Toda força é destrutiva, a não ser que você consiga controlá-la. Como falei no primeiro artigo dessa série, as cinzas que existem dentro de todas as pessoas, fruto da queima de sonhos da infância, derrotas, rejeições, traumas e sofrimentos durante a vida é o combustível mais poderoso que existe. Você pode utilizar essa força de forma destrutiva ou pode direcioná-la para atingir objetivos que parecem impossíveis ou que muitos desistirão facilmente.
Um objetivo grandioso, que muitos consideram impossível, é o de atingir a independência financeira.
A base da independência é simples de entender, mas exige uma execução que pode levar muitos anos ou décadas. Consiste em colecionar ativos (investimentos e bens) que geram uma renda regular que não depende do seu tempo e esforço. Use esse novo dinheiro, gerado regularmente, para financiar o seu estilo de vida e nunca mais se preocupe com problemas financeiros.
Você provavelmente conhece alguém que vive com limitações financeiras e que gasta tudo que ganha tentando parecer mais rico do que realmente é. Alguns chegam a fazer dívidas para manter um estilo de vida incompatível com sua renda. Essas pessoas estão gastando “dinheiro caro” da pior forma.
O dinheiro caro é aquele fruto da venda do seu tempo, esforço físico e mental. Durante a sua vida, uma parte do dinheiro caro deveria se transformar em investimentos e ativos que geram renda regularmente. É essa renda dos investimentos que eu chamo de dinheiro barato, pois você não precisou gastar o seu bem mais precioso que é o seu tempo para obtê-lo. É esse dinheiro barato que as pessoas financeiramente bem-sucedidas utilizam para manter um estilo de vida mais caro e de maior abundância. Obs: a animação abaixo não possui som.
Aqui estão 6 passos para que você controle e mantenha firme a força de vontade necessária para atingir a sua independência financeira.
Primeiro passo:
Fixe a quantia exata de dinheiro que precisa para atingir a sua independência. Não é suficiente dizer apenas: “Quero muito dinheiro.” Você precisa definir um número. Aqui no Clube dos Poupadores temos diversos simuladores e entre eles temos aqueles que oferecem cálculos sobre juros compostos e independência financeira. No livro que escrevi sobre Independência Financeira existem planilhas e simuladores com todo o conhecimento teórico mais aprofundado para esse planejamento.
Segundo passo:
Determine, de forma exata e clara, o que você pretende dar em retribuição pelo dinheiro que deseja conquistar para atingir a sua independência financeira. O dinheiro que você precisa para acumular investimentos e outros ativos que geram renda não vai cair gratuitamente no seu colo. Existe uma relação direta entre o que você entrega para a sociedade e o que você recebe dela na forma de valores. Quando falei sobre o meu passado, nesse artigo aqui, você viu que não medi esforços para entregar o máximo de valor em troca de grandes oportunidades. O mesmo aconteceu quando tive minhas empresas. Hoje, quando escrevo um artigo gratuito, entrego algo tão valioso quanto aquilo que muitos cobram caro para entregar. Quanto vale transformar uma vida para sempre? É incalculável, mas o preço do que vai iniciar a transformação equivale ao de livros digitais como os que escrevo. Utilize esse mesmo raciocínio para oferecer um trabalho valioso. Se o seu trabalho vale pouco, estude, qualifique-se e entregue mais do que recebe e logo esse “desequilíbrio” será recompensado com abundância de oportunidades, mesmo que demore um pouco.
Terceiro passo:
Você precisa estabelecer um prazo. Defina uma data de quando pretende possuir o dinheiro que deseja para se tornar independente. Ainda na minha juventude eu determinei no meu planejamento que minha independência deveria ser atingida até uma determinada idade. Ela foi conquistada por volta dos 33. Depois eu passei a trabalhar envolvido com atividades que gosto. Por gostar, passei a trabalhar mais e melhor. Isso melhorou ainda mais os meus resultados após os 33 anos. É por este motivo que muitas vezes atingir a independência é apenas o início de uma nova e grande fase de crescimento profissional e financeiro.
Quarto passo:
Crie um plano bem definido para realizar o seu objetivo de atingir a independência financeira. Comece já, quer esteja pronto, quer não. Ponha o plano em ação, mesmo que sejam passos pequenos. O importante é que sejam constantes. Aceite a ideia de que você nunca estará pronto para começar nada. Você precisa começar e enquanto isso deve adquirir os conhecimentos que faltam enquanto acumula experiências.
Quinto passo:
Abra um editor de textos ou pegue uma folha de papel e comece a escrever uma espécie de “declaração”. Você deve declarar nesse papel a quantidade de dinheiro que você pretende ganhar e por consequência acumular (na forma de investimentos ou outros ativos que geram renda). Declare nesse papel um prazo que pode ser a sua idade quando o objetivo for atingido. Declare nesse papel o que de grande valor você pretende dar em troca dos recursos que você precisa obter. Você verá que talvez deva investir na sua qualificação profissional, habilidades e novos conhecimentos para tornar o seu tempo trabalhado altamente valorizado. Se você sabe ler e escrever, você tem potencial para aprender qualquer coisa nessa vida. Por fim, declare nesse papel o plano que você precisa executar para atingir seu objetivo.
Nota importante: Nunca use no seu plano qualquer atividade que não seja legal ou ética para ganhar dinheiro. Dinheiro sujo não tem valor, pois tudo que você adquirir com ele será alvo de desgraças no futuro. As vezes isso até pode tardar, mas nunca falha. Se não houver tempo para te atingir, vai atingir seus herdeiros. É uma questão psicológica impossível de evitar. Muitos milionários se sentem quase que obrigados a se desfazerem do dinheiro sujo, as vezes através de doações e caridades, para que possam se livrar dele.
Sexto passo:
Grave um áudio no seu celular lendo a sua declaração. Escute esse áudio de tempos em tempos. Algumas pessoas fazem isso todos os dias antes de dormir e outras preferem fazer quando estão se preparando para o dia de trabalho. Também existem aqueles que escolhem ouvir sua declaração no início de cada semana de trabalho.
Para algumas pessoas isso pode parecer bobagem, mas não é. Assim como as empresas martelam mensagens de marketing na sua cabeça quando você assiste inúmeras propagandas todos os dias, você mesmo pode usar esta estratégia para alterar o seu comportamento. A sua declaração sobre os seus objetivos nada mais é do que uma insistente propaganda de você para você mesmo para moldar o seu comportamento para obter seu próprio benefício, assim como as empresas fazem quando ficam jogando propaganda diariamente na sua cabeça para atingirem os objetivos financeiros delas.
Minha sugestão é a de que você adicione o conteúdo do vídeo abaixo no final da sua declaração. Ligue o som.
Vou começar a compartilhar imagens e conteúdos inspiradores que coleciono, como o vídeo acima. Caso goste dessas inspirações siga o canal que criei recentemente no Instagram para compartilhar minha vida interior. Visite: https://www.instagram.com/leandroavila_com/
Ver essa foto no Instagram
Gostou deste artigo? Continue aprendendo em 2 passos:
- Inscreva-se clicando aqui e receba um e-mail semanal com os conteúdos inéditos e gratuitos que produzimos.
- Junte-se à nossa comunidade! Participe do nosso grupo no Whatsapp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui) e seja o primeiro a saber sobre novos conteúdos.
Aprenda a fazer seu dinheiro trabalhar para você com nossos livros sobre investimentos: