Vou iniciar aqui uma série de artigos sobre 12 características pessoais que você deve desenvolver como meta e que estão presentes em pessoas que prosperam financeiramente.

Elas foram identificadas por Napoleon Hill após estudos que duraram 25 anos sobre a ascensão de pessoas que estavam entre as 500 maiores fortunas do mundo.

Esses estudos foram inicialmente publicados na década de 30 após iniciativa do bilionário Andrew Carnegie, um industrial que se tornou o homem mais rico do mundo acumulando uma fortuna de US$ 400 bilhões.

Ele tinha a absoluta certeza de que qualquer pessoa poderia prosperar financeiramente se investissem tempo desenvolvendo algumas habilidades específicas e conquistando determinados conhecimentos sobre como funciona o mundo do dinheiro. Foi quando atingiu o ápice da sua fortuna, que Andrew Carnegie deu ao jornalista Napoleon Hill a missão de documentar e compartilhar o que fazem pessoas comuns se tornarem grandes profissionais, empresários e investidores.

Eu não tenho dúvida de que trabalhos como esses foram essenciais para o crescimento e o enriquecimento de países inteiros como os EUA. Sempre digo que um país rico nada mais é do que um país repleto de famílias que estão trabalhando, prosperando e acumulando riquezas. Um país pobre é aquele repleto de famílias que dependem de auxílios, bolsas e outras migalhas distribuídas por Estados cada vez maiores e controladores.

Posso afirmar que a minha própria independência financeira se deve à presença de parte das características que vou apresentar nessa série de artigos. Felizmente, ainda muito jovem e antes de ler qualquer coisa sobre o assunto, essas características se desenvolveram naturalmente dentro de mim após eventos traumáticos (fora do controle da minha família) e depois, novas habilidades e conhecimentos foram sendo agregadas durante a minha caminhada. Muitas delas já foram compartilhadas aqui e no meu livro sobre independência financeira.

O trabalho que faço aqui no Clube dos Poupadores também tem como base a crença de que qualquer pessoa pode conseguir a independência financeira (em algum grau) desde que esteja pronta para aceitar o início dessa solitária jornada. Sei que não é um desafio que sirva para todos, pois nem todos querem sair de onde estão e isso é uma escolha pessoal. Nem todos aceitam que podem atingir o topo de tudo que querem com as próprias pernas, sem depender de ninguém e de nada.

Vou dizer o que me motiva a voltar a falar sobre esses temas aqui no Clube dos Poupadores nesse momento histórico.

Vivemos tempos sombrios onde as pessoas estão entorpecidas pelo vitimismo que só produz misérias na vida de quem mergulha nesse poço sem fundo.

Eu nunca vi ou ouvi qualquer história de alguém que tenha prosperado nessa vida através da vitimização ou do ato de culpar os outros por sua vida limitada.

Pessoas apegadas ao vitimismo são facilmente controladas e manobradas por grupos coletivistas que tiram proveito dessa situação para obter poder. Reclamar, protestar e exigir dos outros que cuidem, mantenham, amparem e protejam só fará de você uma pessoa dependente, frágil e sem qualquer liberdade de escolha. Não seja seduzido por essas ideias.

A busca por prosperidade é uma iniciativa individual que ao acontecer pelo esforço de cada um, por toda parte, resulta em um coletivo rico, forte, poderoso. Países ricos e prósperos geralmente são países livres, onde cada pessoa luta pelo seu próprio desenvolvimento para dar sua pequena contribuição individual para tornar o coletivo forte. O contrário não funciona e nunca funcionará por muito tempo.

Nesse fim de semana eu conversei com uma pessoa muito inteligente e determinada que está renascendo das cinzas. Ela enfrentou dificuldades no passado, sua vida foi destruída e ela está vivenciando o renascer material (vida profissional e financeira) e um renascer transcendente (intelectual e espiritual). Isso parte da sua própria decisão, iniciativa e esforço pessoal.

Posso garantir que não existe nada mais belo e grandioso que estar diante de uma pessoa que tem fome genuína de conhecimento, desejo de crescimento e autorrealização.

Pessoas assim parecem que estão acesas por dentro, movidas por um grande desejo de prosperar. É como se estivessem possuídas por uma força da natureza após terem sido destruídas até as cinzas por algum evento traumático como uma falência, uma demissão ou até mesmo o fim de um relacionamento estável como um casamento.

Eu entendo perfeitamente como essa força funciona, o seu enorme poder de transformação e como reconhecer alguém que está possuído ou possuída por isso.

As cinzas que existem dentro de todas as pessoas, fruto da queima de sonhos da infância, derrotas, rejeições, traumas e sofrimentos durante a vida adulta é o combustível mais poderoso que existe.

Você tem a escolha de direcionar essa cinza-combustível para a vitimização, se tornando uma eterna vítima raivosa, ou pode usar isso com combustível para fazer a sua vida se expandir na área profissional, financeira e em qualquer campo onde é necessário força de vontade.

Toda força da natureza, como a força da vontade humana, pode ser direcionada para algo construtivo ou destrutivo. Quem faz essa escolha são as pessoas. Você só precisa ter algum conhecimento sobre como fazer o bom uso disso.

Nos próximos dias vou publicar um novo artigo da série até abordar todas as 12 metas. Os links para eles serão organizados aqui.

  1. Meta 1: Poder da vontade
    1. Poder da vontade – Trabalhe com alguém grande e não para alguém grande
    2. Poder da vontade – Fracasso pelo hábito de desistir
    3. Poder da vontade – O impossível possível
    4. Poder da vontade – O controle da força
  2. Meta 2: Autoconfiança
    1. Poder da Autoconfiança

As pessoas mais preparadas para prosperar são aquelas que estão dispostas a renascer das próprias cinzas.

Receba atualizações semanais sobre novos artigos publicados: Inscreva seu e-mail aqui.

Apoie o Clube dos Poupadores investindo na sua educação financeira. Clique sobre os livros para conhecer e adquirir:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior