenvolver para prosperar.
A imagem abaixo ilustra de forma simbólica o que representa uma pessoa que não tem fé nela mesma e na sua capacidade de trabalhar, ganhar dinheiro, poupar e investir até conquistar a independência. Se você acreditar que não será capaz, você realmente não será capaz, mesmo que tenha todas as condições de obter sucesso. Perceba que aquilo que você acredita é mais importante que a própria realidade.
O animal acredita que está preso e se comporta como se realmente estivesse. As pessoas também se comportam de acordo com aquilo que acreditam.
Foram os religiosos que mais difundiram essa característica genuinamente humana de acreditar em si mesmo e na sua capacidade de transformar o mundo ao seu redor para atingir seus objetivos.
Um dia alguém acreditou que era possível atravessar os oceanos. Ela buscou os recursos necessários e hoje navegamos pelos sete mares.
Alguém um dia acreditou que era possível fazer uma máquina voadora e movida por essa crença conseguiu dominar todos os conhecimentos necessários para transformar a crença em realidade.
Assim aconteceu com os que acreditaram na possibilidade de viajar pelo espaço. Toda a industrialização foi possível graças a pessoas que acreditaram e depois buscaram os meios para transformar ideias em realidade.
Se nossos antepassados não tivessem acreditado, nada do que desfrutamos hoje existiria. A humanidade continuaria limitada a pequenos povoados primitivos e nossos filhos ainda seriam parte da dieta dos predadores em alguma floresta ou savana.
Foram os religiosos, nas mais diversas religiões que surgiram no planeta, que mais propagaram a importância do poder da autoconfiança. É o que muitos chamam de fé.
Um exemplo muito conhecido na cultura ocidental está em Mateus 17:20: E Jesus lhes disse: Por causa da vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a êste monte: Passa daqui para acolá – e há-de passar; e nada vos será impossível.
Pessoas que acreditam já moveram montanhas, desviaram rios, construíram cidades, construíram lagos, canais, pontes, estradas, tuneis, estações espaciais e uma infinidade de outras coisas grandiosas. Muitos que acreditaram acabaram crescendo e prosperando. Quando você realmente acredita, acaba buscando os meios para atingir um objetivo.
A imagem representa a visão de mundo de alguém com autoconfiança (luz) e sem autoconfiança (sombras).
Quando você não acredita, nada acontece. Acreditar é tão importante para que as coisas aconteçam que nem mesmo o Divino será capaz de te ajudar se não existir fé suficiente.
A história está repleta de exemplos de pessoas que acreditaram, foram lá e fizeram acontecer. Nada é possível se você não dominar o poder da autoconfiança.
A autoconfiança é um sentimento, um estado de espírito que move as pessoas a realizar algo. Por ser um estado de espírito a autoconfiança pode ser induzida, assim como as emoções podem ser induzidas.
Outras forças similares e poderosas que fazem as pessoas se moverem, que também podem ser induzidas, é o amor/ódio e o desejo sexual. Você certamente conhece histórias de pessoas que fazem coisas grandiosas quando estão movidas pelo amor/ódio (entre cônjuges, entre pais e filhos ou entre amigos) e movidas por forças sexuais. Pode parecer estranho falar sobre sexo, mas existem pessoas que atingem sucesso profissional e financeiro movidas pela vontade de se tornarem sexualmente atraentes e isso ocorre principalmente entre os homens. Mas geralmente todos esses estados de espírito (autoconfiança, amor, ódio e a força sexual) acabam se misturando. Todas essas forças podem ser induzidas.
Vimos no último artigo sobre força de vontade, a proposta de escrever uma declaração, gravar um áudio e usar esse conteúdo diariamente como uma forma de criar e manter a sua força de vontade para atingir um objetivo como a independência financeira. Nós também vamos utilizar uma ferramenta semelhante nos futuros artigos para induzir a sua fé e autoconfiança na realização do seu objetivo.
Já vimos que essas declarações ou autossugestões nada mais são do que o mesmo mecanismo que as empresas utilizam para fazer você comprar alguma coisa (propaganda repetitiva) e que os religiosos também utilizam nos cultos, de forma repetitiva, para que você desenvolva confiança através de um Deus bom e protetor que está guiando seus passos. Ideologias políticas também utilizam o mesmo mecanismo repetitivo, que induz a pessoa a crer naquilo que eles acreditam que elas devem crer.
Sendo assim, não é possível ter qualquer dúvida de que o mecanismo de autossugestão funciona, já que é largamente utilizado na publicidade de grandes empresas, nas religiões e nas ideologias políticas.
Se a autossugestão é tão poderosa para controlar as pessoas, por qual motivo você não deveria usar essa ferramenta, explorada pelos outros contra você, para conquistar uma vida mais próspera e financeiramente independente?
No momento que você consegue induzir você mesmo(a) a confiar na execução das suas metas para atingir um objetivo, a sua mente se sentirá motivada a buscar os conhecimentos que faltam, adquirir habilidades e realizar trabalho duro, mesmo quando ele envolve algum tipo de sacrifício ou desconforto temporário.
Pessoas com forte autoconfiança suportam qualquer dificuldade e não desistem. As pessoas sem autoconfiança desistem antes mesmo de tentar.
Aqui vamos começar uma série de artigos sobre como dominar o poder da autoconfiança, que é a meta número 2 para se conquistar a independência financeira.
Se você está acompanhando essa série de artigos, já entendeu que prosperar na vida exige desenvolver poderes.
Quando você observa que uma parcela pequena da população mundial prospera financeiramente, isso não é o resultado de uma injustiça que precisa ser corrigida por políticos. Essa é a história que os próprios políticos gostam de contar para justificar o poder que entregamos a eles.
O que existe é a desigualdade de acesso ao conhecimento e principalmente uma desigualdade de interesses pessoais. Quantos amigos e parentes você conhece que estão neste momento interessados em questões relacionadas ao autodesenvolvimento? Quantos estão mergulhados em entretenimento, passatempos, questões relacionadas ao coletivo e pouco interesse com crescimento individual? Poucas investem tempo adquirindo conhecimentos e desenvolvendo habilidades. São essas poucas pessoas que acabam acumulando riquezas durante a vida. Existem muitos tipos de riqueza, mas todas só são conquistadas quando você se esforça.
Fique atento aos próximos artigos. Vou continuar listando os artigos no final do primeiro artigo da série.